OYÁ-YANSÃ E OSUM: DUAS MÃES. DUAS PODEROSAS ENERGIAS.
SÉRGIO PEREIRA.
TEXTO PROFERIDO NA SESSÃO MEDIÚNICA EM 07/12/2012.
SOU OYÁ YANSÃ! SE ISTO NÃO BASTA PARA QUEM QUER SABER, POSSO ACRESCENTAR QUE SOU A VENTANIA DA TRANSGRESSÃO. SOU GUERREIRA DO VENTO E LUTADORA DA VIDA, MAS GENEROSA E CHEIA DE COMPAIXÃO EM TODOS OS MOMENTOS. VARRO COM O VENTO A AMBIÇÃO DESMEDIDA, A POSSE INDEVIDA, A INJUSTIÇA COMO VERDADE. O MEU TRANSGREDIR SE FÊZ PRESENTE NA VENTANIA QUE CRIEI PARA ESPALHAR AS FOLHAS DE OSSAIM, PARA QUE CADA ORISÁ COLHESSE A SUA COM O DEVIDO DIREITO, POIS, NÃO EXISTE “FEITURA” (INICIÇÃO) SEM A PRESENÇA DAS FOLHAS. TRANSGREDI QUANDO COMI O FOGO, ANTES DE SANGÔ E JUNTOS REPARTIMOS O SEU CALOR COM TODOS OS REINOS. SOU OYÁ . NÃO SUPOR A MEDIOCRIDADE PORQUE CREIO NA REVITALIZAÇÃO E RELATIVAÇÃO DE TUDO E DE TODOS DESDE QUE FAÇAM BROTAR EM SI A ENERGIA DA PAIXÃO PELAS COISAS BOAS DA VIDA. NUNCA FALO DA MORTE ...FALO DE VIDA. MORTO É AQUELE QUE NÃO QUER VIVER POR VONTADE PRÓPRIA, MAS MESMO ASSIM, SE DESEJAR ELE RESSUCITARÁ PARA A VIDA QUE NUNCA DEIXA DE EXISTIR. A TRANSFORMAÇÃO DEPENDE DE CADA UM. SOU VENTO E VENTANIA QUE QUANDO NECESSÁRIO ME ENVOLVO DIRETAMENTE COM OS RAIOS E TROVÕES DE SANGÔ; AGITO E LEVANTO ÀS ALTURAS AS ÁGUAS DE MINHA MÃE YEMANJÁ. QUERO TUDO TRANSPARENTE, ÁS CLARAS, PARA QUE NADA FIQUE NO OBSCURO, NO MEDO, NA TRAIÇÃO, NA MENTIRA, NA HIPOCRESIA, NA ESTAGNAÇÃO. SOU OYÁ YANSÃ, O RAIO DA ALEGRIA. SENHORA DOS VENTOS E VENTANIAS. SEMPRE TRAREI VENTOS FAVORÁVEIS QUANDO ME SAUDAREM: “EPA HEYI OYÁ!” (SALVE, OYÁ!) “EPA HEYI YANSÃ!” (SALVE, YANSÃ!) MAS...IGUAL A ÒGÚN, QUE A MINHA ESPADA NUNCA CHEGUE ATÉ VÓS PARA QUE NÃO SEJAM DIVIDIDOS, PELO RAIO, AS VOSSAS CABEÇAS E NEM AS COISAS QUE MAIS PREZAM.
QUEM SOU...? EU SOU OSUM. SOU FUNDAMENTO E RAZÃO ABSOLUTA DA EXISTÊNCIA. TENHO NO MEU ÂMAGO A VIDA QUE SE ABRE EM TODA SUA PLENITUDE. ESTOU PRESENTE NA PROCRIAÇÃO E DESCENDÊNCIA NA TERRA, PORTANTO, ESTOU TAMBÉM NA ANCESTRALIDADE..NA CRIAÇÃO. SENDO OSUM CARREGO O UMBIGO DA BELEZA, DO AMOR, DO DENGO, DO CARINHO, DA VOCAÇÃO PARA MATERNIDADE E PROCRIÇÃO. SALIENTO QUE TUDO SEJA INFINITO ENQUANTO DURE, POIS, É NATURAL QUE EXISTAM MUDANÇAS PARA QUE A VIDA POSSA AVANÇAR. EU SOU OSUM, SENHORA DO OURO, DO AMARELO DOURADO BRILHANTE E RESPLANDECENTE, DO VENTRE DAS FÊMEAS, DAS ÁGUAS DE TODOS OS RIOS E AS ÁGUAS DOCES, SEM AS QUAIS A VIDA NA TERRA SERIA IMPOSSÍVEL. SOU O FRESCOR DA ÁGUA POTÁVEL QUE SACIA A SEDE DOS HOMENS E DOS ANIMAIS. SACIO A SEDE DA TERRA QUE NECESSITA DE ÁGUA PARA A SEMENTE GERMINAR E GERAR NOVAS ERVAS, ÁRVORES, MATOS E FLORESTAS E FLORIREM E FRUTIFICAREM TRAZENDO A RENOVAÇÃO E O SUSTENTO DA VIDA. EU SOU OSUM, TRADUZO COM TERNURA E CARINHO QUANDO ME SAÚDAM: “ORA YÈYÉ Ó!” (MÃE CARINHOSA!).
SINTO GRANDE SATISFAÇÃO E ABENÇOO COM PROSPERIDADE AO ALIMENTO DE MEU AGRADO: O MUGUNZÁ. QUE ELE SEJA DISTRIBUÍDO SEMPRE COM TODOS QUE ESTIVEREM PRESENTES. SEJAM GENEROSOS QUE EU SENDO OSUM SABEREI RETRIBUIR.
COMO OS DEMAIS ORISÁS NÃO SOU DA PASSIVIDADE, CARREGO TAMBÉM COMIGO A ÂNSIA DA VIDA PARA COM ELA MESMA. SENDO O QUE SOU E EU SOU OSUM SEI BRANDIR MINHA ESPADA QUANDO É NECESSÁRIO DEFENDER A VIDA, A JUSTIÇA, O BELO, O AMOR, A PAZ. MAS QUE ELA NÃO FIRA E NEM CONDUZA NINGUÉM POR LEITOS TORTUOSOS SE NÃO FOR NECESSÁRIO, PORQUE DO CONTRÁRIO, CONHECERÃO MINHA ESPADA DE BRONZE COM O SEU BRILHO E GOLPE CERTEIRO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE YEMANJÁ/OSALÁ/AJELÚ
“EU SOU! EU FAÇO!”