segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A ORIGEM DOS ESPÍRITOS - PARTE I

 

 
 
 
A ORIGEM DOS ESPÍRITOS – PARTE I


Palestra proferida por Sérgio Pereira na Sessão Mediúnica de 04/10/2013



Falar sobre a origem de Deus e dos espíritos é algo muito além da nossa capacidade. Na verdade, o que a maioria absoluta de nós podemos fazer é especular, raciocinar e intuir algo a respeito da nossa origem e de Deus
 

Certamente que somente alguns seres que encarnaram na Terra tiveram um alto nível de consciência espiritual para entender, apenas, com mais clareza a respeito de Deus e da origem dos Espíritos, seja eles humanos ou não. Sim, porque, nem todos os Espíritos são de seres humanos, os que nascem em outros planetas tem suas próprias características.

Kardec abordou este tema em O Livro dos Espíritos, no primeiro capítulo do livro segundo e, como ele sempre deixou claro, temos que usar nossa fé raciocinada. Quando estudamos um determinado assunto, temos que ser pesquisador, cético, observador, e examinar profundamente antes de aceitar ou negar algo. E mesmo ao negar ou aceitar, mantermos a mente aberta, deixando espaço para as dúvidas ou outras respostas possíveis Além desta postura, ao estudarmos um assunto, também devemos seguir um método básico, sem o qual o nosso entendimento será prejudicado. Como método Básico, podemos utilizar:

1 – Analisar e levar em conta o contexto cultural da época em que ocorreu o fato ou o aparecimento do assunto;

2 – Buscar entender as influências culturais;

3 – Usar bibliografia confiável;

4 – Usar métodos científicos para valorizar a veracidade do assunto;

5 – Eliminar o máximo possível erro de informações de qualquer natureza:

5 – Somente depois colocar nossa opinião a respeito.

Além disso, levarmos em conta os possíveis erros de tradução, muito comuns até mesmo nas obras da codificação. O próprio Allan Kardec recomenda, em seu Catálogo Racional para se montar uma biblioteca espírita, o Baghavad Gita, um dos clássicos do hinduísmo. Inclusive, os espíritos orientam o codificador, na questão 628, a não negligenciar nenhum sistema filosófico antigo, nenhuma religião, pois todos possuem germes de grandes verdades, ainda que pareçam contraditórios e estejam esparsos.

 Sérgio Pereira/Kajaide
 Orientador Espiritual
Ano de Obaluayê/Nàná/Lonã
"Paz e Bem!"

Nenhum comentário: