sexta-feira, 15 de maio de 2015

REFUGIADOS DO ANO 15 DO SÉCULO XXI

 
REFUGIADOS DO ANO 15 DO SÉCULO XXI
 
TEXTO PROFERIDO NA SESSÃO MEDIÚNICA DE 15/05/2015
  
SEMPRE PENSAMOS QUE OS HUMANOS VÃO CADA VEZ CRESCER EM EFICIÊNCIA EM SEU LUGAR DE ORIGEM, MESMO QUE O FLUXO DE IMIGRAÇÃO SEMPRE OCORRA EM TODOS OS TEMPOS. ESSA AÇÃO TEM O SEU LADO POSITIVO PELO INTERCÂMBIO QUE FAVORECE ENTRE OS POVOS, TROCANDO EXPERIÊNCIAS E ADQUIRINDO OUTRAS TANTAS EM SUAS DIFERENÇAS DE SOCIEDADE CONSTITUIDA. ATUALMENTE PARA QUEM ESTÁ OLHANDO DE FORA ESTA MOVIMENTAÇÃO DA QUANTIDADE DE PESSOAS DE TODAS AS IDADES SAINDO DE SUA TERRA NATAL E AVENTURANDO-SE EM ÀGUAS OCEÂNICAS PERIGOSAS E EM ESTRADAS, TRILHAS OU PICADAS QUE SOBEM E DESCEM MONTANHAS PERMEADAS TAMBÉM DE PERIGOS, NÃO TEM A MÍNIMA IDÉIA DO SOFRIMENTO QUE ESSAS ALMAS ANDANTES PASSAM. A FOME, A DOENÇAS, A DESCONFIANÇA, A DESGRAÇA EM SUA PLENITUDE PASSA A FAZER PARCERIA INDESEJÁVEL DESSAS CARAVANAS DESEPERADAS POR UMA VIDA MELHOR. MUITAS SÃO AS RAZÕES DESSE EXÔDO QUASE SUICIDA SEM GARANTIA ABSOLUTA DE ALCANÇARAM O SEU TÃO DESAJADO SONHO. CONTUDO, MESMO NA INFELICIDADE DE SEUS SEMELHANTES ALGUÉM SAI LUCRANDO FINANCEIRAMENTE COM TODO ESSE SOFRIMENTO E DESESPERO.
É DESUMANO TRATAR O HUMANO DESSA MANEIRA, MAS TEMOS QUE LEMBRAR QUE É O PRÓPRIO HUMANO QUE FAZ TUDO ISSO ACONTECER. E POR QUE ESSA GENTE ARRISCA O BEM MAIS PRECIOSO QUE EXISTE QUE É A SUA VIDA, E ENFRENTAM O DESCONHECIDO? PORQUE A SUA PRÓPRIA PÁTRIA NÃO TEM A COMPETÊNCIA DE FIXAR SEU POVO COM DIGNIDADE E RESPEITO. E DE QUEM É O ÔNUS DESSA GRANDE PROBLEMÁTICA?
TEMOS QUE LEMBRAR QUE UMA VEZ OS REFUGIADOS SÃO RECEBIDOS POR OUTROS POVOS SERÁ QUE SERÃO GRATOS PELA ACOLHIDA? SERÁ QIE ELES VÃO ALAVANCAR MAIS A PÁTRIA ACOLHEDORA? OU SERÁ QUE VÃO IMPOR SUAS PRÁTICAS RELIGIOSAS E SEUS COSTUMES E SÓ EXIGINDO “OS MEUS DIREITOS”? EM VERDADE ESSE EVENTO É DE DIFÍCIL COMPLEXIDADE, POIS, ENVOLVE O ATENDIMENTO E CUIDADOS HUMANITÁRIOS EM FAVOR DOS NECESSITADOS MAS ELES PASSAM A VIVER EM PAÍSES BEM MELHORES DO QUE OS DELES; QUE TIPO DE MÃO DE OBRA VÃO OFERECER A NOVA PÁTRIA? OS IMPOSTOS COBRADOS DOS TRABALHADORES DO NOVO PAÍS SUPORTARÁ O SUSTENTO DOS QUE ESTÃO CHEGANDO? E A CLASSE POBRE DO PAÍS RECEBEDOR COMO VAI FICAR? HAVERÁ EMPREGO PARA TODOS, EDUCAÇÃO, SAÚDE, MORADIA E TUDO O MAIS BASICAMENTE QUE A POPULAÇÃO NECESSITA? OU VAI INCHAR MAIS O CINTURÃO DE MISÉRIA DAS CIDADES E AUMENTAR A QUANTIDADE DE NOVOS DEPENDENTES DE DROGAS OU ENGAJANDO-SE EM GANGUES OU QUADRILHAS DE ROUBOS E TRÁFICOS DE ENTORPECENTES? QUE DESTINO TERÃO ESSES HUMANOS? ESPECIALISTAS ACREDITAM QUE O NÚMERO DE PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE EXÔDO CHEGARÁ A CASA DE UM MILHÃO DE REFUGIADOS ATÉ O FINAL DE TODA ESSA SITUAÇÃO.
É FÁCIL DAR OPINIÃO, FAZER CRÍTICA, DISCUTIR IMPRODUTIVAMENTE, MAS QUANDO SE ESTÁ VIVENDO ESSA SITUAÇÃO VERDADEIRAMENTE É QUE SE SENTE O QUANTO É DESESPERADORA A SITUAÇÃO DE AMBAS AS PARTES.
SÃO ALMAS EM MOVIMENTO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
“EU FAÇO!”
 

domingo, 10 de maio de 2015

CARTA DE FREUD PARA A MÃE DE UM HOMOSSEXUAL.


CARTA DE FREUD PARA A MÃE DE UM HOMOSSEXUAL.
 

Certa vez, a mãe de um jovem homossexual escreveu uma carta a Freud com a intenção de que seu filho fosse “curado” pelo psicanalista. Eis a resposta que – apesar de ter mais de 80 anos – parece ainda igualmente válida para os nossos dias:

19 de abril de 1935

“Minha querida Senhora,

Lendo a sua carta, deduzo que seu filho é homossexual. Chamou fortemente a minha atenção o fato de a senhora não mencionar este termo na informação que acerca dele me enviou. Poderia lhe perguntar por que razão? Não tenho dúvidas que a homossexualidade não representa uma vantagem, no entanto, também não existem motivos para se envergonhar dela, já que isso não supõe vício nem degradação alguma.

Não pode ser qualificada como uma doença e nós a consideramos como uma variante da função sexual, produto de certa interrupção no desenvolvimento sexual. Muitos homens de grande respeito da Antiguidade e Atualidade foram homossexuais, e dentre eles, alguns dos personagens de maior destaque na história como Platão, Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci, etc. É uma grande injustiça e também uma crueldade, perseguir a homossexualidade como se esta fosse um delito. Caso não acredite na minha palavra, sugiro-lhe a leitura dos livros de Havelock Ellis.

Ao me perguntar se eu posso lhe oferecer a minha ajuda, imagino que isso seja uma tentativa de indagar acerca da minha posição em relação à abolição da homossexualidade, visando substituí-la por uma heterossexualidade normal. A minha resposta é que, em termos gerais, nada parecido podemos prometer. Em certos casos conseguimos desenvolver rudimentos das tendências heterossexuais presentes em todo homossexual, embora na maioria dos casos não seja possível. A questão fundamenta-se principalmente, na qualidade e idade do sujeito, sem possibilidade de determinar o resultado do tratamento.

A análise pode fazer outra coisa pelo seu filho. Se ele estiver experimentando descontentamento por causa de milhares de conflitos e inibição em relação à sua vida social a análise poderá lhe proporcionar tranqüilidade, paz psíquica e plena eficiência, independentemente de continuar sendo homossexual ou de mudar sua condição.”

Sigmund Freud

O primeiro ponto que salta aos olhos é como Freud estava à frente do seu tempo. Esta carta foi escrita em 19 de abril de 1935. Mas você sabia que a homossexualidade ainda era considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde até 17 de maio de 1990?

Isso mesmo! Até 1990!

Como podemos ler na carta do pai da psicanálise, ele diz: “não pode ser qualificada como uma doença e nós a consideramos como uma variante da função sexual, produto de certa interrupção no desenvolvimento sexual”. No original, em inglês, a frase é a seguinte:

“Homosexuality is assuredly no advantage, but it is nothing to be ashamed of, no vice, no degradation, it cannot be classified as an illness; we consider it to be a variation of the sexual function produced by a certain arrest of sexual development”. 
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO"!
 

DIA DAS MÃES - MÃE DIVA D'OSUN DOKO.

DIA DAS MÃES - MÃE DIVA D'OSUN DOKO.
 
SÉRGIO PEREIRA.
 
NOSSA MÃE, AMADA MÃE E MESTRA DE NOSSAS VIDAS. NESTA FOTO ELA JÁ ESTAVA ENCERRANDO A SUA JORNADA NESTE PLANO DE VIDA QUE OCORREU AOS 94 ANOS. SEMPRE FOI CHEIA DE DIGNIDADE, DE ÉTICA E CHEIA DE AMOR EM SER MÃE E DE AFETO E RETIDÃO DISTRIBUINDO ENTRE OS SEUS FILHOS. ELA CONTINUA TÃO VIVA QUANTO ESTAVA AQUI SÓ QUE AGORA NO PLANO ESPIRITUAL EM UM CORPO DE LUZ. VERDADEIRA GUERREIRA DO AMOR MATERNAL, OMORISÁ (FILHA) DA ORISÁ OSUN DOKO, A ORISÁ MAIS MATERNAL POR EXCELÊNCIA. NO CPPE CARIDADE DESDE A SUA FUNDAÇÃO, MÃE DIVA COMO SEMPRE FOI CHAMADA, FOI ELEVADA A YÁ EBÉ (MÃE DA COMUNIDADE) E DESEMPENHOU SEU CARGO COM SABEDORIA E COMPETÊNCIA. HOJE E SEMPRE CABE A NÓS PRESTAR HOMENAGEM A ESSA GRANDE MULHER QUE SOUBE SER MÃE.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMAMANJÁ
"EU FAÇO!"

DIA DAS MÃES TAMBÉM É DIA DAS MÃES ORÌSÁS.

DIA DAS MÃES TAMBÉM É DIA DAS MÃES ORÌSÁS.

SÉRGIO PEREIRA

 
MUITO SE OUVE E IGUALMENTE SE LÊ E VÊ SOBRE TANTAS COISAS SOBRE RELIGIOSIDADE E DIVINDADES, VIA DE REGRA, MUITOS PRESTAM DEVOÇÃO À ELAS TENDO UMA ATITUDE EQUIVOCADA A QUAL É SÓ DE PEDIR, PEDIR E PEDIR E NUNCA AGRADECER E QUANDO SURGE O MOMENTO DE AGRADECER ATÉ AGRADECE MAS FINALIZA A SUA GRATIDÃO PEDINDO NOVAMENTE E PENSA QUE ISSO É NATURAL OCUPAR DE TEMPO INTEGRAL AS SUAS DIVINDADES COM SUAS NECESSIDADES MUNDANAS, INCLUSIVE AS QUERENDO USAR COMO ARMAS DE VINGANÇA. ESQUECEM-SE DE QUE MESMO ELAS SENDO VERDADEIRAS MÃES EM NOSSO PSICOLÓGICO ONDE SE APRESENTAM COM UM AMOR INCONDICIONAL CABE-LHES COLOCAR SEU "FILHOS" NA RETIDÃO E NO EQUILÍBRIO DOS BONS COSTUMES, SEJAM ELAS ORÌSÁS, NOSSAS SENHORAS, SANTAS, ETC...
ENTÃO, QUE PELO MENOS UMA VEZ NO ANO POSSAMOS DEMONSTRAR OS NOSSOS AGRADECIMENTOS E NOS DISCIPLINAR EM NÃO PEDIR NADA NEM PARA AS MÃES DIVINAS E NEM ÀS AQUELES QUE NOS CRIARAM E EDUCARAM.
O DIA É DELAS. FELIZ DIA DAS MÃES, TODAS AS MÃES, POIS TODAS SÃO FILHAS DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMOJÁ
"EU FAÇO!"