sexta-feira, 8 de maio de 2015

MÃE - O SAGRADO FEMININO.




MÃE – O SAGRADO FEMININO.

SÉRGIO PEREIRA

TEXTO PROFERIDO NA SESSÃO MEDIÚNICA EM 08/05/2015.

SE SER FILHO É COMPLICADO, MAIS AINDA É SER MÃE. A HUMANIDADE É FILHA DA MÃE. MAS SER MÃE NÃO É SOMENTE PORQUE GESTOU UM NOVO SER, ISSO QUALQUER MULHER QUE TEM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS PODE SER, PORÉM SER MÃE ESTÁ MUITO MAIS ACIMA DE TUDO ISSO. É TER A CAPACIDADE E HABILIDADE PARA DESEMPENHAR ESSA FUNÇÃO EXTREMAMENTE ÁRDUA E QUE MESMO ENTRE TANTOS TRABALHOS PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE, ELA ENCONTRA A SATISFAÇÃO PELO AMOR DEDICADO ÀS VEZES EM APENAS AO OUVIR A PALAVRA – MÃE, MAMÃE.

CONTUDO A MULHER TEM O LIVRE ARBÍTRIO DE QUERER OU NÃO SER MÃE OU GESTAR EM SUA BARRIGA UM NOVO SER. ESTA VONTADE DEVE SER RESPEITADA. ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELA NÃO TEM AMOR PARA DISTRIBUIR PARA AQUELES QUE ELA QUEIRA SE DEDICAR.

HONRAR PAI E MÃE É OBRIGAÇÃO DE TODO E QUALQUER FILHO OU FILHA QUE TENHA UM MÍNIMO DE RECONHECIMENTO PELA DEDICAÇÃO, CUIDADO E DESVELO QUE RECEBEU NAS VÁRIAS ETAPAS DESDE SUA TENRA IDADE.

O AMOR MATERNAL É UM ELO MUITO FORTE ENTRE OS PROGENITORES E SEUS REBENTOS. SE OBSERVAMOS ISTO ENTRE OS ANIMAIS, MUITO MAIS PROFUNDO É O QUE OCORRE ENTRE OS SERES HUMANOS. ESSA LIGAÇÃO MUITAS VEZES TRANSCEDE AS EXISTÊNCIAS.

O SAGRADO FEMININO PERMEIA A HUMANIDADE EM TODOS OS SENTIDOS QUE NOS LEVA A EVOLUÇÃO, TAIS COMO ENTENDERMOS QUE UMA MULHER QUE ESTÁ GESTANDO TORNA SEU APARELHO REPRODUTOR UM ILUMINADO SACRÁRIO; A MÃE TERRA QUE RECEBE E SUSTENTA OS “FILHOS” SOBRE SI E EM SEU INTERIOR; A GRANDE MÃE D’ÁGUA QUE É O BERÇO DA VIDA SOBRE O NOSSO PLANETA; AS MÃES DIVINAS QUE NOS ESCOLHE OU QUE AS ESCOLHEMOS PARA RECORRER O SEU COLO AMOROSO. A MÃE E SEMPRE A MÃE TRAZENDO O SEU CETRO DO MATRIARCADO POSTULANDO A PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE TENDO SOBRE SI A COROA DO AMOR.

MESMO SABENDO DA IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NA NOSSA ESPÉCIE, AINDA HOJE ASSISTIMOS NOS NOTICIÁRIOS O QUANTO ELAS SÃO VILIPEDIADAS, MALTRATADAS, AGREDIDAS DE FORMAS QUASE IRRACIONAL, COMO O CASO DAS CASTRAÇÕES FEMININAS EM ALGUMAS SOCIEDADES E ETINIAS. A FALTA DE RESPEITO DE ALGUNS HOMENS COM AS MULHERES, ESQUECENDO-SE QUE ELES FORAM GERADOS NO ÚTERO E AMAMENTADOS NOS SEIOS DE UMA DELAS, QUANDO NÃO EM SEIOS ALHEIO.

QUE EM NOSSOS CORAÇÕES E MENTES AFLORE O RECONHECIMENTO AMOROSO POR TODAS AS VERDADEIRAS MÃES SEJA DE BARRIGA OU DE CORAÇÃO.

MULHERES....FELIZ DIA DAS MÃES HOJE E SEMPRE.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE

ORIENTADOR ESPIRITUAL

ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ

“EU FAÇO!”

 

 

 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA POUCO CONHECE A VIDA.


 
QUEM NÃO CONHECE HISTÓRIA POUCO ENTENDE DA VIDA.
 
SÉRGIO PEREIRA
 
POIS É, A PESSOA QUE NÃO SABE HISTÓRIA POUCO ENTENDE A VIDA E É PRESA FÁCIL PARA SER LUDIBRIADA, ENGANADA PELOS DITOS "ESPERTOS". USANDO DE UM LÁBIA APRIMORADA ESSES VILÕES APROVEITAM-SE AO EXTREMO DOS INCAUTOS. E ISSO OCORRE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA VIDA. E QUANDO A CIÊNCA DEMONSTRA  A  VERDADE  ELA SOFRE  SUPRESSÃO, NÃO HÁ INTERESSE QUE O CONHECIMENTO SEJA REPASSADO PRINCIPALMENTE SE FOR PELO SEXO FEMININO. AINDA HOJE ENCONTRAMOS EM VÁRIAS CULTURAS SOBRE O PLANETA O PRECONCEITO DO SAGRADO FEMININO, SUFOCANDO A MULHER NA SOCIEDADE.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"
 
Havia uma mulher em Alexandria - Egito, chamada Hipátia (ou Hypatia) nascida no ano 370 d.C., filha do filósofo Theon, que fez tantas realizações na literatura e ciência que suplantou todos os filósofos de seu tempo. Havendo sido bem sucedida na escola de Platão e Plotino, ela explicou os princípios de filosofia para os seus ouvintes, muitos deles vindo de lugares distantes para receber seus ensinamentos. Devido ao seu autodomínio e à sua maneira calma, que ela havia adquirido em consequência do cultivo da sua mente, ela aparecia regularmente em público na presença de magistrados. E ela nem se sentia envergonhada por se fazer presente numa reunião de homens. Porque devido à sua dignidade e virtude, todos os homens a admiravam.
Hipátia foi vítima de inveja política que existia por essa altura. Uma vez que ela tinha conversas frequentes com Orestes, foi reportado de um modo calunioso entre a população Cristã de que era ela quem impedia Orestes de se reconciliar com o bispo. Devido a isto, alguns deles apressaram-se no seu zelo feroz e fanático, cujo líder era Pedro o declamador, emboscaram-na enquanto ela voltava para casa, arrastaram-na da sua carruagem, levaram-na para a igreja chamada Caesareum onde eles a despiram e a mataram usando azulejos [conchas de ostras]. Depois de terem rasgado o seu corpo em pedaços, levaram os seus membros mutilados para um lugar chamado Cinaron, onde eles a queimaram. Este incidente não deixou de trazer vergonha, não só para Cirilo mas para toda a Igreja Alexandrina. Porque certamente nada está mais afastado do espírito do Cristianismo do que a permissão de massacres, lutas e transações deste tipo.
Não sabemos o que falaram da Hipátia para que houvesse tanto ódio dos fanáticos cristãos por ela, mas o Bispo John de Nikiu, que viveu algumas centenas de anos depois desses fatos (700d.C.), escreve sobre ela: (Uma) "mulher pagã que fascinou as pessoas da cidade e o Governador através de seus encantamentos". Ou seja: Para a Igreja Hipátia era uma bruxa. E, como todas as outras mulheres pelos próximos mil anos que ousaram ser inteligentes, influentes entre o povo e livres-pensadoras, ela teve de ser torturada e queimada.
Com o assassinato de Hipátia e dos filósofos, cientistas e sábios da época, incluindo o conhecimento e a sabedoria pagã dos povos europeus, os cristãos conduziram a humanidade à Idade das Trevas, durante toda a Idade Média.

domingo, 3 de maio de 2015

DR. FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA - O DOUTOR CHICO OU DR. CHICO LOCO!

 
 
 
DR. FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA - O DOUTOR CHICO OU DR. CHICO LOCO!
 
SÉRGIO PEREIRA
 
ESSE HOMEM QUE VIVEU NA CIDADE DE PELOTAS, QUASE NO EXTREMO SUL DE NOSSO PAÍS CONTINENTAL, USANDO DOS ESTUDOS E PROFISSÃO ESCOLHIDA DE MÉDICO, DEDICOU-SE A CURA DOS ENFERMOS. JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE ELE PARTIU PARA A PÁTRIA DOS ESPÍRITOS E POSSIVELMENTE AINDA CONTINUA A ATUAR NA ÁREA MÉDICA AUXILIANDO AOS QUE NECESSITAM DE SEUS CONHECIMENTOS E HABILIDADES COMO MÉDICO. ELE VINHA DE UMA ESCOLA DE MEDICINA QUE FORMAVA MÉDICOS APTOS PARA PRESCREVER FÓRMULAS MEDICAMENTOSAS. TEVE O SEU TEMPO ENTRE NÓS E DEIXOU SAUDADES. ROGAMOS AOS BONS ESPÍRITOS QUE O DOUTOR CHICO POSSA SEMPRE SE FAZER PRESENTE EM NOSSAS CASAS, CLÍNICAS, HOSPITAIS OU A ONDE NECESSITEM DE SEUS PRÉSTIMOS COMO MÉDICO.
COM RELAÇÃO AO APELIDO "LOUCO" EM VERDADE, TRATAVA-SE DE UM MODO CARINHOSO QUE É  MUITO USANDO NOS PAMPAS GAÚCHOS DE CHAMAR UM HOMEM MUITO LEGAL DE "TCHÊ LOCO", QUE NÃO TEM NADA HAVER COM DESEQUILÍBRIO MENTAL - LOUCURA. SÓ PESSOAS DE POUCO ESCLARECIMENTO PODE ENTENDER QUE UM MÉDICO DO QUILATE DE DR. CHICO, FOSSE UM LOUCO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUM E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"
 
 
Francisco Ribeiro da Silva – Doutor Chico.
 
 
Era uma figura extraordinária que todos com carinho chamavam de Doutor Chico ou Chico Louco.

Doutor Chico Louco, assim ele mesmo se apresentava.

Doutor Chico foi um médico que fez história na cidade de Pelotas, um excelente profissional, humano e folclórico, que hoje empresta o seu nome a uma das ruas da Princesa do Sul.

Professor Universitário, um médico como poucos, um gênio como pouquíssimos, um ser humano único.

Certa vez em 1969, fui até seu consultório, pois vinha há meses em crises devido a cálculos renais.

Estava na sala de espera sozinho enquanto Doutor Chico atendia com a porta do consultório fechada. Era em uma antiga casa cujo acesso era franco, pois nem secretária havia.

De repente a porta se abriu e dela um velho casal de negros, mas bem negros saiu. Logo após chegou à porta o carismático Doutor Chico, momento em que o senhor, já de cabelos brancos, virou-se com a carteira de dinheiro na mão e perguntou ao Doutor quanto ficara a consulta.

Rapidamente Doutor Chico tirou a carteira da mão do cidadão e abriu-a e examinou o seu conteúdo.

Devolveu a carteira e disse ao velho senhor:
- Tá mal o negócio!

O homem sem jeito ficou observando o Médico, enquanto Doutor Chico enfiava a mão no bolso de sua calça marrom claro e desse tirou um maço de notas.

Pegou uma nota de dez cruzeiros (cruzeiros novos) e disse ao velho senhor:
- Ponha isto aí na tua carteira e vá comprar lá no Mercado uma ou duas belas galinhas para fazer uma canja das boas para tua velha. Ela precisa ser bem alimentada. Não precisa de remédios.
O homem embasbacado não sabia o que fazer, mas Doutor Chico tomou-lhe novamente a carteira de suas mãos e nela enfiou aquela nota, bateu-lhe no ombro dando ao casal um até logo, alegre e sorridente.

Foi-se o casal e aí fui então atendido.

Ao entrar em seu consultório fiquei observando tudo. Pelo chão havia uma montanha de caixas de remédios jogadas em um canto, amostra grátis que ele distribuía para os pacientes, além de espingardas, revólveres, facas e outras tralhas, tudo jogado e empoeirado.

Sua mesa era uma balbúrdia. De armas velhas a caixas de remédios, revistas e jornais. Uma bagunça total.

Transitava por cima daquilo tudo sem em nada esbarrar com os seus sapatinhos 44 ou 45.

