sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A ORIGEM DOS ESPÍRITOS - PARTE II

 
A ORIGEM DOS ESPÍRITOS – PARTE II

Palestra proferida por Sérgio Pereira, na Sessão Mediúnica de 11/10/2013.

 
DEUS E OS ESPÍRITOS



Os espíritos da codificação afirmam existir dois elementos constitutivos do universo: espírito e matéria. Neste caso, Kardec usa o termo “espírito” como sinônimo de um elemento inteligente universal, o princípio inteligente. Já a matéria, com suas diferentes combinações químicas, até mesmo o princípio vital, que dá vida a todos os seres que o absorvem e assimilam, teria sua fonte na matéria universal modificada, no fluido universal.

Na questão 27 de O Livro dos Espíritos, Kardec pergunta se haveria, assim, dois elementos gerais do universo: a matéria e o espírito. Os espíritos responderam: “Sim, e acima de tudo Deus, o criador de todas as coisas; essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha papel intermediário entre espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa ter uma ação sobre ela. (...)”. A ideia de uma trindade universal também está presente nas doutrinas católica, protestante, hindu, entre outras.

A questão 77 afirma que os espíritos são obra de Deus, como uma máquina é obra do homem e não ele mesmo. Mas – pergunto eu – se Deus está acima de tudo, se é Infinito, Todo-poderoso... Como pode existir algo que não seja Ele? Sim, porque se a máquina não é o homem, de acordo com a comparação feita, nós não somos Deus... É possível algo não ser Deus? Se isso for possível, Deus passa a ter limites, deixa de ser ilimitado e perde um de seus atributos.

Quando Kardec na questão 78 do Livro dos Espíritos pergunta se os espíritos tiveram princípio ou existem, como Deus, de toda a eternidade, os espíritos respondem: “Se os espíritos não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, ao passo que eles são sua criação e submetidos à sua vontade. Deus existe de toda a eternidade e isto é incontestável; mas saber quando e como nos criou, não o sabemos.” Novamente é reforçada a ideia de que somos criação de Deus, mas não somos Deus. Enfim... Antes, na questão 21, os espíritos da codificação reconhecem que não sabem se a matéria existe desde o princípio, como Deus, ou foi criada por ele em determinado momento.

Depois, a questão 79 diz que os espíritos são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material, mas como ocorreu este processo de individualização é desconhecido. Atenção: a ideia de princípio, aqui, é de origem, matriz, base ou substrato para a existência.
Os espíritos que orientaram Kardec não sabem se:
- a matéria existe desde toda a eternidade,
- não conhecem nossa origem,
- não sabem como ocorreu o processo de individualização dos espíritos em relação ao princípio inteligente,
Mas, afirmam com toda a certeza que os espíritos foram criados por Deus, mas não é ELE, apesar de serem imortais.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Obaluayê/Nàná/Lonã

“Paz e Bem!”

Nenhum comentário: