sábado, 16 de agosto de 2014

ORISÁ OMULÚ/OBALUAYÊ

ORISÁ OMULÚ/OBALUAYE
 
O dia 16 de Agosto é dedicado ao São Roque na Igreja Católica. E no Candomblé também é homenageado OMULÚ/OBALUAYE.
Esse Orisá tem  haver com a complexidade da doenças, da saúde, da vida e da morte.
Obaluaiê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulu é a sua forma mais velha. A figura de Omulu é completamente cercada de mistérios e dogmas, sendo-lhe atribuído o controle sobre as doenças, especialmente as epidemias. Omulu representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha que tapa o seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol diretamente.
Está fortemente relacionado com os troncos e os ramos das árvores. A sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O seu poder está extraordinariamente ligado à morte.
Omulu é o Orisá que rege a morte, ou o instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Os Orisá não pune ou castiga ninguém, pois estas ações são atributos da Lei Divina, que também não pune ou castiga. Ela apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne. E se alguém semeou ventos, vai colher sua tempestade pessoal, mas amparado pela própria Lei,.
Omulu, em seu pólo positivo, é o curador divino e tanto cura alma ferida quanto nosso corpo doente. Se orarmos a ele quando estivermos enfermos ele atuará em nosso corpo energético, nosso magnetismo, campo vibratório e sobre nosso corpo carnal, e tanto poderá curar-nos quanto nos conduzir a um médico que detectará de imediato a doença e receitará a medicação correta.
O orixá Omulu atua em todos os seres humanos, independente de qual seja a sua religião. Mas esta atuação geral e planetária processa-se através de uma faixa vibratória especifica e exclusiva, pois é através dela que fluem as irradiações divinas.
OBALUAYE
Que significa Rei, Dono ou Senhor da Terra. É também considerado o deus da varíola e das doenças contagiosas; no catolicismo ele é conhecido como, São Roque. O dia 17 de dezembro é dedicado a São Roque e a Obaluaye.
Muitos o associam apenas como Orixá curador, que ele realmente é, pois cura mesmo! Mas ele é muito mais do que já o descreveram.
Ele é o Senhor das Passagens de um Plano para outro, de uma dimensão para outra e mesmo do espírito para carne e vice-versa.
Ele estabelece o cordão energético que une o espírito ao corpo (feto), que será recebido no útero materno assim que alcançar o desenvolvimento celular básico (órgãos físico).
Os omorisás de Obaluayê costumam ser introvertidos, seu caráter ás vezes, é taciturno, calado, fechado em si próprio, ás vezes têm piques de alegria, descontração e satisfação, indo de um pólo para outro com muita freqüência (bipolar), parecem misteriosos, não gostam de aglomeramento, preferem o isolamento e curtem sua mágoa e dor sem participar a ninguém, sendo muito sentimentais.
Seu símbolo é o Xaxará, um feixe de ramos de palmeira enfeitado com búzios.
O Senhor da Vida é também Guardião das Almas que ainda não se libertaram da matéria.
Obaluaê é um Orixá ancião da cura, Senhor da Sabedoria e da Evolução, Senhor da Transmutação, Senhor das Passagens.
Seu elemento é a terra e seu ponto de força o cemitério.
Seu ponto riscado é o cruzeiro das Almas. Seu Exu é o Exu da Meia Noite.
Sua apresentação é com um tipo de saiote feito da palha da costa, um capuz de palha da costa na cabeça cobrindo o rosto e o dorso, fazendo com que fiquem visíveis apenas os braços e os pés do filho de santo.
Mas também podemos representá-lo com roupa toda branca com um véu branco comprido sobre a cabeça.
Seu planeta regente é Saturno.
Seu dia da semana é segunda feira; suas cores vão desde o preto, vermelho, branco, amarelo e ouro (essa é uma cor com referência ao sol).
Seu metal é o chumbo e o barro e a terra são os seus elementos principais.  Seus locais de vibração são:  cemitério e beira de lago, em fendas de pedreira ou cachoeira ou cavernas em beiras de praias.
Sua Saudação
: Atotô Obaluayê!
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

DOENÇAS DA ALMA.



DOENÇAS DA ALMA

 

Texto modificado por Sérgio Pereira, 14/08/2014.

 
Texto proferido na Sessão Mediúnica de 15/08/2014.

No círculo das enfermidades terrestres, cada espécie de micróbio tem o seu ambiente preferido no organismo em que ele se instala. Por exemplo, podemos citar:
- o pneumococo aloja-se habitualmente nos pulmões;
- o bacilo de Eberth localiza-se nos intestinos onde produz a febre tifóide;
- o bacilo de Klebs-Löfller situa-se nas mucosas onde provoca a difteria.
- em condições especiais do organismo,proliferam os bacilos de Hansen ou de Koch.
No campo infinitesimal, as revelações obedecem à mesma ordem surpreendente.
No entanto, as doenças psíquicas são muito mais deploráveis.
A patogênese (doenças) da alma está dividida em quadros dolorosos.
A raiva, o ódio, a mentira, a vingança, a intemperança, os desvarios do sexo, as viciações de várias ordens, formam criações inferiores que afetam profundamente a vida íntima espiritual e física do indivíduo.
Quase sempre o corpo doente assinala a mente enfermiça.
A organização fisiológica, segundo conhecemos no campo das cogitações terrestres, não vai além do vaso de barro, dentro do molde preexistente do corpo espiritual.
Atingido o molde em sua estrutura pelos golpes das vibrações inferiores, o vaso refletirá imediatamente.
Como encarar o problema das formações iniciais?
Enquadrava-se a afecção psíquica no mesmo quadro sintomatológico que conhecera, até então, para as enfermidades orgânicas em geral?
Haveria contágio de moléstias da alma?
E seria razoável que assim fosse na esfera onde os fenômenos patológicos da carne não mais deveriam existir?
Nas moléstias da alma, como nas enfermidades do corpo físico, antes da afecção(
conjunto de sintomas provocados por lesão mórbida, abstraindo-se de sua causa; alteração do modo de reagir a impressões) existe o ambiente.
As ações produzem efeitos, os sentimentos geram criações, os pensamentos dão origem as formas e consequências de infinitas expressões.
E, em virtude de cada Espírito representar um universo por si, cada um de nós é responsável pela emissão das forças que lançamos em circulação nas correntes da nossa vida e do todo.
A raiva, a desesperação,o rancor, o ódio e o vício oferecem campo a perigosos germens psíquicos no campo vibratório da alma humana.
E, qual acontece no terreno das enfermidades do corpo, onde os micróbios se instalam por encontrar um meio favorável para o contágio, aqui é fato consumado, desde que a imprevidência de pensamentos, palavras ou atos abram brecha e acabam atraindo energias de seres que vibram nesse mesmo grau de desgraça, e se tornam companheiros de jornada do indivíduo infeliz. “Por isso é que entendemos o porquê dos Espíritos Superiores nos dizer:” ME DIZ QUEM ÉS E EU TE DIREI QUEM TE ACOMPANHA.” Naturalmente, no campo da matéria mais grosseira, essa Lei funciona com violência, enquanto, entre nós humanos, se desenvolve com as modificações naturais.
Em verdade por incrível que pareça há pessoas que cultivam a vocação para o abismo, mesmo sabendo de todo o risco que corre.
Cada viciação particular da personalidade humana de cada um produz as formas sombrias dos mais variadas que lhe são consequentes, e estas, a exemplo das plantas inferiores vão se alastram no solo fértil, por relaxamento da pessoa responsável, e também se alastram para as regiões próximas (familiares, casa, serviço, amizades, etc...) se não prevalece o espírito de vigilância e defesa contra essas energias negativas.

Não desconhecemos que as moléstias da alma são mais aflitivas e mais graves que as doenças da carne...até porque elas não só atinge a mente como também o próprio corpo físico.
Há moléstias da alma que arruínam a mente por tempo indeterminado, mesmo que o individuo se encontre reencarnado ou desencarnado. E é passível de várias centenas de anos para o seu tratamento e recuperação.
A reencanação é uma benção porque a cada nova experiência no corpo físico funcionará como abafador da moléstia da alma, sanando-a, pouco a pouco...
Porque devemos lembrar que a enfermidade psíquica, sobrevive no perispírito.
As moléstias atualmente conhecidas no mundo e outras que ainda escapam ao diagnóstico humano, por muito tempo persistirão nas esferas torturadas da alma humana invigilante, conduzindo-nos ao reajuste.
A dor é o grande e abençoado remédio. Sabemos disso porque frequentemente os Espíritos amigos nos alertam: “SE NÃO APRENDE PELO BEM VAI APRENDER PELA DOR.”
A Natureza utilizando-se desse expediente reeduca-nos a atividade mental equilibrada, reestruturando as peças de nossa instrumentação e polindo as arestas anímicas de que se vale a nossa inteligência para desenvolver-se na jornada para a vida eterna do espírito.
Depois do poder do Grande Arquiteto do Universo, a nossa vontade e perseverança são as únicas forças capaz de alterar o rumo de nossos pensamentos, palavras e ações compelindo-nos a indispensáveis modificações positivas, com vistas ao Plano Divino, e de cuja execução não poderemos fugir de responsabilidades para nós mesmos.
Referencias:

REPORTAGEM DO ALÉM TÚMULO - Francisco Cândido Xavier – ditado pelo espírito Humberto de Campos [Capítulo: "A ESTRANHA INDICAÇÃO"]
ENTRE A TERRA E O CÉU Francisco Cândido Xavier André Luiz [pg 216]
AÇÃO e REAÇÃO-Francisco Cândido Xavier-André Luiz [página 78 e 116]
MISSIONÁRIOS DA LUZ-Francisco Cândido Xavier-André Luiz [página 34]

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O KARMA



O KARMA.




O KARMA EM SI É NEUTRO.
KARMA NÃO É SINÔNIMO DE COISAS RUINS.
O KARMA DE UMA PESSOA PODE SER BOM OU RUIM. ISSO VAI DEPENDER ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE CADA UM DE NÓS. ELE ESTÁ VINCULADO DIRETAMENTE AOS NOSSOS PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES.
O KARMA NÃO É LIGADO A NENHUMA RELIGIÃO OU ESCOLA FILOSÓFICA. ELE SIMPLESMENTE ESTÁ PRESENTE NO UNIVERSO.

KAJAIDE.



AS DOZE LEIS KÁRMICAS


1ª. LEI:

NÓS COLHEMOS O QUE PLANTAMOS.
É A LEI DE CAUSA E EFEITO.
O QUE FAZEMOS AQUI VOLTA PARA NÓS SEM DATA PREVISTA, MAS...VOLTA.

2ª. LEI:

A VIDA NÃO ACONTECE POR SI SÓ. ELA SE FAZ DE AÇÃO E REAÇÃO E, ENTÃO, A CRIAÇÃO.

3ª. Lei:

FALA SOBRE A HUMILDADE. MAS, MUITOS SE RECUSAM A ACEITAR SEJA POR CRENÇA, VERGONHA, TRAUMA, ETC...MAS QUALQUER UM QUE ABANDONA A ARROGÂNCIA E O ÓDIO SE TORNA HUMILDE.
Fala sobre humildade, o que muitos de nós se recusam a aceitar.

4ª. Lei:

ONDE FORMOS ERA PARA ESTARMOS LÁ. NÃO TEM ESSA DE LUGAR ERRADO E HORA ERRADA. ESSA É A LEI DE CRESCIMENTO DAS COISAS VINDAS DE OUTRAS VIDAS NOS CONDUZINDO A CERTAS SITUAÇÕES NESTA ATUAL.
TUDO EM FOCO DE UMA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL. E DIANTE DOS ERROS SOMOS NÓS QUE DEVEMOS MUDAR; E NÃO EXIGIR MUDANÇAS NAS OUTRAS PESSOAS, OU CULPAR LUGARES E COISAS QUE NOS ACONTECEM, O QUE ESTÁ AQUI CONOSCO NÃO É RUIM E POR PIOR QUE PAREÇA, QUALQUER DESGRAÇA CONDUZ AO CRESCIMENTO PESSOAL.

5ª. Lei:

NÓS NOS ESPELHAMOS NAQUILO QUE NOS CERCA E O QUE NOS CERCA SE ESPELHA EM NÓS. PORTANTO, EM CADA ATITUDE EXISTE UMA ESCOLHA, E ESSA LEI KARMICA QUER DIZER "RESPONSABILIDADE PELOS NOSSOS ATOS".

6ª. Lei:

MESMO QUE ALGO PAREÇA DESCONECTADO É IMPORTANTE ENTENDER QUE TUDO NO UNIVERSO ESTÁ CONECTADO.
CADA ETAPA CONDUZ A UMA NOVA ETAPA SEGUINTE E ASSIM POR DIANTE. NÃO HÁ SALTOS NA NATUREZA, OU SEJA, NÃO SE QUEIMA ETAPAS.
O PASSADO CONSTRUIU O PRESENTE E ESTE CONSTRÓI O FUTURO.
ISSO NOS MOSTRA CLARAMENTE O SEGUINTE: SE QUERES SABER SOBRE O TEU FUTURO, OBSERVA O TEU PRESENTE
O QUE ESTÁ EM NOSSA VIDA TEM SUA RAZÃO GUARDADA NUM PASSADO DISTANTE, E O QUE É INÉDITO AGORA É O TESOURO JÁ GUARDADO EM NOSSO FUTURO.

7ª. Lei:

NÃO PODEMOS PENSAR EM DUAS COISAS AO MESMO TEMPO. A CIÊNCIA PROVA ISSO.
ESSA LEI SIGNIFICA UM ÚNICO PENSAMENTO PARA SE CRIAR OU MODIFICAR ALGO QUE UMA VEZ CONCLUÍDO DE FATO E DE DIREITO, SEGUE-SE FOCADO, DEDICADO E FIRME PARA UMA PRÓXIMA.
NÃO É FÁCIL NÓS NOS MODIFICARMOS. A MAIORIA APENAS MELHORA E LEVA MUITAS OUTRAS ENCARNAÇÕES PARA SE AUTOMODIFICAR, OU COMO DIZEM, FAZER A SUA REFORMA ÍNTIMA.


8ª. Lei:

É O ATO DE DOAÇÃO.
SE ACREDITAMOS QUE ALGO É VERDADE, SEREMOS CHAMADOS A DEMONSTRAR ESSA VERDADE. É NESSE MOMENTO QUE TEMOS A OPORTUNIDADE DE COLOCAR EM PRÁTICA OSTENSIVA O QUE APRENDEMOS E DIZEMOS. NENHUM APRENDIZADO É EM VÃO. NADA É INÚTIL. O QUE NÃO LHE SERVE PODE VALER DE MUITO PARA OUTRA PESSOA.

9ª. Lei:

AQUI E AGORA!
REMOER O PASSADO OU VIVER ESPERANDO ALGO NO FUTURO É VIVER NA ESTAGNAÇÃO.
NENHUMA ORIENTAÇÃO SÁBIA DIZ PARA ALGUÉM SOFRER HOJE PARA SER FELIZ AMANHÃ OU NÃO VIVER AGORA PARA VIVER MELHOR NA ESPIRITUALIDADE. NÃO ACREDITE NISSO. A VIDA SE FAZ DO HOJE COM BASE NO PASSADO E EXPECTATIVA NO FUTURO, MAS QUEM ABANDONOU O HOJE, DESTRUIU SEU PASSADO E ESTÁ PRESTES A NÃO CONSTRUIR UM FUTURO BRILHANTE.

10ª. Lei:

MUDANÇA.
A MUDANÇA É NECESSÁRIA AO CRESCIMENTO, PORÉM, A HISTÓRIA SE REPETE INDEFINIDAMENTE ATÉ APRENDERMOS AS LIÇÕES QUE NECESSITAMOS.


11ª. Lei:

SIMBOLIZA A PACIÊNCIA E RECOMPENSA.
SENDO PACIENTE SE APRENDE E ISSO CONSEQUENTEMENTE LEVA AO AUTOCONHECIMENTO. TENDO O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COLHERÁ OS FRUTOS DO SEU ESFORÇO.

12ª. Lei:

VALOR.
O VALOR E ADMIRAÇÃO DE ALGO É O RESULTADO DIRETO DA ENERGIA E INTENÇÃO COLOCADOS NELE.
CADA CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUAL É TAMBÉM UMA CONTRIBUIÇÃO AO TODO.
DE ACORDO COM A INTENÇÃO HÁ UMA CONTRIBUIÇÃO ASCENDENTE OU DESCENDENTE.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE SÀNGÓ/OBÁ/LODÊ
"SOU LUZ!"





segunda-feira, 11 de agosto de 2014

AS LEIS IMUTÁVEIS E JUSTAS DO UNIVERSO.

AS LEIS IMUTÁVEIS E JUSTAS DO UNIVERSO.


NÃO SEJAS MAÇOM!




NÃO SEJAS MAÇOM!
 
 Muito se ouve falar sobre Maçonaria, seja afetivamente ou por desafeto ... mas em verdade é que existe muita fantasia por parte de pessoas leigas sobre o assunto e também muita maldade por organizações, inclusive religiosas, que são contra a Ordem Maçônica.
 A Maçonaria é Discreta mas não secreta.
Toda Loja Maçônica estabelecida em algum lugar no planeta Terra, tem registro e endereço certo e sabido pelos órgãos públicos competentes. E qualquer pessoa que tiver o mínimo de conhecimento saberá identificar uma Loja Maçônica em sua cidade. Portanto, ela não é secreta.
 
A Maçonaria não é uma religião e nunca foi.
 
Tanto é que para ser um maçom tem que necessariamente acreditar em DEUS e não importa a religião que professa. Há maçom de todas as religiões que existe na face da Terra.
 
A Maçonaria tem Segredo?    

A resposta é um sonoro, NÃO. O GRANDE SEGREDO DA MAÇONARIA E NÃO TER SEGREDO.
Sendo uma Sociedade Filosófica e Iniciática, ELA não pode deixar que aquele que ainda não foi iniciado em seus Augustos Mistérios possa alardear ou enganar a outrem se fazendo de Maçom. Somente isso, que dizer o contrário estará mentido.
 
MAS... NÃO SEJA MAÇOM!
 
Se queres descanso, não seja maçom, pois o trabalho do maçom deve ser contínuo.
Se queres ser beneficiado, não seja maçom, pois o maçom deve primeiro promover benefícios a e em prol de outros.
Se queres paz, não seja maçom, pois o maçom deve estar em guerra constante contra os vícios.
Se sois egoísta, não seja maçom, pois, para o maçom, compartilhar deve ser um hábito.
Se apenas pensas em ti, não seja maçom, pois pensar apenas em si mesmo é inviável e o maçom
 deve pensar e agir para todos.
Se desejas enriquecer, não seja maçom, pois o patrimônio de um maçom não é avaliado pelos seus bens, mas sim pelas suas atitudes.
Se sois arrogante, nunca seja um maçom, pois a humildade deve ser uma virtude constante, demonstrada em todos os momentos.
Se sois demasiadamente religioso, não seja maçom, pois o maçom deve ser tolerante em suas diferenças religiosas.
Se não crês em Deus, esqueça, não há como ser maçom, pois os maçons nada fazem sem antes O invocarem.
Se gostas das luxúrias que o mundo proporciona, não seja maçom, pois os maçons devem ignorá-las, vez que são temporárias.
Se simplesmente fazes parte de algo, não seja maçom, pois o maçom não pode só fazer parte, deve trabalhar para fazer a diferença.
Se queres ser maçom, não tente ser o pior nem o melhor, seja apenas você mesmo.
Se és cínico, não seja maçom, pois o cinismo está em sintoma com a maldade e a maldade é a principal inimiga do maçom.
Se és omisso, não seja maçom, pois a iniciativa deve ser notável em um maçom.
Se és preconceituoso, não seja maçom, pois a igualdade deve ser um pilar marcante na vida do maçom.
Se és fanfarrão e  vaidoso, não seja maçom, pois o maçom deve ser discreto nas suas atitudes.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
'SOU LUZ!"

CONHECENDO O PAI.



 
 
CONHECENDO O PAI
Filho, acorda! São oito horas! Você vai se atrasar!

De um salto, o rapaz se levantou. Contudo, logo se deu conta que era seu primeiro dia de férias.

Atrasar para quê, mãe?

Para pescar com seu pai.

O jovem perdeu todo o entusiasmo. Sim, ele prometera, quando estivesse em férias, pescar com seu pai. Mas, tinha que ser logo no primeiro dia de férias?

Enfim, ele foi, mesmo a contragosto.

Sentado ao lado do pai, que dirigia, cantando, ele pensava em como seu pai estava ficando velho e meio lelé.

Ficava cantando músicas antigas, ria, conversava e conversava.

Finalmente, chegaram. Quer dizer, o carro estacionou, mas o pai disse que ali não era local apropriado para pesca. Só dava peixe pequeno.

Andaram durante duas horas, no meio de mata densa, até chegar ao pesqueiro secreto do pai.

Claro que é secreto, falou o rapaz, incomodado. Ninguém, a não ser você vem aqui. Nem os peixes.

Isso é o que você pensa! - Falou o pai. Aqui é que se reúnem as maiores tilápias da represa.

E, disposto, colocou botas altas, calças impermeáveis e entrou na água para cortar o mato que tomava conta quase total do lago.
Tudo aquilo estava parecendo muito doido ao filho. Que graça podia ter tudo aquilo?
Quando o pai preparou a vara e jogou o anzol, ele não aguentou e falou:
Pai, estou preocupado com você. Essa maluquice de vir até este fim de mundo para pescar tilápias. E a mamãe falou que você nunca volta com peixe. Já pensou em procurar um psicólogo?
Estou ótimo, falou o pai. O Freitas, que vem sempre aqui comigo, é psicólogo. O Tavares é psiquiatra.
Nesse momento, ele sentiu a fisgada no anzol, puxou a linha e lá estava ela: uma grande tilápia.
O rapaz estava surpreso.
Pai, você já pescou peixe grande assim, antes?
Sempre, meu filho.
Mas eu nunca vi você levar para casa nenhum.
Eu vou mostrar por que, falou o pai.
E fotografou o filho segurando o peixe. Depois, pegou a tilápia e a devolveu à água.
Eu pesco por prazer, não para encher a barriga.
Aquilo sim era legal, pensou o filho. O resto do dia passou pescando com o pai. E devolvendo às águas o que pescava, depois de fotografar.
Vá procurar o seu irmão, dizia, soltando o peixe.
Ao final do dia, no retorno ao lar, confessou que fazia tempo que não se divertia tanto. Aquilo sim, era radical.
À noite, enquanto se preparava para dormir, pensou que seu pai não tinha nada de louco ou de desequilibrado.
Seu pai sabia viver. Seu pai era um gênio. E ele descobrira naquele dia.
* * *
Você já se dispôs a passar um dia inteiro ao lado de seu velho pai, bebendo da sua sabedoria?
Já tentou puxar conversa dos tempos em que ele passava brilhantina no cabelo para ir namorar sua mãe?
Você já pensou que seu pai também foi moleque, adolescente, rapaz? Que teve sonhos?
Olhe seu velho com esses olhos de quem valoriza a experiência, os anos da madureza, as lutas que lhe nevaram os cabelos.
E, sem receio, abrace seu velho, agradeça por todos os dias de alegria que ele lhe proporcionou.
Faça isso. Mesmo que seja pela primeira vez. Hoje, enquanto é tempo e ele está ao seu lado.
Redação do Momento Espírita com base na história Meu pai... o rei do peixe, de Maurício de Sousa, da Revista Cebolinha, nº. 224.
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"
 
 
 
 
 
 
 

 

domingo, 10 de agosto de 2014

VAMOS NOS GOSTAR MAIS.


 
VAMOS NOS GOSTAR MAIS.

É NOSSO DEVER E NOSSA OBRIGAÇÃO NOS GOSTAR, POIS DIZ UM DITADO "QUEM NÃO SE GOSTA OS OUTROS LHE REJEITA." SENDO ASSIM, O TRABALHO MELHORARMOS É PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

QUEM FAZ DEMANDA, QUER DEMANDA.

 
 
"QUEM FAZ DEMANDA, QUER DEMANDA."
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"
 
 

A FORÇA ESTÁ EM NÓS.


 
A FORÇA ESTÁ EM NÓS.


Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

A CARIDADE.




"NUNCA SE ARREPENDA DO BEM QUE VOCÊ FEZ, MESMO QUE SE DEPARE COM A INGRATIDÃO."
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
'SOU LUZ!"
 
 
 
 

O IGNORANTE.

 
 
O IGNORANTE

HÁ DUAS MANEIRAS DE IGNORANTES:
 
UMA, É AQUELA PESSOA QUE REALMENTE IGNORA, OU SEJA, NÃO TEM REALMENTE O DEVIDO CONHECIMENTO. SE POR ACASO É JULGADA, O VEREDITO É DE ERRO CULPOSO, QUE QUER DIZER, NÃO HOUVE A INTEÇÃO DE FAZER O MAL.
 
A OUTRA, É QUE TEM O CONHECIMENTO, MAS IGNORA, É RELUTANTE EM COLOCA-LO EM PRÁTICA. SE JULGADA, O VEREDITO É DE CULPA DOLOSA, OU SEJA, HOUVE A INTENÇÃO DE FAZER O MAL.
 
PORTANTO, NÃO SEJA SUPERSTICIOSO, POIS ISSO É UM SINAL DE IGNORÂNCIA. A ESCOLHA É SUA!

UMA PEQUENA ESTÓRIA.

Não ofereça sabedoria a quem só pode pagar com ignorância
Um rato saiu de manhã para trabalhar e no caminho cruzou com um caracol. Muitas horas depois, após um dia exaustivo em que teve que batalhar arduamente para caçar sua comida e escapar de seus predadores, o rato retornou exausto. E notou que o caracol não havia se movido mais que dois metros.

O rato parou e comentou que se sentia compadecido pelo fato de o caracol ter uma vida tão monótona, tão sem emoções, enquanto ele, rato, conseguira viver, em apenas um dia, aventuras que o caracol não viveria em toda existência.

"Emérito rato", disse o caracol, "como tenho bastante tempo para observar e refletir, permita-me oferecer-lhe alguns dados comparativos entre nossas espécies, que talvez possam ajudá-lo a rever o seu ponto de vista. Caracóis têm casa própria e ratos são escorraçados de todos os lugares aonde chegam. Caracóis vivem em jardins e ratos, em esgotos. O alimento dos caracóis está sempre ao alcance, enquanto ratos precisam caminhar horas e horas para encontrar comida. Por isso, caracóis podem passar o dia apreciando a natureza, ao passo que ratos não podem se descuidar nem por um segundo. E não por acaso, caracóis vivem cinco anos. Dois a mais que os ratos."


O rato ouviu a tudo atentamente. Ponderou que o caracol tinha razão em tudo o que havia dito e, com uma violenta pisada, esmagou o caracol contra o chão.

Felizmente o solo era fofo o suficiente para que o caracol sobrevivesse. Mas ele aprendeu uma pequena lição que lhe seria útil pelo resto da carreira. Por mais razão que você tenha, nunca tente provar a alguém que se acha o máximo, que ele não é nada daquilo. Porque não há negócio pior do que oferecer sabedoria a quem só pode pagar com ignorância.

Max Gehringer, para CBN.
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
'SOU LUZ!"

DOIS CAMINHOS. UMA ESCOLHA.


DOIS CAMINHOS.
UMA ESCOLHA.


"EXISTE DUAS FORMAS DE ENFRENTAR A VIDA:

1 - UMA É O ORGULHO, ACREDITANDO QUE SABE TUDO;

2 - A OUTRA É A HUMILDADE, RECONHECENDO QUE TEM MUITO QUE APRENDER.

1 - UMA, QUE SE NÃO APRENDE PELO BEM;

2 - A OUTRA, É QUE APRENDE PELA DOR. 


1 - UMA, BONDADE COM MUITA BONDADE SE PAGA;

2 - A OUTRA, MALDADE COM MUITA JUSTIÇA SE PAGA.

POR FIM, A ESCOLHA SEMPRE SERÁ NOSSA É DE MAIS NINGUÉM.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

A FORÇA DO PENSAMENTO.

 
A FORÇA DO PENSAMENTO.
 

"TUDO O QUE SOMOS É:
 
- O RESULTADO DO QUE NÓS PENSAMOS;
- BASEADO NAS NOSSAS VIBRAÇÕES DE PENSAMENTO;
- REALIZADO EM CIMA DO QUE NÓS PENSAMOS.
 
SE UMA PESSOA FALA OU AGE COM PENSAMENTO MALÉFICO, A DOR LHE SEGUE IMPLACAVELMENTE, COMO A RODA SEGUE AS PATAS DO BOI QUE PUXA A CARRETA.
SE UMA PESSOA FALA OU AGE COM O PENSAMENTO PURA, A FELICIDADE LHE SEGUE COMO UMA SOMBRA QUE NUNCA LHE ABANDONA." (Pensamento budista)

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"