quinta-feira, 21 de agosto de 2014

OYÁ YANSA








OYÁ YANSA

Oyà Petu – Ligada a Aiyrá que vai sempre na frente anunciando sua chegada, Oyá dos raios. Nesse aspecto ela convive com Aiyrá. Senhora dos ventos, amante de Ossain, fundamento com as árvores e suas folhas, guerreira usa cobre e veste vermelho....
Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas,veste rosa.
Tem laços de amizade com Oxum , pois foi Onira quem ensinou Oxum Opará a guerrear. Ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O "atori"também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade."Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.
Oyà Bagan – Fundamento com Oxossi, Omulu, Exú, guerreira dos ventos os estreitos das matas.Veste o branco. Ligada ás Igbalés esse caminho de Oyá traz as "cabeças" dos eguns em sua mão, por isso ficou conhecida como a Oyá sem cabeça. Filha de Babà Dankó.
Oyà Topè – Encontro do atrito com o vento, que dá origem ao fogo, Topé é aquela que caminha com Esú, Xangô e Ogum. Suas cores são, marrom e vermelho, carrega adaga de cobre enfeitada de pedras vermelhas.
Oyà Kará- Ligada a Xangô, é a representação feminina do fogo. Veste-se de vermelho com branco e dourado. Traz nas mãos o fogo vivo. Neste caminho Oyá divide o poder do fogo com Xangô. Seu igbá vai dentro de um tacho de cobre.
Oyà Padá - Ligada ao Bambuzal veste-se de vermelho e amarelo, ligada ao culto dos eguns atmbém carrega o mariwo, nesse caminho Oyá tem ligação com Omolu e Nanã. Suas ferramentas são de cobre.
Oyà Egunita – Igbalé vive com os eguns, veste branco e cru, suas ferramentas são prateadas, seu igbá é de louça, pouco brilho, ligada ao surgimento de egun é uma das Oya mais quente.
Oyà Funan- Cultuada nos bambuzais , esta mora próximo a casa de Egun, veste-se de branco como as outras e possui ligação com Ògún e Omolú. Vem na frente do cortejo fúnebre.
Oyá Furé – Conhecedora do caminho que leva até o Orún, possui certa incompatibilidade com Xangô. Veste Branco com palha. Ligação com Omolú. Orixá Olodê (mora ao lado de fora). Em suas vestes vão nove pequenas cabaças penduradas, não carrega metal.
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

Nenhum comentário: