sexta-feira, 2 de outubro de 2009

NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL....

NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL..

Palestra proferida na Sessão Mediúnica de 02/10/2009.

Conta à lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá de dentro lhe dizia:
“Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal”.
Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre.
Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.
Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.
A voz misteriosa falou novamente:
"Você só tem oito minutos."
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...
Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e que a porta estava fechada para sempre!!!
E ai lhe bateu o horror. O seu principal tesouro ela havia esquecido: o seu filho.
Pois é, muitas vezes nós fazemos acontecer coisas parecidas com essa lenda. Por ficarmos gananciosos por outras coisas, acabamos esquecendo nossos tesouros.
Não importa o quanto temos que viver nesse plano existencial, o importante é que “Não se esqueçamos do principal!”
E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida!!!
Mas a ganância, a riqueza, e os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado...
Assim, esgotamos o nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial:
Os tesouros da alma!
Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa rápido e que a morte chega de inesperada.
E quando a porta desta vida se fechar para “nós”, de nada valerá as lamentações.
Portanto, que jamais nos esqueçamos do principal!!!
"Se Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osalá/Sol
“Eu Penso! Eu Faço!”
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FESTIVIDADE AO ORISÁ SÁNGÒ

SÁNGÒ (ORISA)


Estamos nos dias em que festejamos o Orisá SÁNGÒ, em especial a nossa Casa, por se tratar de um seguimento de fundamentação desse Orisá. Somos da Nação Nagô e os fundamentos de nosso grupo está sob o nome de ASÉ ÒPÓ AGANJÚ ONÍ ÒIÓ YORUBA. No próximo dia 04/10/2009, o C.P.P.E. Caridade, estará festejando o ORISÁ SÁNGÒ com todos os seus inciados na religiosidade africana.
Sango, é Orixá, de origem Yorubá. Seu mito conta que foi Rei da cidade de Oyo, identificado no jogo do merindilogun pelos odu obará, ejilaxebora e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba xango.
Pierre Verger dá como resultado de suas pesquisas que: Sango ou Xangô, como todos os outros imolè (orixás e ebora), pode ser descrito sob dois aspectos: histórico e divino.
Como personagem histórico, Xangô teria sido o terceiro Aláàfìn Òyó, "Rei de Oyo", filho de
Oranian e Torosi, a filha de Elempê, rei dos tapás, aquele que havia firmado uma aliança com Oranian.
Sango, no seu aspecto divino, permanece filho de Oranian, divinizado porém, tendo
Yemanjá como fonte original e três divindades como energias adjacentes: Oyá, Oxum e Obá.
Sango é o Orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
Sacerdote de Sango - Magba
Sacerdotisa de Sango - Iya Magba
Atabaque de Sango - Ilu bata
Toque favorito - Alujá
Fruto favorito - Orogbo
Bichos - Akunko, Agutan, Ajapá
Comida -
Amalá
A característica do orixá do trovão é dada para a divindade
Ayrà na cidade de Savé na região Mahi, região situada no Benin, antigo Dahomé, para Oramfé na cidade de Ifé na região Ijexá e para Xangô na cidade de Oyo na região Yorubá, regiões situadas na Nigéria.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osalá/Sol
"Eu Penso! Eu Faço!"

ARCANJO SÃO MIGUEL.

SÃO MIGUEL ARCANJO OU ARCANJO MIGUEL
(29 DE SETEMBRO)


Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el or Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaíl; em latim: Michael or Míchaël; em árabe: میکائیل, Mikā'īl) é um nome atribuído na Bíblia a um anjo ou arcanjo, numa posição de líder de exércitos celestiais. É um dos três anjos mencionados por nome na Bíblia, juntamente com Rafael no livro de Tobias e Gabriel no evangelho de S.Lucas.
Significado do nome
O significado é motivo de debate. A maioria das denominações cristãs entendem que o nome deverá ser traduzido em forma inquisitiva, tal como "Quem é como Deus?"
[1] ou "Quem é semelhante a Deus?"[2] . Outros defendem que seja uma afirmação: "Aquele que é como Deus", argumentando que o sufixo "el", que significa "Deus", é usado em outros nomes bíblicos em forma de afirmação, tal como em Daniel ("Meu juiz é Deus"), Emanuel ("Connosco está Deus"), Ezequiel ("A força de Deus"), Samuel ("Nome de Deus") ou Gamaliel ("Recompensa de Deus"). Esta última interpretação é, segundo distintos peritos, tal como se refere mais acima, posta em causa pela própria Bíblia, quando a mesma nega que haja quem seja como Deus (cf., por exemplo, Salmo 35:10; 89:8), donde, pela própria configuração do nome "Miguel", o mais certo é que o mesmo deva ser traduzido como sendo uma questão.
Referencias na Bíblia
O nome Miguel é escassamente referido na
Bíblia, surgindo apenas nos versículos abaixo, segundo a tradução A Bíblia de Jerusalém:
Daniel 10:13
"O Príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias, mas Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio"
Daniel 10:21
"Ninguém me presta auxílio para estas coisas senão Miguel, vosso Príncipe."
Daniel 12:1
"Nesse tempo levantar-se-á Miguel, o grande Príncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo. Será um tempo de tal angústia qual jamais terá havido até aquele tempo, desde que as nações existem. Mas nesse tempo o teu povo escapará, isto é, todos os que se encontrarem inscritos no Livro."
Judas 9
"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!"
Apocalipse ou Revelação 12:7
"Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu."
[
editar] Nos apócrifosNo livro de Enoque Miguel é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE OSALÁ/SOL
"EU PENSO! EU POSSO".

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VIDA E MORTE DOS SANTOS COSME E DAMIÃO.

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
ACTA e PASSIO

Biografia
São Cosme e São Damião, os santos
gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro.
Há relatos que atestam serem originários da
Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram
medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na
Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na
Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior
templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
[
editar] Versões de suas mortes
Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por
documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por
anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Conta-se que eram sempre confiantes em
Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres".
A partir do século V os milagres de
cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando
crianças que sofriam violências.
Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da
levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. Segundos algumas pesquisa eles eram medicos e faziam curas e não gostavam de receber dinheiro por suas consultas e nem recebiam oferendas por curarem os enfermos na epoca o rei da Siria
Relação com as
religiões afro-brasileiras
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de no dia de sua comemoração dar doces e guloseimas e o famoso caruru as crianças e devotos. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia
27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro e Salvador, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Osalá/Sol

"Eu Penso! Eu Faço!"