terça-feira, 19 de agosto de 2014

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DO POVO QUE CULTUA ORISÁ.


 
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DO POVO QUE CULTA ORISÁ.

Sérgio Pereira, 19/08/2014.

Se  existe alguma expressão religiosa que mais respeita, cuida e cultua a natureza é justamente aquelas que cultuam Orisás. Isso se deve porque os seus iniciados sabe que tudo na natureza está sob os cuidados e domínios de alguma força que foi criada para justamente vibrar naquele sítio, onde não tem restrição para sua expressão. Nela encontramos composição divina contemplada por grandes agrupamentos sejam de pedras,florestas, matas, clareiras, córregos, cascatas, rios que serpenteiam e banham as terras de vários povos; sítios de águas cristalinas, que se relacionam de forma harmônica criando uma atmosfera de pura beleza natural. As cordilheiras, àguas subterrâneas, montanhas, penhascos, furnas, grutas, oceanos onde sua grandiosidade não se faz apenas por sua exuberância natural, mas pelas possibilidades que ele é capaz de proporcionar, a todos aqueles que buscam interação, contemplação, diversão ou consciência ecológica....Tudo isso é DEUS ONIPRESENTE, pois esses nichos ecológicos abrigam uma diversidade de seres dos vários reinos da natureza terrestre, entre eles nós humanos e os Orisás, entre tantos.


É de suma importância e obrigação por parte dos Babalorisás e Yalorisás de conscientizar seus iniciados de manter a ética e o respeito junto à natureza, pois em qualquer lugar tem uma Força Orisá responsável ali. Tem que aprender como deve levar e “arriar” (depositar) suas oferendas, seus despachos, descarrego ou lá o que for sem que polua ou forme lixo no meio ambiente. Tem que entender que tudo ali deixado tem que sofrer uma transformação, uma metamorfose benéfica para o todo. Não suje a natureza. Os Orisás não se beneficiam de plásticos, PVC, vidros e coisas assim que só servem para poluição e perigo para quem tem que transitar por esses sítios. Portanto, o que é deixado na natureza tem que servir rapidamente para ser absorvido de algum modo. Exemplo disso são comidas ou sacrifícios que são consumidos pelos animais silvestres do local. Com as velas deve se ter o  máximo cuidado do local onde elas vão ficar acessas, pois as mesmas tem que serem consumidas na sua totalidade mas, o fogo nela contida não pode ser o causador de um incêndio. Orisá nenhum quer qualquer desequilíbrio na natureza.

Nas encruzilhadas urbanas o que ali for colocado não pode causar horror as pessoas passantes ou causar entulho ou obstruir o direito de ir e vir das pessoas e dos veículos. Se for necessária uma quantidade maior de material, fale com seu Orientador Espiritual, com o seu Orisá, com seu Guia que ele certamente lhe dará uma alternativa sempre mais adequada.

Uma coisa é certa, todo aquele que quer bênçãos deve fazer o Bem através de suas ações.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Sàngó/Obá/Lodê

“SOU LUZ!”

Nenhum comentário: