sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ESPÍRITO, CORPO FÍSICO, CORPOS ESPIRITUAIS, CHACRAS E NADIS.



 

ESPÍRITO, CORPO FÍSICO, CORPOS ESPIRITUAIS, CHACRAS E NADIS.

TEXTO PROFERIDO NA SESSÃO MEDIÚNICA DE 03/10/2014.

 APESAR DE SE OUVIR E TER INÚMERAS LITERATURAS A RESPEITO DOS CHACRAS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA IR A BUSCA DE FONTES FIDEDIGNAS PARA UM ASSUNTO TÃO RELEVANTE VINCULADO COM A ESPIRITUALIDADE E FENÔMENOS MEDIÚNICOS. A MAIORIA DOS QUE SE ARVORA EM FALAR SOBRE OS CHACRAS, VIA DE REGRA, SO TEM CONHECIMENTO SUPERFICIAL E EM SUAS PALESTRAS APENAS RISCAM IMPERCEPTIVELMENTE SOBRE O ASSUNTO QUE REQUER ESTUDOS E PESQUISAS DEDICADAS POR LONGOS ANOS.

CONFORME OS GRANDES ESTUDIOSOS SOBRE O ASSUNTO, OS CHACRAS SÃO CENTROS DE CONTROLE E CONVERSÃO DE ENERGIAS QUE SE APRESENTAM NOS VÁRIOS CORPOS DE QUE O ESPIRITO HUMANO É DETENTOR PARA SUA ESCALADA EVOLUTIVA: O PRÓPRIO ESPÍRITO, CORPO MENTAL, PERISPÍRITO, DUPLO ETÉRICO E CORPO FÍSICO. ENTÃO, POSSUIMOS UM CORPO FÍSICO E OUTROS ESPIRITUAIS.  NA OBRA DE ANDRÉ LUIZ, PSICOGRAFADA PELO MÉDIUM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, HÁ, A PARTIR DE SEU PRIMEIRO LIVRO - NOSSO LAR, (A 1ª EDIÇÃO É DO ANO DE 1943), NO QUAL RELATA SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO MUNDO ESPIRITUAL, REFERÊNCIA A VÁRIOS CORPOS ESPIRITUAIS: DUPLO ETÉRICO, AO CORPO ASTRAL, AO CORPO MENTAL E AO CORPO CAUSAL.

PARA QUEM ESTÁ FOCADO NOS ASSUNTOS DA ESPIRITUALIDADE, SEJA A CORRENTE DOUTRINÁRIA QUE FOR, É NECESSÁRIO ESTUDAR PARA ENTENDÊ-LOS, PRINCIPALMENTE OS QUE EXERCEM A MEDIUNIDADE. O EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE NÃO É UMA TAREFA SIMPLES, SEJA EM QUALQUER APOSTOLADO: ESPÍRITA, UMBANDISTA, CANDOMBLESISTA, VIDENTE, ETC... É SIM OBRIGAÇÃO DE ESTUDAR PARA PODER ENTENDER O QUE PRATICA OU ONDE ESTÁ INCERIDO.

 
 

ESSES CENTROS DE FORÇA SÃO DENOMINADOS DE CHACRA (RODA) E DE PADMA (LÓTUS) NA LITERATURA HINDÚ. ANDRÉ LUIZ DENOMINA-OS DE CENTROS DE FORÇA, CENTROS PERISPIRÍTICOS, CENTROS VITAIS. ESTUDANDO-OS PSICOLOGICAMENTE, JUNG AFIRMOU TRATAR-SE DE VERDADEIROS CENTROS DE CONSCIÊNCIA. O INTERESSANTE É QUE TODOS ELES ESTÃO LIGADOS AOS CORPOS DE QUE O ESPÍRITO ESTÁ INCERIDO POR UMA REDE SEMELHANTE AO SISTEMA NERVOSO COMO TIPO FILAMENTOS, CANAIS OU ASSEMELHADOS POR ONDE TRANSITAM ENERGIAS LUMINOSAS, TAL QUAL CORRENTES ELÉTRICAS DE LUZES COLORIDAS. ESSES CANAIS, PODEMOS DIZER ASSIM, SÃO DENOMINADOS DE NADIS. ESSES PONTOS DE ENCONTRO FORMAM-SE EXATAMENTE NOS CHACRAS AO LONGO DA COLUNA VERTEBRAL. 

QUE FIQUE BEM ENTENDIDO QUE EXISTEM CHACRAS E NADIS CORRESPONDENTES EM CADA CORPO ESPIRITUAL. OS CHACRAS E AS NADIS PARECEM SER IDÊNTICOS AOS PONTOS E MERIDIANOS DA ACUPUNTURA, PELO MENOS, A NÍVEL ETÉRICO. O SISTEMA CHINÊS FOI IMPORTADO, INCLUSIVE DA ÍNDIA, E DESENVOLVEU-SE MAIS ACENTUADAMENTE NA PARTE MÉDICA.

A LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CHACRAS


 
EXISTEM OUTROS CHACRAS LOCALIZADOS PELOS CORPOS DE QUE É CONSTITUÍDO PARA RECEBER O ESPÍRITO HUMANO. LEADBEATER, ESTUDIOSO OCULTISTA, REVELA A EXISTÊNCIA DE UMA TELA ETÉRICA ENTRE OS CHACRAS ETÉRICOS E OS ASTRAIS CORRESPONDENTES, COM A FUNÇÃO DE EVITAR UMA "PREMATURA COMUNICAÇÃO ENTRE OS PLANOS", QUE PODERIA SER PREJUDICIAL, PERMITINDO A INFLUÊNCIA DE ENTIDADES OBSESSORAS.

MUITOS AUTORES CONSTATARAM A MORFOLOGIA DOS CHACRAS EM FORMA REDONDA E DE CORES VARIADAS DEPENDENDO DO INDIVÍDUO SEJA ELE ENCARNADO OU DESENCARNADO. JÁ PELA DESCRIÇÃO DOS VIDENTES, TORNA-SE IMPOSSÍVEL UMA CONTAGEM DE PÉTALAS OU ONDULAÇÕES. PODE ATÉ DIZER-SE QUE SE TORNA IMPOSSÍVEL DAR UMA IDEIA DA VELOCIDADE EM QUE GIRAM, DAS CORES, TONALIDADES, BRILHO ETC.

ENTRE AS ENERGIAS DESTACAMOS A KUNDALINI QUE É TAMBÉM FLUÍDO VITAL, ELA SE ENCONTRA NA REGIÃO DO EPÊNDIMA, COMO UMA CORRENTE DE LUZ VERMELHA QUE SOBE DO CÓCCIX EM DIREÇÃO AO CÉREBRO. HÁ INDÍCIOS DE QUE TENHA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE, COMO O TEM NOS FENÔMENOS DE ÊXTASE. A KUNDALINI TANTO PODE ERGUER-SE EM DIREÇÃO AO CÉREBRO COMO DESCER NA DIREÇÃO DOS PÉS, NO CASO DA EXISTÊNCIA DE CERTOS DISTÚRBIOS.

NO CORPO FÍSICO TANTO AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS, PLEXOS ATRAVÉS E SANGUE SE RELACIONAM COM OS CHACRAS E NADIS (SISTEMA DE CANAIS). COM RELAÇÃO AOS FENÔMENOS MEDIÚNICOS ESTES SE VERIFICAM PELA INTERMEDIAÇÃO DO DUPLO ETÉRICO DO MÉDIUM, SEJAM OS DE EFEITOS FÍSICOS OU INTELIGENTES, COM A UTILIZAÇÃO DOS VÁRIOS CHACRAS, COM RESULTADOS CORRESPONDENTES. NO ENTANTO, O DESENVOLVIMENTO ISOLADO DOS CHACRAS NÃO É SINAL DE ESPIRITUALIDADE DO INDIVÍDUO. COMO EXEMPLO, PODEMOS CITAR: PESSOAS QUE SE ENTREGAM AOS PRAZERES SENSUAIS, QUE ABUSAM DA SEXUALIDADE OU QUE SÃO ALTAMENTE CIUMENTAS OU POSSESSIVAS, TÊM O CHACRA GENITAL BASTANTE DESENVOLVIDO.  POR MOTIVOS VÁRIOS TEM QUE SE TER MUITO CUIDADO COM QUEM DIZ QUE VAI TRABALHAR OS CHACRAS DE UMA PESSOA, A INTENÇÃO PODE SER BOA, MAS SE NÃO TIVER CONHECIMENTO A RESPEITO DO ASSUNTO E HABILIDADE PARA TAL, PODE CAUSAR UM GRANDE ESTRAGO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE SÀNGÓ/OBÁ/LODÊ
"SOU LUZ!"
 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MENSAGEM PSICOFONADA PELA VÓ RITA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES.





MENSAGEM PSICOFONADA PELA VÓ RITA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

SESSÃO MEDIÚNICA DE 26/08/2014.

 

“VIVA CRISTO, FILHOS!

 

NÓS DO MUNDO DOS ESPÍRITOS ESTAMOS SEMPRE OCUPADOS NÃO SÓ COM A NOSSA REALIDADE COMO TAMBÉM COM A REALIDADE DOS MUNDOS DOS ENCARNADOS.

COM O USO DA TECNOLOGIA NUNCA ANTES SE CONSTATOU TANTA COMUNICAÇÃO  INSTANTÂNEA COMO OCORRE NOS DIAS DE HOJE NO PLANETA TERRA, APESAR DE QUE EM OUTRAS REALIDADES DE VIDA ESSA COMUNICAÇÃO JÁ SE ENCONTRA ULTRAPASSADA...MAS CADA LUGAR COM O SEU ESTAGIO EVOLUTIVO. BEM, É VERDADE QUE MUITOS SÃO OS MEIOS HOJE DISPONÍVEIS PARA CONVERSAR, PASSAR MENSAGENS, FAZER PROPAGANDAS, DAR INFORMAÇÕES E FORMAÇÕES, FORMAR AMIZADES, AGREGAR TODO O TIPO DE TRIBOS, TANTO NO MUNDO REAL QUANTO VIRTUAL. ESSA ATUAL FERRAMENTA É FANTÁSTICA PARA A EVOLUÇÃO DO HUMANO SE BEM CONDUZIDA E UTILIZADA, MAS TAMBÉM OCORREM GRANDES DESASTRES PUBLICOS OU PRIVADOS SE MAL MANIPULADOS. PORÉM, NA MINHA VIGILÂNCIA, PARTICULARMENTE ESTOU OBSERVANDO QUE REALMENTE TÊM SIDO COLOCADAS MUITAS MANSAGENS EXTREMAMENTE INTERESSANTES NO SEU CONTEÚDO E ESSÊNCIA, E SÃO ESPALHADAS AOS QUATROS VENTOS PARA TANTOS QUE QUEIRAM LE-LAS, MAS ISSO SÓ NÃO BASTA. NÃO BASTA RECEBER, LER, ACHAR INTERESSANTE E REPASSAR.  AS BOAS MENSAGENS  TEM QUE SER LIDAS, REFLETIDAS, APREENDIDAS E EXECUTADAS PARA TEREM SENTIDO NA VIDA DE UMA PESSOA, DO CONTRÁRIO FICA COMO AQUELE QUE DIZ: “FAZ O QUE EU MANDO, MAS NÃO FAZ O QUE EU FAÇO”. E ISSO SE TORNA UMA BANALIZAÇÃO DAS BOAS MENSAGENS, APESAR DOS FILHOS LÊREM E ATÉ GOSTAREM MUITO DELAS, MAS NÃO AS APLICAM EM SUAS PRÓPRIAS VIDAS. ESSAS MENAGENS SÃO VERDADES, SÃO FÓRMULAS PARA MELHORAR A VIDA DO HUMANO, MAS SE NÃO COLOCADAS EM PRÁTICAS POR QUEM AS POSSUI ESSAS PÉROLAS DE SABEDORIA VÃO SER COMO LIVROS QUE POSSUI BELAS INFORMAÇÕES ESCRITAS EM SUAS PÁGINAS, MAS NÃO SÃO MANUSEADOS, FICANDO EM PRATELEIRAS ACUMULANDO POEIRA COM O PASSAR DOS ANOS. ATRAVÉS DA INTUIÇÃO, MUITOS DOS COMPANHEIROS ESPÍRITOS MILITANTES JUNTO A CROSTA TERRESTRE, INCENTIVAM PARA QUE OS FILHOS E FILHAS SE FIXEM NO APRENDIZADO E AÇÃO OSTENSIVA DESSAS VERDADES PARA QUE SEJA ÚTIL EM SUA VIDA PRIVADA E DAQUELES QUE FAZEM PARTE DO SEU CÍRCULO DE CONVIVÊNCIA. ENTÃO, NÃO VAMOS SER MAIS UM A BANALIZAR ESSAS PRECIOSIDADES, VAMOS APROVEITAR AO MÁXIMO A DISPONIBILIDADE DESSAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E FAZER ACONTECER NA NOSSA VIDA.

VIVA CRISTO!”
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espirtual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SÀNGÓ - O REI DE OYÓ

Sàngó
Sérgio Pereira
 
Kawó kabiyèsílé! –“Venham ver o Rei descer sobre a terra!” ou “Salve a Vossa Majestade na terra!”
 
 
 
A Nação Nagô religiosa aqui no Brasil está em festa nestes dois dias (29 e 30) finais de Setembro, ou melhor, todo este mês é dedicado a SÀNGÓ (SÒNGÓ) o Rei de Oyó.
Talvez estejamos diante do Orisá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro deus iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras. É, portanto, o principal tronco dos candomblés do Brasil. Sàngó é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, da justiça e da política. Traz consigo na sua egrégora as virtudes de guerreiro, bravo e conquistador.
Sàngó também é conhecido como o Orisá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. É monarca por natureza e chamado pelo termo Oba, que significa rei ou senhor.
E é o Orisá que reina em Oyó, na Nigéria, antiga capital política daquele país. No dia a dia encontramos Sàngó nos fóruns, delegacias, ministérios políticos, nas lideranças de sindicatos e assemelhados, nas campanhas políticas, enfim, em tudo que gera habilidade no trato das relações humanas ou nos governos, de um modo geral. Sàngó é a ideologia, a decisão, à vontade, a iniciativa. Também é a rigidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso cultural e social, a voz do povo, o levante, a vontade de vencer. Sàngó é a capacidade de organizar e pôr em prática os projetos de diferentes áreas é a reunião de pessoas, para discutirem pontos e estratégias de trabalho. Sàngó também é o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado “sangue azul”, o poder de liderança. Ele está presente nos trabalhos de jornalistas, escritores, advogados, juízes, promotores, delegados, investigadores, deputados, senadores, vereadores, sindicalistas, líderes comunitários, administradores, etc. É o líder, o monarca, o reformador.
A natureza Sàngó também é representada pela pedreira. É a pedra – seja ela qual for – a rocha, o fogo interior da terra. É a lava do vulcão e é o próprio vulcão. Está presente em todos os lugares rochosos e arenosos e também muito ligado ao calor do sol. É o justiceiro da Natureza, aquele que harmonizar o que foi desarmonizado que erroneamente o povo entende como castigo É  da força desse Orisá que se entende – “O BEM COM MUITO BEM SE PAGA, O MAL COM MUITA JUSTIÇA SE PAGA”. Sàngó está presente em muitos momentos importantes de nossas vidas, como, por exemplo: na assinatura de contratos e distratos, nos telegramas, nas leis e decretos, na confecção de códigos, livros, almanaques, dicionários, nas decisões judiciais, na voz da prisão, na autoridade do professor, do policial, do juiz, do pai ou da mãe, tio, avô, irmão mais velho ou responsável. Sàngó é a atitude digna, a fortaleza, a decisão final.
Ainda na natureza encontramos Sàngó no ribombar dos trovões, pois ali está sua voz. Sentimos sua presença nos raios e trovões das grandes tempestades, situações que, por sinal, são também regidas por Iansã.
Como tudo que acontece no universo, também as práticas religiosas sofrem avanços modernos se adaptando aos avanços da Ciência e evolução da raça humana. Sem perder as bases sólidas da fundamentação das raízes, tradição, cultura e religiosidade o culto aos Orisás vai progredindo em uma nova visão e entendimento do sentido de suas práticas, aparando as arestas da fantasia, da superstição e da ignorância. Dentro desta ótica encontramos os jovens adeptos do Candomblé e da Umbanda se colocando dentro desta vanguarda evolutiva e ai está à presença de Sàngó. É bom lembrar que todos os Orisás se subdividem em várias “qualidades” que vão se diferenciar em seus arquétipos. Neste caso, particularmente, temos:
ALUFAN: É idêntico a um Airá. Confundido com Oxalufan. Veste branco e suas ferramentas são prateadas.
ALAFIM: É o dono do palácio real, governante de Oyó. Ligado a Oxaguian.
AFONJÁ: É o dono do talismã mágico dado por Oyá a mando de Obatalá;Come com Yemanjá sua mãe. Patrono de um dos terreiros mais tradicionais e antigos da Bahia, o Axé Opô Afonjá, é o Xangô da casa real de Oyó.
AGANJU: Veste marrom, Xangô guerreiro, feiticeiro, estreita ligação com Yemanjá e os Ogbonis
AGODO: Aquele que usa dois Oxês.Veste marrom, ligado a Yemanjá.
BARÚ: Veste-se de marrom/preto. Ligação com Yemanjá em Tapá e Exú, o único que não pode comer amalá
OBAIN: veste-se marron e ligado a Oyá
ORANFÉ: É o justiceiro, reto e impiedoso, que mora na cidade de ifé.
OBALUBÉ: è o grande rei, ligado a Oba, Oxun e Oyá.
OS SÀNGÓS AIRÁS
Aqui se abre um capitulo a parte, pois os Airás são mais velhos, fazem parte da família real da dinastia Ifé/Oyó, suas contas são brancas rajadas de vermelho ou marron.
AIRÁ INTILÈ: Veste branco/azul claro, aquele que carrega Lufan nas costas
AIRÁ IGBONAM: É considerado o pai do fogo, tanto que na maioria dos terreiros, no mês de junho de cada ano, acontece a fogueira de Airá, rito em que Ibonã dança sempre acompanhado de Iansã, dançando e cantando sobre as brasas escaldantes das fogueiras.
AIRÁ MODÉ: É o eterno companheiro de Oxaguiã, só veste branco e não come dendê (só um pingo) sua conta leva seguí.
AIRÁ ADJAOSÍ: Velho guerreiro, veste branco, ligado a Yemanjá.
Poderemos encontrar vários nomes/títulos ainda para o mesmo Xangô: Olorokè; Jakutá; Dadá; Ajaká; Oronian; Orugã; Baáyanì  seria seu irmão e um quinto Airá chamado  Detá.
Aqui outro parenteses tem que ser aberto pelo fato de se tratar de AXABÓ, um Orixá feminino da família de Sàngó,- Cultuada nas grandes casas matrizes baianas, Orisá pouco conhecido pelos não iniciados. No entanto, está eternizada numa bela escultura do famoso artista Caribé.
As principais datas que se encontram as homenagens ao ORISÁ SÀNGÓ é 29 de junho, 29 e 30 de setembro. Mas é claro que ele sempre pode ser homenageado em qualquer tempo do ano, e isso segue as datas em que o iniciado fez a “feitura”, “assentamento” de seu Orisá.
 
Sérgio Pereira
Orientador Espiritual