sábado, 16 de agosto de 2014

ORISÁ OMULÚ/OBALUAYÊ

ORISÁ OMULÚ/OBALUAYE
 
O dia 16 de Agosto é dedicado ao São Roque na Igreja Católica. E no Candomblé também é homenageado OMULÚ/OBALUAYE.
Esse Orisá tem  haver com a complexidade da doenças, da saúde, da vida e da morte.
Obaluaiê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulu é a sua forma mais velha. A figura de Omulu é completamente cercada de mistérios e dogmas, sendo-lhe atribuído o controle sobre as doenças, especialmente as epidemias. Omulu representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha que tapa o seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol diretamente.
Está fortemente relacionado com os troncos e os ramos das árvores. A sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O seu poder está extraordinariamente ligado à morte.
Omulu é o Orisá que rege a morte, ou o instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Os Orisá não pune ou castiga ninguém, pois estas ações são atributos da Lei Divina, que também não pune ou castiga. Ela apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne. E se alguém semeou ventos, vai colher sua tempestade pessoal, mas amparado pela própria Lei,.
Omulu, em seu pólo positivo, é o curador divino e tanto cura alma ferida quanto nosso corpo doente. Se orarmos a ele quando estivermos enfermos ele atuará em nosso corpo energético, nosso magnetismo, campo vibratório e sobre nosso corpo carnal, e tanto poderá curar-nos quanto nos conduzir a um médico que detectará de imediato a doença e receitará a medicação correta.
O orixá Omulu atua em todos os seres humanos, independente de qual seja a sua religião. Mas esta atuação geral e planetária processa-se através de uma faixa vibratória especifica e exclusiva, pois é através dela que fluem as irradiações divinas.
OBALUAYE
Que significa Rei, Dono ou Senhor da Terra. É também considerado o deus da varíola e das doenças contagiosas; no catolicismo ele é conhecido como, São Roque. O dia 17 de dezembro é dedicado a São Roque e a Obaluaye.
Muitos o associam apenas como Orixá curador, que ele realmente é, pois cura mesmo! Mas ele é muito mais do que já o descreveram.
Ele é o Senhor das Passagens de um Plano para outro, de uma dimensão para outra e mesmo do espírito para carne e vice-versa.
Ele estabelece o cordão energético que une o espírito ao corpo (feto), que será recebido no útero materno assim que alcançar o desenvolvimento celular básico (órgãos físico).
Os omorisás de Obaluayê costumam ser introvertidos, seu caráter ás vezes, é taciturno, calado, fechado em si próprio, ás vezes têm piques de alegria, descontração e satisfação, indo de um pólo para outro com muita freqüência (bipolar), parecem misteriosos, não gostam de aglomeramento, preferem o isolamento e curtem sua mágoa e dor sem participar a ninguém, sendo muito sentimentais.
Seu símbolo é o Xaxará, um feixe de ramos de palmeira enfeitado com búzios.
O Senhor da Vida é também Guardião das Almas que ainda não se libertaram da matéria.
Obaluaê é um Orixá ancião da cura, Senhor da Sabedoria e da Evolução, Senhor da Transmutação, Senhor das Passagens.
Seu elemento é a terra e seu ponto de força o cemitério.
Seu ponto riscado é o cruzeiro das Almas. Seu Exu é o Exu da Meia Noite.
Sua apresentação é com um tipo de saiote feito da palha da costa, um capuz de palha da costa na cabeça cobrindo o rosto e o dorso, fazendo com que fiquem visíveis apenas os braços e os pés do filho de santo.
Mas também podemos representá-lo com roupa toda branca com um véu branco comprido sobre a cabeça.
Seu planeta regente é Saturno.
Seu dia da semana é segunda feira; suas cores vão desde o preto, vermelho, branco, amarelo e ouro (essa é uma cor com referência ao sol).
Seu metal é o chumbo e o barro e a terra são os seus elementos principais.  Seus locais de vibração são:  cemitério e beira de lago, em fendas de pedreira ou cachoeira ou cavernas em beiras de praias.
Sua Saudação
: Atotô Obaluayê!
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"

Nenhum comentário: