sexta-feira, 25 de junho de 2010

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA.

Wagner Borges
Adaptação de Sérgio Pereira.
Texto proferido na Sessão Mediúnica de 26/06/2010.


Espiritualidade é um estado de consciência. Não é uma doutrina! É o que sentimos em nosso âmago, nas nossas emoções mas profundas. É o discernimento em ação! Ter a certeza que o espiritual existe através da Ciência. É o amor em profusão. É a luz nas idéias e equilíbrio na trajetória de cada existência nossa. É o valor consciencial da alegria na jornada. É a valorização da vida e de todos os aprendizados. É mais do que só viver; é sentir a vida que pulsa em todas as coisas. É respeitar a si mesmo, para respeitar o próximo e a natureza. É ter a plena noção de que nada acaba na morte do corpo, pois a consciência segue além, algures, na eternidade... É saber disso – ter essa convicção cristalizada com toda certeza -, e não apenas crer nisso. É viver isso – com clareza -, sem fraquejar em cada nova reencarnação. É ser um presente, para si mesmo, para os outros e para a própria vida. Espiritualidade é brilho nos olhos e luz nas mãos. E isso não depende dessa ou daquela doutrina, dessa ou daquela religião, dessa ou daquela escola espiritualista; depende apenas do próprio indivíduo em ter despertado a sua condição espiritual; depende do discernimento consciencial, se unir aos sentimentos legais, no equilíbrio das próprias energias, nos atos da vida. A espiritualidade é qualidade perene; não se perde nem se ganha; apenas é! É janela espiritual que se abre, dentro de si mesmo, para ver a luz divinal que está em tudo! Espiritualidade é o encontro consigo mesmo, é estar em paz. Espiritualidade é ser feliz, mesmo que ninguém entenda o por que. Como exemplo da gente se sentir espiritualizado é quando nos alegramos, só pelo fato de estarmos vivo! É quando isso acontece o nosso chácra do coração se abre igual a uma rosa, e a gente se sente possuído por um amor que não é condicionado a coisa alguma, mas que ama tudo. É quando nós nem sabemos explicar porque amamos; só sabe que ama. Espiritualidade não depende de estar na Terra ou no Espaço ou em qualquer outro mundo habitado; de estar solteiro ou casado; de pertencer a esse ou aquele lugar; ou de crer nisso ou naquilo. É valor de consciência, alcançado por esforço próprio e faz o viver se tornar sadio. Espiritualidade é apenas isso: SER FELIZ! Ou, como ensinavam os sábios celtas druidas de outrora: SER UM PRESENTE PARA SI E PARA TUDO E TODOS!
E como estímulo para que possamos sedimentar uma Espiritualidade Consciente, um Benfeitor Espiritual nos diz:

Que teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que você perceba a ternura invisível tocando o centro do teu ser eterno.
Que teus pensamentos, teus amores, teu viver, e tua passagem pela vida sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Que esse amor seja o teu rumo certo, viajando eternamente dentro do teu ser.
Que esse amor transforme os teus dramas em luz, tua tristeza em celebração, e teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que teu viver seja pleno de paz e luz!


Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Yemanjá/Vênus
“Eu Posso! Eu Posso!”

UMBANDA X ESPIRITISMO

UMBANDA X ESPIRITISMO NO SITE KARDECONLINE.


Sérgio Pereira
Texto proferido na Sessão Mediúnica de 18/06/2010.


ESTIMADOS COMPANHEIROS DE JORNADA TERRENA.
LONGE DE ALICIAR ALGUÉM PARA ESSA OU AQUELA RELIGIÃO CABE AQUI UM ESCLARECIMENTO HISTÓRICO, UMA VEZ QUE, ACREDITO EU, NÃO ESTARMOS EM GUERRA SANTA.
FALANDO DE UMBANDA. MUITOS FALAM E ESCREVEM A RESPEITO DESSA EXPRESSÃO RELIGIOSA MAS POUCOS EFETIVAMENTE SABE REALMENTE DO QUE SE TRATA. DEFINITIVAMENTE DEVEMOS ENTENDER QUE A UMBANDA NÃO É AFROBRASILEIRA E NEM O TERMO UMBANDA TENHA A VER COM AFRICANISMO. SUCINTAMENTE PODEMOS DIZER ALGUMA COISA, QUEM QUISER SE APROFUNDAR MAIS, DEVE RECORRER AS BIBLIOGRAFIAS SÉRIAS E ESTUDAR O ASSUNTO.
HISTÓRICAMENTE A UMBANDA TEM APENAS 102 ANOS DE CRIAÇÃO. ELA FOI IDEALIZADA NO ASTRAL SUPERIOR, POR ESPÍRITOS ABENEGADOS E CONSCIENTES DO QUE OCORREIA NESTAS PARAGENS DO GLOBO TERRESTRE, ONDE JA ESTAVA FORMADO UM POVO MISCIGENADO POR VÁRIAS CULTURAS. ENTÃO, EM 16 DE NOVEMBRO DE 1908 ATRAVÉS DO JOVEM ZÉLIO F. DE MORAES, NA RUA FLORIANO PEIXOTO, 30, NEVES, EM NITERÓI, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SE FUNDAMENTE UM NOVO MOVIMENTO RELIGIOSO QUE RECEBE O NOME DE UMBANDA, ATRAVÉS DO FENÔMENO DA MEDIUNIDADE PELO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS. AQUI APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA O NOME UMBANDA, QUE TEM ORIGEM NO SÂNSCRITO (UMA LINGUA MORTA DA ÍNDIA) QUE VEM DO OM/AUM INDIANO E QUE SE TRADUZINDO QUER DIZER "O LADO DE DEUS" OU "DEUS AO NOSSO LADO".
SENDO ASSIM A UMBANDA TROXE EM SEU VENTRE MATER A REUNIÃO DE TODOS OS POVOS E ETNIAS QUE JÁ SE ENCONTRAVAM EM NOSSO BRASIL. POR ISSO ELA É A PRIMEIRA RELIGIÃO NASCIDA GENUINAMENTE BRASILEIRA, AS DEMAIS SÃO TODAS IMPORTADAS, VIERAM COM SEUS POVOS PARA O NOVO CONTINENTE. MAS NEM POR ISSO FICARAM ESQUECIDOS DENTRE DESSE NOVO MOVIMENTO RELIGIOSO, PORQUE, EM SUA RITUALISTICA A UMBANDA TÊM TODA ESSA MISCIGENAÇÃO. ELA POR SER ESPIRITUALISTA PRESTA REVERENCIA AO BRASIS (NOSSOS ÍNDIOS), OS VERDADEIROS GUARDIÕES DA TERRA DE PINDORAMA; AO NEGROS ESCRAVOS QUE ATRAVÉS DO SEU BRAÇO SERVIL COLABOROU PARA O NOSSO DESEVOLVIMENTO; AOS EUROPEUS COLONIZADORES E POSTERIORMENTE COLONOS (PORTUGUESES, ESPANHÓIS, ITALIANOS, ALEMÃES, HOLANDESES, INGLESES, FRANCESES, ETC....); AOS POVOS ORIENTAIS E ASIÁTICOS (JUDEUS, TURCOS, ÁRABES, JAPONESES, CHINESES, COREANOS, ETC...). TODOS TEM LUGAR DENTRO DA UMBANDA, QUE CONSOLAVA OS IMIGRANTES QUE TINHAM DEIXADO PARA TRÁS SUA TERRA NATAL PARA ENFRENTAR UMA VIDA NOVA NO PAÍS DE ARABUTÃ. PORTANTO, QUE FIQUE ESCLARECIDO QUE A UMBANDA É NOVA E NÃO TEM NADA HAVER COM ESPIRITISMO OU CANDOMBLÉ, TODAS SIM TEM EM COMUM O ESPIRITUALISMO. ENTÃO, FICA CLARO QUE NÃO EXISTE UMBANDA X ESPIRITISMO OU VICEVERSA, CADA UMA É UMA POR NECESSIDADES DA HUMANIDADE. "SE DEUS QUISESSE SÓ UMA RELIGIÃO CRIARIA UM SÓ TIPO DE SER HUMANO".

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Yemanjá/Vênus
“Eu Posso! Eu Posso!