sábado, 9 de agosto de 2014

MÊS DE AGÔSTO É DE OBALUAYÊ



OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.

Mediante a um ORISÁ sempre temos que refletir sobre o que ele representa e a mensagem que trás, a qual sempre está além do comum. Um ORISÁ é uma energia complexa por esse motivo não deve ser levada ou entendida com leviandade.

Como todos os estudiosos e praticantes do Candomblé, sabem que esse ORISÁ se desdobra em mais de um, porém ele não é o único. Ele recebe nomes diferentes conforme seu espaço vibracional como: OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.

Vamos dissecar o que quer dizer esses nomes na língua Iorubá:
 
OBALUÀYÉ = Quer dizer REI ou SENHOR DA TERRA (NÃO NO SENTIDO DE TERRA PLANETA).
OBA= rei ou senhor.
AYÉ= terra.
OMOLÚ= quer dizer FILHO DO SENHOR.
OMO= filho.
LÚ= do senhor.
SAKPATA= DONO DA TERRA (não se trata do planeta Terra);
SÀNPÒNNÁ= título ligado a grande calor, ou seja, SOL.
Neste último nome podemos observar que esse ORISÁ, têm muito a nos dizer que está além das feridas e úlcerações na pele. Temos que lembrar que ele passa dessa vibração para outra de cura e beleza, que de tal forma tem o brilho do Sol.
Será por isso que ele usa a palha para se cobrir e não ao contrário que muitos pensam, que as usa para esconder suas chagas? Responda se puder.
Fazemos parte da natureza que não é estática, mas sempre construindo e desconstruindo num processo de caos e grande evolução. Por isso mesmo, nossas perguntas e respostas também tem que seguir esse rítimo da vida e não estagnar na mediocridade. A natureza nos mostra as tranformações que ocorrem o tempo todo. O humano também transforma o seu habitat o tempo, o seu corpo e sua vida. Evolução sempre o tempo todo.
No seu ethan ou itan (lenda) vemos que ele tem origem no ORISÁ NÀNÀ e que nesta fase ele está em vibração de moléstias que expoem ostensivamente sobre a pele, como o caso da varíola, e que depois ele segue sob as vibrações da ORISÁ YEMOJÁ, mundando essa vibração ostensivamente para a saúde e beleza como também a quentura e o brilho do Sol. Porém ele tem tudo a ver com a morte e o renascimento.
O nome de sua dança é OPANIJÉ, que quer dizer: “AQUELE QUE MATA QUALQUER UM E COME.” Podemos interpretar isso como a força ORISÁ que tem a possibilidade de extinguir qualquer doença e a transsubstancia em algo benéfico. Mas o inverso pode ser verdadeiro. Dependendo de seu estado vibracional e ocupação em seus yaôs ele mostra através de sua dança peculiar e enérgica com toque de delicadeza.
O mês de Agôsto se para muitos e tido como ruim, para os adptos do Candomblé e omorisás de OBALUÀYÉ ele é muito bem vindo e esperado, pois é o tempo de OLUBAJÈ, ou seja, a festa anual para esse grande ORISÁ.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Sàngó/Obá/Lodê

“SOU LUZ!”

Nenhum comentário: