sábado, 9 de agosto de 2014

MÊS DE AGÔSTO É DE OBALUAYÊ



OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.

Mediante a um ORISÁ sempre temos que refletir sobre o que ele representa e a mensagem que trás, a qual sempre está além do comum. Um ORISÁ é uma energia complexa por esse motivo não deve ser levada ou entendida com leviandade.

Como todos os estudiosos e praticantes do Candomblé, sabem que esse ORISÁ se desdobra em mais de um, porém ele não é o único. Ele recebe nomes diferentes conforme seu espaço vibracional como: OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.

Vamos dissecar o que quer dizer esses nomes na língua Iorubá:
 
OBALUÀYÉ = Quer dizer REI ou SENHOR DA TERRA (NÃO NO SENTIDO DE TERRA PLANETA).
OBA= rei ou senhor.
AYÉ= terra.
OMOLÚ= quer dizer FILHO DO SENHOR.
OMO= filho.
LÚ= do senhor.
SAKPATA= DONO DA TERRA (não se trata do planeta Terra);
SÀNPÒNNÁ= título ligado a grande calor, ou seja, SOL.
Neste último nome podemos observar que esse ORISÁ, têm muito a nos dizer que está além das feridas e úlcerações na pele. Temos que lembrar que ele passa dessa vibração para outra de cura e beleza, que de tal forma tem o brilho do Sol.
Será por isso que ele usa a palha para se cobrir e não ao contrário que muitos pensam, que as usa para esconder suas chagas? Responda se puder.
Fazemos parte da natureza que não é estática, mas sempre construindo e desconstruindo num processo de caos e grande evolução. Por isso mesmo, nossas perguntas e respostas também tem que seguir esse rítimo da vida e não estagnar na mediocridade. A natureza nos mostra as tranformações que ocorrem o tempo todo. O humano também transforma o seu habitat o tempo, o seu corpo e sua vida. Evolução sempre o tempo todo.
No seu ethan ou itan (lenda) vemos que ele tem origem no ORISÁ NÀNÀ e que nesta fase ele está em vibração de moléstias que expoem ostensivamente sobre a pele, como o caso da varíola, e que depois ele segue sob as vibrações da ORISÁ YEMOJÁ, mundando essa vibração ostensivamente para a saúde e beleza como também a quentura e o brilho do Sol. Porém ele tem tudo a ver com a morte e o renascimento.
O nome de sua dança é OPANIJÉ, que quer dizer: “AQUELE QUE MATA QUALQUER UM E COME.” Podemos interpretar isso como a força ORISÁ que tem a possibilidade de extinguir qualquer doença e a transsubstancia em algo benéfico. Mas o inverso pode ser verdadeiro. Dependendo de seu estado vibracional e ocupação em seus yaôs ele mostra através de sua dança peculiar e enérgica com toque de delicadeza.
O mês de Agôsto se para muitos e tido como ruim, para os adptos do Candomblé e omorisás de OBALUÀYÉ ele é muito bem vindo e esperado, pois é o tempo de OLUBAJÈ, ou seja, a festa anual para esse grande ORISÁ.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Sàngó/Obá/Lodê

“SOU LUZ!”

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS 2014



HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
 
Sérgio Pereira 08/08/2014.
 
DE CERTA FORMA TODOS QUEREMOS TER UM VÍNCULO COM QUEM NOS PROCRIOU,SE NÃO UM VÍNCULO, PELO MENOS A CURIOSIDADE DE SABER  QUEM FORAM ELES, SE CASO A PESSOA NÃO TEM HISTÓRICO A RESPEITO.
MAS ESSA CONDIÇÃO DE PAI É MUITO MAIS AMPLA,MUITO MAIS VASTA, NÃO SE PRENDE SOMENTE AO SER QUE PARTICIPOU DESSA REALIZAÇÃO BIOLÓGICA, MAS AQUELE QUE REALMENTE  ASSUMIU ESSA  PATERNIDADE,  QUE PODE SER UM AVÔ, UM TIO, UM IRMÃO, UM PADRINHO, UM PRIMO, UM PADRASTRO OU UM PAI DE CORAÇÃO.
MAS O MAIS IMPORTANTE DE TUDO ISSO É QUE ALGUÉM OCUPA OU OCUPOU  ESSE LUGAR TÃO IMPORTANTE  NA VIDA DE QUALQUER PESSOA.AFINAL TODOS SOMOS FILHOS DE ALGÉM E ESSE ALGUÉM NATURALMENTE TAMBÉM SEGUE A MESMA VERDADE.
EM NÓS HUMANOS É PRESENTE ESSA NECESSIDADE DE ESTARMOS LIGADOS A ALGUÉM QUE NO PASSADO NOS FOI A FIGURA DO SUPER HERÓI, DA FIRMEZA, DA SEGURANÇA, DA DEFESA, DO MELHOR EXEMPLO,DO MELHOR AMIGO E O GRANDE ÍDOLO. E DEPOIS QUE ELES PARTEM DESSE PLANO FÍSICO FICAMOS A RELEMBRAR E REPASSAR OS MELHORES MOMENTOS MARCANTES QUE FIZERAM PARTE DE NOSSA FORMAÇÃO COMO SER HUMANO E CIDADÃO.
É IMPORTANTE NÃO JULGUAR E MUITO MENOS CONDENAR AQUELES QUE SÃO NOSSOS PROGENITORES (MÃE E PAI). SE NÃO FORAM BONS PAIS, DEIXE ISSO PARA A NATUREZA AVALIAR, ELA COM MUITA JUSTIÇA IRÁ FAZER ACONTECER O MELHOR PARA ELES APRENDER A SER MELHORES EM OUTRA OPORTUNIDADE. ANTES, PORÉM OLHE PARA SI E AVALIE O SEU COMPORTAMENTO NESSE SENTIDO CASO JÁ SEJA PAI OU MÃE,SENÃO VEJA SE REALMENTE ESTÁ PREPARADO PARA SER UM VERDADEIRO PAI OU MÃE.
EXISTE MUITOS HOMENS QUE ACUMULAM O PAPEL DE PAI E MÃE E MULHERES QUE TAMBÉM FAZEM O PAPEL DE MÃE E PAI.
ENTRETANTO, É TÃO FORTE A NOSSA NECESSIDADE DE TERMOS ESSAS FIGURAS PATERNAL E MATERNAL QUE BUSCAMOS ESSA IDENTIDADE JUNTO A ESPIRITUALIDADE,NOS SANTOS, NOS SERES ANGELICAIS, EM PESSOAS COM ÁUREA NOBRE, NOS ESPÍRITOS E ORISÁS, ENFIM ATÉ NA PRÓPRIA NATUREZA ONDE QUE EM DETERMINADO MOMENTO NOS REFERIMOS COMO MÃE E EM OUTRO COMO PAI (DEUSA E DEUS), UMA VEZ QUE A CRIAÇÃO NÃO TEM SEXO.
ENTRETANTO, DE TUDO ISSO O QUE INTERESSA É O NOSSO REAL RECONHECIMENTO E GRATIDÃO POR ESSAS PESSOAS QUE OFERTARAM PARTE DO SEU TEMPO E AMOR EM NOS PROCRIAR, CRIAR, CUIDAR E EDUCAR.
SEMPRE UM FELIZ DIA DOS PAIS.
 
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
“SOU LUZ!”

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

UMA FLOR DE OSÚN ESTÁ A PERFUMAR O UNIVERSO!




UMA FLOR DE OSUN ESTÁ A PERMUMAR O UNIVERSO.
 




NESTA DATA DE 07/08 FAZ 3 ANOS QUE A OMORISÁ DIVA D'OSÚN DOKÔ, MINHA MÃE CARNAL E IYÀ ÈBÉ DO CPPE CARIDADE DESENCARNOU. SEMPRE TRAZIA BRILHO E BELEZA COM A SUA PRESENÇA EM NOSSAS RODAS DE CANDOMBLÉ, E QUANDO SUA OSÚN CHEGAVA NA TERRA ENCANTAVA A TODOS COM SUA DANÇA SUAVE E CHEIA DE DIGNIDADE, UMA VERDADEIRA RAINHA.
HOJE ESSA FLOR DE OSÚN PERFUMA O UNIVERSO.

ORA IYÊ IYÊ OSÚN DOKÔ!!!...
 
OBSERVEM O SINCRONISMO NUMÉRICO:
NASCEU NO DIA 6;
DO MES 6;
E DESENCARNOU NO DIA 7;
DO MES 8.
 
 

Sérgio Pereira/kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Sángò/Obá/Lodê

"SOU LUZ!"
OBSERVEM O SINCRONISMO:
NASCEU NO DIA 6,
DO MES 6
DESENCARNOU NO DIA 7
DO MES 8.
OBSERVEM O SINCRONISMO:
NASCEU NO DIA 6,
DO MES 6
DESENCARNOU NO DIA 7
DO MES 8.
OBSERVEM O SINCRONISMO:
NASCEU NO DIA 6,
DO MES 6
DESENCARNOU NO DIA 7
DO MES 8.
 
 

 



SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE

OBSERVEM O SINCRONISMO:
NASCEU NO DIA 6,
DO MES 6
DESENCARNOU NO DIA 7
DO MES 8.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A PREGUIÇA.

 
A PREGUIÇA

Sérgio Pereira, 06/08/2014.
 
A PREGUIÇA É CONSIDERADA UM DOS 7 PECADOS CAPITAIS.
PARECE ESTRANHO TRATARMOS DE UM ASSUNTO COMO ESTE EM PLENO SÉCULO XXI. PORÉM, HÁ PESSOAS QUE  POUCO ESTÁ LIGANDO PARA O TEMPO EM QUE ESTÁ VIVENDO. QUER QUE TUDO E TODOS ESTEJA À SUA DISPOSIÇÃO, DE SUA PARTE NÃO MOVE UMA PALHA EM SEU BENIFÍCIO QUANTO MAIS EM FAVOR DO PRÓXIMO.
ESSE TIPO DE PESSOA É MUITO FREQUENTE SE VER GRAVITANDO NOS CENTROS ESPIRITISTAS, NAS IGREJAS DE QUALQUER CONFIÇÃO RELIGIOSA, EM GRUPOS QUE OFERECEM GRATUITAMENTE APÔIO (SIM, POIS SÓ PARTICIPA A ONDE NÃO PRECISA DESEMBOLSAR UM CENTAVO, NÃO QUE NÃO TENHA NA MAIORIA DAS VEZES, MAS NÃO CONSEGUE DOAR NADA A NINGUÉM, SÓ ENTENDE QUE TEM QUE RECEBER), ETC...SE É PREGUIÇOSA ATÉ EM CUIDAR DE SI, NÃO SE PODE ESPERAR QUE FAÇA ALGUMA COISA EM BENIFÍCIO DOS OUTROS.
PENSA SEMPRE QUE EXIGEM MUITO DELA. VIVE QUEIXANDO-SE DE CANSAÇO E ESGOTAMENTO. QUANDO FAZ UMA AVALIAÇÃO DA SAÚDE JUNTO AO MÉDICO QUE LHE SOLICITOU EXAMES, TUDO ESTÁ PERFEITO NO SEU ORGANISMO. ENTÃO, NÃO É NADA FÍSICO. É REALMENTE DO SEU PRÓPRIO ESPÍRITO QUE É INDISCIPLINADO.
VAI EM QUALQUER LUGAR PARA QUE FAÇAM TUDO PARA O SEU BEM ESTAR. GOSTA DE RECEBER PASSE. GOSTA QUE LHE FAÇA DESCARRÊGO. QUE OREM POR ELA. QUE A LEVE DE CARONA PARA TODOS OS LUGARES. E COM ISSO PENSA QUE A VIDA VAI SE MODIFICAR PARA MELHOR. LÊDO ENGANO. ATÉ PARA RACIOCINAR TEM PREGUIÇA. ESQUECE QUE CADA DE NÓS E SOMENTE NÓS TEMOS QUE FAZER A NOSSA PRÓPRIA VIDA E QUE VAMOS COLHER OS FRUTOS DO QUE SEMEAMOS NO PASSADO. 
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"
 
 

NATUREZA DE OSÚN.



NATUREZA DE OSÚN

 NATUREZA DE OSÚN
Frequentemente chega até mim preces que
são feitas por meus filhos e alguns devotos que prostrados nas beiras dos rios, cascatas e cachoeiras. Tipo como esta:

Óh! águas claras que rolam de alto
 da cachoeira trazendo
 energias e força
 para sempre me proteger
 contra todos os males,
 materiais e espirituais que
 sinto hoje e que por ventura,
 venha a sentir amanhã.
 Bem sei que com a tua energia estarei
 abrindo meus caminhos para um
 amor eterno junto aos meus
 dentro de minha casa!
Então, ouvindo isso lhes afirmo:
Meus amados,sou Água Doce,
Nenhuma barreira poderá represar-me e impedir que me torne um oceano de bençãos.
 Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras no meu leito.
 Converter-me-ei em torrente, em cachoeira, e saltarei impetuosa,
 Se me fecharem todas as saídas, eu me infiltrarei no subsolo,
 Permanecerei oculta por algum tempo, Mas não tardarei a reaparecer e
 Em breve estarei jorrando através de fontes cristalinas
 Para saciar a sede dos transeuntes e da população. Mas se me impedirem
 também de penetrar no subsolo
 Eu me transformarei em vapor
 Formarei nuvens e cobrirei o céu
 E, chegando a hora recorro as forças de minha irmã Senhora dos ventos, raios e relâmpagos e juntas formaremos um furacão, que junto com nosso Rei provocaremos uma tempestade com ventos, trovoadas, relâmpagos e
 Desabarei torrencialmente,
 inundarei e romperei quaisquer diques que estiver no meu caminho
 E seguirei finalmente para a casa de nossa grande Mãe num amplexo de grande e extraordinária fusão, formando o oceano.

  ASÉ!!
 Ora iyê iyê, Osún!!!

 
 Sérgio Pereira/Kajaide
 Orientador Espiritual
 Ano de Sángó/Obá/Lodê
 "Sou Luz!"


terça-feira, 5 de agosto de 2014

AGOSTO, MES DE OBALUAIYÊ! ATOTÔ!!!


AGÔSTO, MES DE OBALUAIYÊ!

ATOTÔ!!!

A BUSCA PELA CURA.



A BUSCA PELA CURA.
 
KAJAIDE/2014
 
MUITOS SÃO AQUELES QUE DESEJAM E BUSCAM CURA PARA SEUS MALES, SEJA ELES QUAIS FOREM, PORÉM NÃO QUER FAZER NENHUM ESFORÇO PARA TAL, MAS MESMO ASSIM QUER VER O SEU DESEJO SE REALIZAR. BEM, É DEVER E DIREITO DE TODOS BUSCAR O EQUILÍBRIO DE SE...U ESTADO DE SAÚDE EM QUALQUER NÍVEL DA VIDA.ENTRETANTO, AQUELES QUE RECORREM A CURA PARA AS SUAS MAZELAS POR MEIO DA ESPIRITUALIDADE, PODE TER CERTEZA QUE SERÁ SEMPRE ATENDIDO E RECEBERÁ TUDO DE ACORDO COM O SEU MERECIMENTO. SIMPLESMENTE ASSIM.
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE.
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE SÀNGÓ/OBÁ/LODÊ
"SOU LUZ!"
 

JULGAR E CONDENAR.



JULGAR E CONDENAR.
 
kajaide/2014
 
TEM ALGUÉM QUE GOSTA DE JULGAR E CONDENAR A VIDA DO OUTREM. GASTA O SEU PRECIOSO TEMPO EM CUIDAR DA VIDA ALHEIA E DEIXA A SUA EM SEGUNDO PLANO. CLARO QUE VAI COLHER TODOS OS FRUTOS DESSE PLANTIO NO FUTURO. COMO TEM AQUELES QUE SEMPRE ACHAM A GRAMA DO VIZINHO MAIS VERDE DO QUE A SUA, MAS NÃO FAZ NADA PARA MELHORAR ISSO.
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE SÀNGÓ/OBÁ/LODÊ
"SOU LUZ!"

FALSIDADE.



FALSIDADE.
KAJAIDE/2014.
HÁ HUMANOS QUE GOSTAM DE SE VESTIR COM PELE DE CORDEIRO, PORÉM SÃO VERDADEIROS LOBOS A ESPREITA DE INCAUTOS. PARA CONVENCER OS OUTROS USAM DE GESTOS E PALAVRAS MANSAS E ATÉ MUITO AFETADOS, MAS TUDO NÃO PASSA DE ARTIMANHAS QUE UTILIZAM PARA ALCANÇAR SEUS INTERESSES ESCUSOS. ISSO É MUITO COMUM SE OBSERVAR EM PESSOAS LIGADAS A RELIGIÃO E POLÍTICA.

 SÉRGIO PEREIRAKAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE SÀNGÓ/OBÁ/LODÊ
"SOU LUZ!"

CONSTANTE REENCARNAÇÃO

 
CONSTANTES REENCARNAÇÕES
KAJAIDE/2014.
 
É VERDADE QUE SOMOS IRMÃOS DAS ESTRELAS. SOMOS SERES CRIADOS NO INICIO DOS TEMPOS. DESDE A NOSSA CRIAÇÃO ESTAMOS EM CONSTANTES JORNADAS E EM ETERNAR EVOLULÇÃO. NAS VÁRIAS REENCARNAÇÕES PELAS QUAIS PASSAMOS VAMOS EXPERENCIANDO COMO MASCULINO..., FEMININO, SERES DE STATUS SIMPLES, OUTRAS VEZES DE DESTAQUE; TAMBÉM COMO UM SER URBANO OU COMO DE CULTURA PRIMITIVA. E SEMPRE RECEBEMOS A VESTIMENTA CARNAL DE ACORDO COM O LOCAL EM QUE RENASCEMOS.
NO MEIO ESPIRITISTA SEMPRE SE OUVE QUE DETERMINADAS PESSOAS DIZEM TER SIDO UM BARÃO, UMA BARONESA, UM REI, UM PRÍNCIPE; NO MÍNIMO UM NOBRE. TEM ATÉ QUEM DIGA QUE FOI A CLEÓPATRA, MAS NINGUÉM DIZ QUE FOI O ESCRAVO EUNUCO QUE ABANAVA ESSA RAINHA.
 
Sérgio Pereira/Kajaide.
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"
 
 

domingo, 3 de agosto de 2014

ROMANCES ESPIRITUALISTAS - PAI JOAQUIM D'ANGOLA


PAI JOAQUIM D’ANGOLA
Pai Joaquim D'Angola apresenta-se sempre com uma calça branca, sem camisa e com uma guia somente.
Traz na mão esquerda seu cachimbo e na mão direita uma pemba branca.
Falar de Pai Joaquim D'Angola não é tarefa fácil.
É maravilhoso poder trabalhar com esta entidade. Sempre que arria (quando se comunica através do médium ostensivamente), mesmo que para trabalhos rápidos, sempre deixa grandes lições.
Sempre fala com carinho com todos, mesmo quando não compartilha com as ações, procedimentos, ideias errôneas  ou quando há algo errado na casa espiritualista.
Quando incorpora, sempre traz uma sensação de alívio muito aconchegante a todos os presentes. Sua primeira preocupação é limpar o médium com quem vai trabalhar, mantê-lo equilibrado energeticamente para que este não carregue nada ruim enquanto trabalha no atendimento caritativo.
Sua maneira de trabalho é muito peculiar. Trabalha nas duas bandas, ou seja, nas falanges do bem e na dos marginalizados espiritualmente, onde nessa última tem grande sabedoria em como se comunicar e usar de muita diplomacia para poder negociar com o mal. Faz isso para o bem poder caminhar. Sempre se apresenta com um ótimo senso de humor e procura sempre deixar suas lições de maneira simples e objetiva, para que não fiquem dúvidas com relação ao assunto.
É exímio conhecedor das propriedades medicinais das plantas. Sua especialidade é trabalhar com a saúde.
Pai Joaquim D'Angola é chefe de falange e vale a pena frisar que sua falange é enorme. Tem grande influência sobre seus comandados e uma equipe muito grande de Exús a seu serviço.
Pai Joaquim, como muitos Pretos-Velhos, foi trazido ao Brasil na época da escravidão. Era um simples morador de uma aldeia na Angola, hoje chamada de Lobito, quando houve a invasão portuguesa. Os portugueses escravizaram diversos negros que apresentavam um bom estado de saúde para que servissem de escravos do outro lado do Atlântico. Pai Joaquim, como tantos outros, foi arrancado do seio de sua família, tinha esposa e filhos nesta época.
Um de seus filhos gerou um filho com o nome de Tomáz, seu neto, hoje uma entidade conhecida na Umbanda que apresenta-se com o nome de Pai Tomáz.
Quando Pai Joaquim chegou ao Brasil trabalhou pelo resto da vida em uma fazenda de cana e café na região de Minas Gerais.
Durante sua vida na fazenda, começou a ser chamado de Pai Joaquim pois era o curandeiro da comunidade que se formou. Sempre tinha uma maneira de aliviar o sofrimento físico de seus irmãos através do uso de plantas, desenvolvendo chás, unguentos e emplastros. Era muito hábil em animar seus irmãos com mensagens de carinho e esperança. Sempre tinha uma boa lição para ensinar.
Seus feitos milagrosos com seus irmãos chamaram a atenção dos senhores das fazendas que começaram a levar seus entes para serem tratados por Pai Joaquim. Ele amorosamente os tratava da melhor maneira possível. A notícia de seus feitos estava se disseminando entre as comunidades mais próximas, o que o denotou como curandeiro e, para algumas pessoas da época, simplesmente bruxo, conhecedor das magias dos negros e, nesta época, totalmente condenável pela igreja católica.
Certo dia, uma criança, filha de um dos senhores, foi levada até Pai Joaquim para que fosse tratada de sua enfermidade. Ela apresentava sérios problemas de saúde. No início do tratamento, Pai Joaquim já sabia que ela lhe foi levada tarde demais e que seria quase impossível devolver-lhe a saúde tão esperada.
O senhor, pai da criança, disse que se Pai Joaquim não a curasse de tal enfermidade, ele mesmo trataria de ordenar sua morte e que esta se daria com muito sofrimento.
Pai Joaquim, com todo seu conhecimento não pôde restaurar-lhe a saúde e a criança acabou desencarnando. Mas de antemão já pressentiu que sua vida na Terra também estava se esgotando e que não seria sem dor e grande sofrimento.
Após a dor da perda, o senhor imediatamente ordenou que o velho Joaquim fosse açoitado até a morte, para que dessa maneira todos os outros aprendessem com quem estavam lidando e que não lhe adiantavam quaisquer outros meios de cura se não fosse pela tradicional. Os senhores das fazendas não tolerariam mais os atos de curandeiros, nem negros que detivessem o poder de manipular as magias que só eles conheciam.
Pai Joaquim foi açoitado por um dia inteiro, sem direito à qualquer alimento ou sequer um pouco de água.
Durante sua sessão de tortura, ele chorava e pedia a Deus que lhe levasse, pois a sua dor era insuportável. Não só a dor da carne, mas também a dor de seus sentimentos, donde tanto fez para trazer a paz, alegria e saúde aos que agora acoitavam-lhe sem piedade, sim porque dentre eles havia aqueles que Pai Joaquim tinha salvo da morte certa.
Quanto mais o tempo passava, mais Pai Joaquim odiava tudo o que tinha feito pelo próximo, e o pior, começava a odiar a Deus pelas suas Leis e pelo que lhe tinha reservado à vida.
Nessa prova árdua, Pai Joaquim começou a vacilar. Pensava: "Como podia um Deus tão bom e tão justo deixar que façam isso comigo? Eu que sempre zelei pelas suas leis e pelos seus ensinamentos? Eu que fui escravizado e o resto de minha vida fui condenado a trabalhar como um animal de carga? Deixaste-me, ó meu Deus, que me tratassem como um animal, quando o que mais queria era tratar meus semelhantes da forma mais humana, transmitindo-lhes o amor que o Senhor tanto tenta nos ensinar!!! Eu que era só amor agora me transformo em ódio, por tudo que fiz e que mereço agora são chibatadas neste corpo frágil e cansado do trabalho e do tempo!!! Onde estás meu Deus que não me protege nesta hora de minha maior agonia???" Onde estão os meus Orixás? Os Orixás de meus ancestrais, a quem sempre prestei obrigação?!
E foi dentro desse quadro de dor e revolta que Pai Joaquim deixou o plano terreno ao entardecer, quando a luz do sol já não lhe aquecia mais o corpo.
Algum tempo depois que não sabia precisar de quanto foi, ele recobra a lucidez e viu-se envolto por uma névoa branca. Assustado com o presente momento percebeu o que sentia pois ainda levava consigo a dor dos chicotes, a revolta do acontecido e mais a saudade de seus irmãos... o amor pelos seus...
Passado um tempo que não sabia determinar se foi de um dia ou de anos, sentindo-se só e perdido, lembrou-se do que recomendava para aqueles que lhe procurava em momentos semelhantes a esse pelo que ele próprio estava passando, então começou a orar. No início sem muita convicção. Percebeu que ninguém lhe chegava, nenhuma alma vinha lhe prestar socorro ou ao menos lhe dizer o que fazer ou para onde ir.
Mas, após um bom tempo de espera angustiosa, começou a ficar irritado com tal situação, começou a esbravejar:
"E agora??? Onde está esse tal Deus que vocês sempre me ensinaram que existe e que eu repassei essa fé para quem me procurava??? Que Deus é esse que simplesmente me deixou quando mais precisei Dele??? Que Deus é esse que ao invés de me ensinar o amor me ensinou a dor??? Que Deus é esse???"
Enquanto esbravejava, notou que não tocava seus pés no chão. Parou de falar por alguns instantes. Olhou para trás e viu que quem o segurava em seus braços era uma entidade veneranda.
E disse-lhe:
"- Tenha calma, meu velho, meu amigo, meu irmão, que sua dor já passou. E pra onde nós estamos indo nunca mais sentirás dor, nunca mais sentirás saudades, nunca mais sentirás solidão e terás a todos que ama ao vosso lado! Todos mesmo até seus ancestrais e seus Orixás.
A criança cuja enfermidade não foi possível curar também estava na recepção ao Pai Joaquim.
Mas o porque do nome de Pai Joaquim D'Angola e o seu chapéu de palha?
Pai Joaquim (ou Iquemí) foi um forte guerreiro, filho prometido de uma família real africana, oriunda de Angola, África, para reinar junto ao seu povo.
Iquemí era príncipe majestoso, amava sua liberdade, seus amores, um legítimo filho de Xangô.
Mas entre guerra pelo poder, Iquemí foi aprisionado por uma tribo inimiga que o entregaram aos mercadores brancos.
Iquemí, o grande guerreiro, príncipe de sua tribo, estava em desespero. Preso como um animal, veio no porão de um navio aos gritos de desespero dos seus inimigos de cor.
O mercador de escravos, dono do navio onde vinha Iquemí, soube do destaque de ter um príncipe entre os outros escravos, observou o seu porte, sua beleza, seus dentes perfeitos e seu corpo musculoso, mas viu nos seus olhos que não se submeteria aos maus tratos em se tornar um escravo.
O mercador de escravos chama-se Manoel Joaquim, nascido em Lisboa, decidiu então ficar com Iquemí na sua fazenda nas terras da Bahia.
Assim Iquemí chegou à Bahia e foi para a fazenda do mercador.
Mas Iquemí não aceitava ser escravo, o mercador se afeiçoou a Iquemí devido a sua valentia, sua força e destaque entre os negros, mal sabia que sob a luz da espiritualidade ambos eram almas afins unidos pelo destino.
Iquemí foi conquistando a amizade do senhor Manoel Joaquim, que só teve um filho que morreu cedo com a peste, gostava de Iquemí como de um filho e um dia lhe disse:
"- Negro, tu não tens um nome, um nome verdadeiro, um nome onde vais ser conhecido, vou pensar como te chamar."
O mercador adoeceu seriamente, mas antes de morrer batiza Iquemí de Manoel Joaquim de Luanda, um pedido de Iquemí.
Sua fama correu por terras, envelhecendo se tornou pai de todos, Pai Manoel Joaquim de Luanda ou Pai Joaquim D'Angola.
Seu papel na escravidão foi importantíssimo.
Promovia a paz entre seus irmãos de cor. Bondoso, Pai Joaquim recebeu seu primeiro chapéu de palha dado por um bispo da igreja local quando sua cabeça já era toda branquinha.
Jamais esqueceu sua grande e velha mãe África.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"SOU LUZ!"