Dentre aquelas centenas de caixas de remédios ele tirou uma e me disse, enquanto que com a ponta do pé juntava algumas caixas que haviam se apartado da montanha no canto do consultório:
- Tome isto aqui que vai te aliviar as dores até tu expelires essas pedras. Elas sairão naturalmente.
Paguei-lhe a consulta que era também dez cruzeiros.

Deu-me um abraço, perguntou pelos meus pais com quem se dava há muitos anos e eu fui folheirito e por um bom tempo não tive mais as crises renais.

Muitas histórias contavam desse Médico fascinante, como não se faz mais.

Certa vez, contavam que ele ia pela Rua 15 de Novembro, no centro da cidade, com um forte torcicolo que não lhe permitia mexer a cabeça.

Alguém que passava pela outra calçada disse:
- Bom dia, Doutor Chico.
Instintivamente virou a cabeça para cumprimentar a pessoa que rapidamente havia passado e seu pescoço travou em violenta dor.

Paralisado ficou e aos poucos se aproximou de um poste de iluminação pública, nesse se agarrando.

Lá pelas tantas vinha um senhor pela mesma calçada e ele chamou o cidadão sem poder levantar a cabeça de tanta dor no pescoço.

Quando o cidadão, que não o conhecia, meio desconfiado se aproximou, ele disse ao homem para segurar firme sua cabeça, puxar para cima com força e torcer rapidamente para os dois lados.

O cidadão sem entender não se atreveu a fazer, aí Doutor Chico, que continuava agarrado ao poste, foi impositivo.
- Ou tu fazes o que te peço ou te meto uma bala.
O homem apavorado fez conforme ele mandara.

Ai! Alívio.

Agradeceu ao homem, identificou-se como Doutor Chico Louco, conversou um pouco e foi-se rua a fora. Só que agora aliviado da dor.

O cidadão foi-se em sentido contrário mais apavorado ainda, mas feliz por ter conhecido e ajudado o DOUTOR CHICO LOUCO.

Grande Doutor Chico.

Sábio Doutor.

Humano e fraterno.

 

BORBOLETAS VOANDO!





BORBOLETAS VOANDO!
 
SÉRGIO PEREIRA

AS BORBOLETAS EM MÉDIA VIVEM ENTRE DUAS SEMANAS A UM MÊS, PORÉM, A BORBOLETA MONARCA (danaus plexippus) PODE VIVER ATÉ 9 MESES.
ISSO NOS FAZ REFLETIR O QUANTO O TEMPO PASSA RÁPIDO PARA UMA VIDA, MESMO QUE SEJAM DE ESPÉCIES DIFERENTES. EM VERDADE TEMOS UM TEMPO DE VIDA ÚTIL E POR MAIS QUE ALCANCEMOS UMA LONGEVIDADE ACIMA DO COMUM, CONTINUA NÃO SENDO NADA PARA A RELAÇÃO TEMPO NA NATUREZA. POR ESSE MOTIVO DEVEMOS VIVER O MAIS TRANQUILO E FELIZ QUE PUDER SER. É ASSIM QUE A VIDA NOS ENSINA A SER HUMILDE E GRATO PELA EXISTÊNCIA. MAS SE NÃO APRENDEMOS PELO AMOR CERTAMENTE APRENDEREMO PELA DOR. A ESCOLHA É DE CADA UM.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"

APENAS UM MOMENTO DE PAUSA.









APENAS UM MOMENTO DE PAUSA!

SÉRGIO PEREIRA

MUITOS PENSAM QUE A VIDA TEM QUE SER CONTINUA, INFLEXÍVEL E ÁRDUA, MAS ESQUECEM-SE DA PAUSA......SIM, A PAUSA....QUEM NOS MOSTRA ESTA BELEZA VELADA DO UNIVERSO SÃO OS QUE ESCREVEM MÚSICA, EM SUAS PAUTAS ENTRE NOTAS SALTITANTES LÁ EM ALGUM MOMENTO ESTÁ A PAUSA COM SEU SILÊNCIO FALANDO MAIS QUE TODA AS OUTRAS NOTAS JUNTAS. VAMOS APRENDER A FAZER MOMENTOS DE PAUSA EM NOSSA VIDA. ELE SERÁ TODO NOSSO EGOISTICAMENTE, SEM MAL NENHUM PARA QUEM QUER QUE SEJA.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMAJÁ
"EU FAÇO!"

UM PAR DE SAPATOS VELHOS (UMA LIÇÃO DE VIDA)