sábado, 30 de maio de 2015

OU O HOMEM É MAIS VELHO DO QUE PENSÁVAMOS OU A TERRA ESCONDE MISTÉRIOS.

 


Uma equipa de 22 arqueólogos encontrou cerca de 150 ferramentas de pedra mais velhas do que a espécie humana. Quem as fez?


Até aqui toda a investigação disponível indicava que o antepassado comum mais próximo de toda a espécie humana como atualmente a conhecemos, teria surgido há 2,5 milhões em África. Este longínquo ascendente distinguia-se de todos as precedentes espécies pela maior dimensão do crânio.
Num artigo publicado na revista "Nature", uma conceituada publicação científica, um grupo de 22 arqueólogos relata os achados feitos no campo arqueológico de  Lomekwi, no Quénia, questionando assim toda a datação tida como certa sobre a história da evolução humana.
Os arqueólogos encontraram 150 artefactos de pedra fabricados há 3,3 milhões de anos. Ou seja, aqueles objetos surgiram 700 mil anos antes da altura que em julgávamos ter começado a evolução que haveria de dar origem ao "homo sapiens", que apareceu há 200 mil anos. Acresce que as ditas ferramentas foram encontradas num local onde não existiam fósseis, o que dificulta ainda mais a identificação do tipo de antepassado do homem que as terá fabricado.
Sabe-se apenas que por aquela região andaria o "Kenyanthropus", uma estranha mistura do "Australopithecus" com o género que viria a ser o 'pai' do homem moderno.
A história que os 150 artefactos achados neste campo arqueológico do Quénia contam pode mudar para sempre a data de 'nascimento' que estava inscrita no bilhete de identidade da humanidade. O artigo publicado na "Nature" abriu o debate sobre a época em que realmente surgiu o primeiro "homo" com caraterísticas mais próximas das que hoje temos. Mesmo que não abra a porta ao sonho dos que gostariam de acreditar que temos um ancestral antepassado vindo de outra galáxia, a "Nature" abre outra perspetiva. 

MÃE STELLA DE OXOSSI/O CANDOMBLÉ .


CANDOMBLÉ DE ANGOLA


sexta-feira, 29 de maio de 2015

AS 7 LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO


 
HOMENAGEM AOS PRETOS E PRETAS VELHOS NO CPPE CARIDADE.
 
 
SÉRGIO PEREIRA
 
O MÊS DE MAIO TODO ELE É PERÍODO DE HOMENAGEARMOS EFUSIVAMENTE OS NOSSOS ESPÍRITOS QUE SE MANIFESTAM EM FALANGES COMO PRETOS E PRETAS VELHOS, TIAS, TIOS, MÃES, PAIS, VÔ, VÓ, VOVÔS E VOVÓS. MAS CABE AQUI SALIENTAR QUE NEM TODOS OS ESPÍRITOS QUE SE APRESENTAM DENTRO DESSA MODALIDADE NÃO O FORAM EM REENCARNAÇÕES PRÓXIMAS PASSADAS, ESCOLHERAM E MERECERAM ESTAR DENTRO DESSE LABOR POR AMOR AO PRÓXIMO. LEMBRO DE UMA PASSAGEM EM QUE O PRÓPRIO DR. BEZERRA DE MENEZES, EM ESPÍRITO, SE APRESENTAVA EM UMA SESSÃO DE UMBANDA COMO UM PRETO VELHO, QUANDO UM MÉDIUM VIDENTE O DETECTOU ALI PRESENTE ELE SE VIROU E FEZ UM SINAL DE SILÊNCIO PARA QUE NÃO COMENTASSE NADA A RESPEITO, PELO MENOS NAQUELE MOMENTO. UM VERDADEIRO GESTO DE HUMILDADE, POIS NÃO IMPORTA O NOME DO ESPÍRITO QUE ESTÁ EM TRABALHO, MAS SIM O QUE ELE FAZ EFETIVAMENTE.
HOJE NO CPPE CARIDADE A SUA COMUNIDADE UNE-SE PARA PRESTAR A DEVIDA HOMENAGEM AOS NOSSOS QUERIDOS ESPÍRITOS DE PRETOS E PRETAS VELHOS QUE NOS ACOMPANHAM A 39 ANOS DESDE A FUNDAÇÃO DE NOSSA SEARA SAGRADA. A BAIXO COLOCAMOS A PRECE "AS 7 LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO" E A 39 ANOS FAZEMOS ESSA MESMA PRECE QUANDO PRESTAMOS ESSA HOMENAGEM.
AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO
“Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, fumando o seu cachimbo um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pela sua face e não sei porque contei-as, foram sete. Me aproximei e perguntei: Porque derramas essas tristes lágrimas meu bondoso Preto Velho? E ele respondeu-me dizendo: Meu filho...
A Primeira sai para… estes indiferentes que vem no Terreiro em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber;
A Segunda… para os eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam;
A Terceira… Aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar ao semelhante;
A Quarta… esta eu dedico aos frios e calculistas, que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão;
A Quinta… vê como chega suave, tem o sorriso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem seu semblantes verão escrito: creio na Umbanda, nos seus Caboclos e no teu rito, mas somente se resolverem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo;
A Sexta…bem, esta ofereço aos fúteis, que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscando aconchego, conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente;
A Sétima…você observou como foi grande e como deslizou pesada? É... foi à última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orìsás. Ela é para os médiuns vaidosos (as), que só aparecem no Centro em dias de festas e faltam as doutrinas e práticas espiritualistas. São tão egoístas que esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas almas encarnadas e desencarnadas precisando de amparo e amor.”
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"

quarta-feira, 27 de maio de 2015

MEDICINA RECONHECE OBSESSÃO ESPIRITUAL

 

MEDICINA RECONHECE OBSESSÃO ESPIRITUAL

 
Texto de Osvaldo Shimoda
Dr. Sérgio Felipe de Oliveira com a palavra:
Ouvir vozes e ver espíritos não é motivo para tomar remédio de faixa preta pelo resto da vida… Até que enfim as mentes materialistas estão se abrindo para a Nova Era; para aqueles que queiram acordar, boa viagem, para os que preferem ainda não mudar de opinião, boa viagem também…
Uma nova postura da medicina frente aos desafios da espiritualidade.
Vejam que interessante a palestra sobre a glândula pineal do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico psiquiatra que coordena a cadeira de Medicina e Espiritualidade na USP:
A obsessão espiritual como doença da alma, já é reconhecida pela Medicina. Em artigos anteriores, escrevi que a obsessão espiritual, na qualidade de doença da alma, ainda não era catalogada nos compêndios da Medicina, por esta se estruturar numa visão cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, não levava em consideração a existência da alma, do espírito. No entanto, quero retificar, atualizar os leitores de meus artigos com essa informação, pois desde 1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social. Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma; tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza humana, não a vendo em sua totalidade:
Mente, corpo e espírito
Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral:
Biológico, psicológico e espiritual.
Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão e estado de transe, que é um item do CID – Código Internacional de Doenças – que permite o diagnóstico da interferência espiritual Obsessora.
O CID 10, item F.44.3 – define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.
Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os cultos religiosos e sessões mediúnicas não são considerados doença.
Neste aspecto, a alucinação é um sintoma que pode surgir tanto nos transtornos mentais psiquiátricos – nesse caso, seria uma doença, um transtorno dissociativo psicótico ou o que popularmente se chama de loucura bem como na interferência de um ser desencarnado, a Obsessão espiritual..
Portanto, a Psiquiatria já faz a distinção entre o estado de transe normal e o dos psicóticos que seriam anormais ou doentios.
O manual de estatística de desordens mentais da Associação Americana de Psiquiatria – DSM IV – alerta que o médico deve tomar cuidado para não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou ouvir espíritos de pessoas mortas, porque isso pode não significar uma alucinação ou loucura.
Na Faculdade de Medicina DA USP, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, que coordena a cadeira (hoje obrigatória) de Medicina e Espiritualidade.
Na Psicologia, Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, estudou o caso de uma médium que recebia espíritos por incorporação nas sessões espíritas.
Na prática, embora o Código Internacional de Doenças (CID) seja conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda é muitos médicos rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver espíritos como psicóticas e tratam-nas com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas.
Em minha prática clínica (também praticada por Ian Stevenson), a grande maioria dos pacientes, rotulados pelos psiquiatras de “psicóticos” por ouvirem vozes (clariaudiência) ou verem espíritos (clarividência), na verdade, são médiuns com desequilíbrio mediúnico e não com um desequilíbrio mental, psiquiátrico. (Muitos desses pacientes poderiam se curar a partir do momento que tivermos uma Medicina que leva em consideração o Ser Integral).
Portanto, a obsessão espiritual como uma enfermidade da alma, merece ser estudada de forma séria e aprofundada para que possamos melhorar a qualidade de vida do enfermo.
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"
 
 

PASSE ESPIRITUAL DE CÂMARA INSTITUÍDO PELO MENTOR "SEU PENA VERDE".


PASSE ESPIRITUAL DE CÂMARA

O PASSE ESPIRITUAL DE CÂMARA FOI INSTITUÍDO PELO MENTOR “SEU PENA VERDE” PARA SER REALIZADO NAS DEPENDÊNCIAS DO CPPE CARIDADE.  NA OPORTUNIDADE DA SESSÃO MEDIÚNICA DE O8/05/2015 O MENTOR APRESENTOU ESSA MODALIDADE EM UMA AULA PRÁTICA E SALIENTOU A DIFERENÇA ENTRE ESTA E O “PASSE DE CORRENTE”. NO PASSE DE CÂMARA SÃO COLOCADAS DUAS FILEIRAS/COLUNAS DE MÉDIUNS INICIALMENTE DA PRIMEIRA CORRENTE. UM MÉDIUM FICA DE FRENTE PARA O OUTRO COM UM INTERVALO SATISFATÓRIO NO MEIO DE AMBAS AS FILEIRAS PARA QUE A PESSOA QUE FOR RECEBER O PASSE FIQUE CONFORTÁVEL ANTRE AMBOS OS MÉDIUNS. FICAM UM MÉDIUM EM AMBAS AS CABECEIRAS, SENDO QUE UM COMANDA A ENTRADA DOS QUE VÃO RECEBER O PASSE E O OUTRO A SAÍDA, PORÉM, UM OU OUTRO TEM QUE FAZER UMA PRECE ENQUANTO O PASSE ESTIVER SENDO APLICADO. AO TÉRMINO DO PASSE ELE AGRADECE A OPORTUNIDADE DO SERVIÇO PRESTADO E AS GRAÇAS RECEBIDAS E SOLICITA A SAÍDA DAS PESSOAS E IMEDIATAMENTE O OUTRO MÉDIUM FAZ A CHAMADA DE NOVO GRUPO PARA RECEBER O PASSE MAGNÉTICO. ESSA FORMAÇÃO PODE SER FEITA, SE NECESSARIAMENTE, COM OS MÉDIUNS DA SEGUNDA CORRENTE, APLICANDO O PASSE MAGNÉTICO NOS MÉDIUNS DA PRIMEIRA CORRENTE. TENDO A MESMA FORMAÇÃO DO GRUPO ANTERIOR. COM RELAÇÃO À PRECE USADA, ESTA PODE SER DE CUNHO PRÓPRIO OU JÁ CONHECIDA COMO PAI NOSSO, AVE MARIA, CÁRITAS, ETC... PORÉM, SE O MÉDIUM ENCOMBIDO DESTA TAREFA FALHAR POR QUALQUER MOTIVO, QUALQUER PESSOA PODE FAZER UMA PRECE. A CÂMARA É UMA TENDA PLASMADA PELOS ESPÍRITOS COBRINDO OS MÉDIUNS. NELA ELES TEM O MATERIAL NECESSÁRIO PARA O LABOR DO MOMENTO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO"!

MENSAGEM PSICOFONADA PELA VÓ RITA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES EM 24/04/2015


MENSAGEM PSICOFONADA PELA “VÓ RITA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES
EM SESSÃO MEDIÚNICA DE 24/04/2015.

 

“VIVA CRISTO!

DEVEMOS EM CERTOS TEMPOS DE NOSSA EXISTÊNCIA SABER QUE NECESSITAMOS DESSACELERAR DA VIDA CORRIDA QUE POR VENTURA ESTEJAMOS LEVANDO. CONTUDO, COM ISSO NÃO ESTAMOS DIZENDO PARA PÁRAR DE TUDO. SIMPLESMENTE, DEVEMOS TER UM TEMPO PARA NÓS; PARA AS NOSSAS REFLEXÕES; PARA FAZERMOS AQUILO DE QUE MAIS GOSTAMOS E PARA ACARICIAR A NOSSA AUTOESTIMA. O TEMPO VAI PASSANDO OU COMO ALGUNS GOSTAM DE DIZER, A GENTE VAI PASSANDO PELO TEMPO, MAS DE QUALQUER FORMA A VERDADE QUE VAMOS SOFRENDO O PESO DA IDADE. ESSA PÁTRIA DOS BRASÍS NÃO ESTAVA ACOSTUMADA COM UMA MASSA DE IDOSOS, POIS, ERA TIDA COMO UM PAÍS DE JOVENS, DIFERENTE DE OUTROS CONTINENTES ANTIGOS, MAS HOJE PESSOAS DE IDADE AVANÇADA JÁ SE FAZEM VISTAS E POR TANTO REVEINDICAM POR AVANÇOS NESSA ÁREA, INCLUSIVE QUEREM APRENDER COMO ENVELHECER COM DIGNIDADE. ESSE APRENDIZADO DEVE SER MATÉRIA DE ESTUDOS, TAMBÉM, DENTRO DAS CASAS RELIGIOSAS. APRENDER E PRATICAR A ARTE DE OBTER A SERENIDADE INTERIOR, SE RESPEITANDO PARA QUE OS QUE ORBITAM A SUA VOLTA PASSEM A FAZER O MESMO. MANTENHA A MENTE, O PENSAMENTO E AS ATITUDES EQUILIBRADOS, REPASSANDO O BOM CONHECIMENTO, A BOA PALAVRA, CONQUISTANDO DOS MAIS JOVENS O RESPEITO E CONFIANÇA. NINGUÉM GOSTA DE ESTAR EM COMUNHÃO COM PESSOAS RABUGENTAS QUE FALAM SÓ DE DOENÇAS E DESGRAÇAS SEM ACRESCENTAR NADA DE IMPORTANTE E SUBSTANCIAL. QUEM AGE DESSA MANEIRA ESTÁ FADADO A FICAR ISOLADO SEM O CONVÍVIO PRINCIPALMENTE DOS JOVENS. MAS, COMO JÁ FALEI, É IMPORTANTE QUE O FILHO OU A FILHA COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA VÁ DISCIPLINANDO O SEU ESPÍRITO PARA QUE ELE NÃO ENVELHEÇA, APENAS FIQUE IDOSO. “ASSIM, OS DIAS FUTUROS SERÃO MAIS ALEGRES PARA NÓS MESMOS.”

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE

ORIENTADOR ESPIRITUAL

ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ

“EU FAÇO”


segunda-feira, 25 de maio de 2015

OLGA DE ALAKETU.


CANTANDO PARA AGANJU




CANTANDO PARA AGANJÚ E FALANDO DA FUNDAÇÃO DO ILE APÔ AFONJA DO RIO DE JANEIRO.
 
SÉRGIO PEREIRA
 
NESSE VÍDEO QUERO QUE OS FILHOS DO CPPE CARIDADE SE ESPELHEM NA DEDICAÇÃO DESSAS PESSOAS QUE DEIXARAM SUA MARCA INDELÉVEL EM MANTER E FIRMAR O ASÉ DE SEU NÚCLEO DE INICIAÇÃO. AS PESSOAS TEM QUE PASSAR E A INSTITUIÇÃO PERMANECE PARA OUTRAS GERAÇÕES QUE SEMPRE VÃO SURGIR. MAS O QUE REALMENTE SE NOTA EM TUDO E O SENTIMENTO FAMILIAR, UMA FAMÍLIA CONSTITUÍDA DE CORAÇÃO E NÃO DE SANGUE. SE ESCOLHE E NÃO NOS É IMPOSTA.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"

SANTA SARA KALI




 
SANTA SARA KALI.
 
SÉRGIO PEREIRA
 
UMA GRANDE MAIORIA DE PESSOAS, TALVEZ, NUNCA TENHA SABIDO A RESPEITO DESSA MADONA DENOMINADA SANTA SARA KALI, MAS TEM UM POVO QUE A VENERA E A TEM POR PADROEIRA - SANTA SARA KALI. ESSE POVO É O CIGANO. É MUITO INTERESSANTE SABER SOBRE ESSA DEVOÇÃO A UMA SANTA TÃO MILAGREIRA. SALIENTO QUE O POVO CIGANO É CRISTÃO MAS NÃO NECESSARIAMENTE CATÓLICO.
HISTÓRIA DE SANTA SARA KALI
( DIAS 24 E 25 DE MAIO E DATA DE HOMENAGEA-LA)
CONTA A LENDA QUE MARIA MADALENA, MARIA JACOBÉ, MARIA SALOMÉ, JOSÉ DE ARIMATÉIA E TROFINO, JUNTO COM SARA, UMA CIGANA ESCRAVA, FORAM ATIRADOS AO MAR, NUMA BARCA SEM REMOS E SEM PROVISÕES. DESESPERADAS, AS TRÊS MARIAS PUSERAM-SE A ORAR E A CHORAR. AÍ ENTÃO SARA RETIRA O DIKLÔ (LENÇO) DA CABEÇA CHAMA POR KRISTESKO (JESUS CRISTO) E PROMETE QUE SE TODOS SE SALVASSEM ELA SERIA ESCRAVA DE JESUS, E JAMAIS ANDARIA COM A CABEÇA DESCOBERTA EM SINAL DE RESPEITO. MILAGROSAMENTE, A BARCA SEM RUMO E À MERCÊ DE TODAS AS INTEMPÉRIES, ATRAVESSOU O OCEANO E APORTOU COM TODOS SALVOS EM PETIT-RHÔNE, HOJE A TÃO QUERIDA SAINTES-MARIES-DE-LA-MER. SARA CUMPRIU A PROMESSA ATÉ O FINAL DOS SEUS DIAS. SUA HISTÓRIA E MILAGRES A FEZ PADROEIRA UNIVERSAL DO POVO CIGANO, SENDO FESTEJADOS TODOS OS ANOS NOS DIAS 24 E 25 DE MAIO. SEGUNDO MÍRIAM STANESCON - RORARNI (PRINCESA DO CLÃ KALDERASH) DEVE TER NASCIDO DESTE GESTO DE SARA KALI A TRADIÇÃO DE TODA MULHER CIGANA CASADA USAR UM LENÇO QUE É A PEÇA MAIS IMPORTANTE DO SEU VESTUÁRIO: A PROVA DISTO É QUE QUANDO SE QUER OFERECER O MAIS BELO PRESENTE A UMA CIGANA SE DIZ: DALTO CHUCAR DIKLÔ (TE DAREI UM BONITO LENÇO).ALÉM DE TRAZER SAÚDE E PROSPERIDADE, SARA KALI É CULTUADA TAMBÉM PELAS CIGANAS POR AJUDÁ-LAS DIANTE DA DIFICULDADE DE ENGRAVIDAR. MUITAS QUE NÃO CONSEGUIAM TER FILHOS FAZIAM PROMESSAS A ELA, NO SENTIDO DE QUE, SE CONCEBESSEM, IRIAM À CRIPTA DA SANTA, EM SAINTES-MARIES-DE-LA-MER NO SUL DA FRANÇA, FARIAM UMA NOITE DE VIGÍLIA E DEPOSITARIAM EM SEUS PÉS COMO OFERENDA UM DIKLÔ, O MAIS BONITO QUE ENCONTRASSEM. E LÁ EXISTEM CENTENAS DE LENÇOS, COMO PROVA QUE MUITAS CIGANAS RECEBERAM ESTA GRAÇA. PARA AS MULHERES CIGANAS, O MILAGRE MAIS IMPORTANTE DA VIDA É O DA FERTILIDADE PORQUE NÃO CONCEBEM SUAS VIDAS SEM FILHOS. QUANTO MAIS FILHOS A MULHER CIGANA TIVER, MAIS DOTADA DE SORTE ELA É CONSIDERADA PELO SEU POVO. A PIOR PRAGA PARA UMA CIGANA É DESEJAR QUE ELA NÃO TIVESSE FILHOS E A MAIOR OFENSA É CHAMÁ-LA DE DY CHUCÔ (VENTRE SECO). TALVEZ SEJA ESTE O MOTIVO DAS MULHERES CIGANAS TEREM DESENVOLVIDO A ARTE DE SIMPATIAS E GARRAFADAS MILAGROSAS PARA FERTILIDADE.
OUTRA HISTÓRIA A RESPEITO DE SANTA SARA KALI.
SANTA SARA KALI É A PADROEIRA DOS ROMA (CIGANOS).
O SEU NOME, TAL COMO O DE SARA NO ANTIGO TESTAMENTO, PODE SER UM NOME HEBRAICO QUE INDICA UMA MULHER DE ALTA SOCIEDADE, QUE ALGUMAS VEZES É TRADUZIDO COMO “PRINCESA” E OUTRAS “SENHORA”. JÁ O EPÍTETO KALI DEVE SIGNIFICAR "NEGRA", DA LÍNGUA INDIANA SÂNSCRITO, POR SUA TEZ SER ESCURA. SEU CULTO SE LIGA AO DAS VIRGENS NEGRAS.
AS LENDAS A IDENTIFICAM COMO A SERVA DE UMA DAS TRÊS MULHERES DE NOME MARIA QUE ESTAVAM PRESENTES À CRUCIFICAÇÃO DE JESUS1 .E ALGUMAS LENDAS DIZEM QUE ELA ERA FILHA DE JESUS E MARIA MADALENA.
ALGUMAS FALAM QUE ELA SERIA SERVA E PARTEIRA AUXILIAR DE MARIA, E QUE JESUS, POR ESTA TÊ-LO TRAZIDO AO MUNDO, TERIA UMA ALTA ESTIMA POR ELA. OUTRAS, QUE ERA SERVA DE MARIA MADALENA. SEU CENTRO DE CULTO É A CIDADE DE SAINTES-MARIES-DE-LA-MER, NA FRANÇA, ONDE ELA TERIA CHEGADO JUNTO COM MARIA JACOBINA, IRMÃ DE MARIA, MÃE DE JESUS, MARIA SALOMÉ, MÃE DOS APÓSTOLOS TIAGO E JOÃO, MARIA MADALENA, MARTA, LÁZARO E MAXÍMINIO. ELES TERIAM SIDO JOGADOS NO MAR EM UM BARCO SEM REMOS NEM PROVISÕES, E SARA TERIA REZADO E PROMETIDO QUE SE CHEGASSEM A SALVO EM ALGUM LUGAR ELA PASSARIA O RESTO DE SEUS DIAS COM A CABEÇA COBERTA POR UM LENÇO. ELES DEPOIS DISSO CHEGARAM A SAINTES-MARIES, ONDE ALGUMAS LENDAS DIZEM, FORAM AMPARADAS POR UM GRUPO DE CIGANOS.
A IMAGEM DE SANTA SARA FICA NA CRIPTA DA IGREJA DE SAINT MICHEL, ONDE ESTARIAM DEPOSITADOS SEUS OSSOS.
FONTES VARIAM: SE SUA CANONIZAÇÃO CONSTA DE 1712, OU SE É UMA SANTA REGIONAL. SUA FESTA É CELEBRADA NOS DIAS 24 E 25 DE MAIO, REUNINDO CIGANOS DE TODO O MUNDO.
SUA IMAGEM É COBERTA DE LENÇOS, SENDO ELA UMA PROTETORA DA MATERNIDADE. MULHERES (ROMI) QUE NÃO CONSEGUEM ENGRAVIDAR E MULHERES QUE PEDEM POR UM BOM PARTO, AO TEREM SEUS PEDIDOS ATENDIDOS, DEPOSITAM AOS SEUS PÉS UM LENÇO (DIKLÔ). CENTENAS DE LENÇOS SE ACUMULAM AOS SEUS PÉS.
AS PESSOAS FAZEM TODO TIPO DE PEDIDO PARA SANTA SARA, POR SUA FAMA DE ATENDER TODOS OS QUE DEPOSITAM VERDADEIRA FÉ NELA. SANTA SARA É A SANTA DOS DESESPERADOS, DOS OFENDIDOS E DOS DESAMPARADOS.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
“EU FAÇO!”