sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.



OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.
 Sérgio Pereira, em 16/08/2013. 

Hoje em muito lugares se comemora o DIA DE OBALUÀYÉ. Também, o CPPE CARIDADE, une-se a egrégora em torno desse ORISÁ para homenageá-lo por tudo que ele representa. Lembrando que esse ano de 2013 é ele que está regendo, por isso mesmo, é nosso dever e obrigação em prestar-lhe nossas preces e oferendas. Não é só pedir, mas agradecer ao amparo e as graças recebidas através desse ORISÁ.

Mediante a um ORISÁ sempre temos que refletir sobre o que ele representa e a mensagem  que trás, a qual sempre está além do comum. Um ORISÁ é uma energia complexa e por esse motivo não deve ser levada ou entendida com leviandade.

Como todos os estudiosos e praticantes do Candomblé, sabem que esse ORISÁ se desdobra em mais de um. Ele recebe nomes diferentes conforme seu espaço vibracional como OBALUÀYÉ, OMOLÚ, SAKPATA OU SÀNPÒNNÁ.

Vamos dissecar o que quer dizer esses nomes na língua iorubá:

 OBALUÀYÉ = Quer dizer REI ou SENHOR DA TERRA (NÃO NO SENTIDO DE TERRA PLANETA).

OBA= rei ou senhor.

AYÉ= terra.

OMOLÚ= quer dizer FILHO DO SENHOR.

OMO= filho.

LÚ= do senhor.

SAKPATA= DONO DA TERRA;

SÀNPÒNNÁ= título ligado a grande calor, ou seja, SOL.


Neste último nome podemos observar que esse ORISÁ, têm muito a nos dizer que está além das feridas e ulcerações na pele. Temos que lembrar que ele passa dessa vibração para outra de cura e beleza, que de tal forma tem o brilho do Sol. Será por isso que ele usa a palha para se cobrir e não ao contrário que muitos pensam, que as usa para esconder suas chagas? Responda se puder.


Fazemos parte da natureza que não é estática, mas sempre construindo e desconstruindo num processo de grande evolução. Por isso mesmo, nossas perguntas e respostas também tem que seguir esse ritmo da vida e não estagnar na mediocridade. A natureza nos mostra as transformações que ocorrem o tempo todo. O humano também transforma o seu habitat o tempo todo. Evolução sempre.


No seu itan (lenda) vemos que ele tem origem do ORISÁ NANA e que nesta fase ele está em vibração de moléstias que expõem ostensivamente sobre a pele, como o caso da varíola, e que depois ele segue sob as vibrações do ORISÁ YEMOJÁ mudando a ostensividade para a beleza da saúde e a quentura e o brilho do Sol. Porém ele tem tudo a ver com a morte e o renascimento e também com a medicina.


O nome de sua dança é OPANIJÉ, que quer dizer: AQUELE QUE MATA QUALQUER UM E COME. Podemos interpretar isso como a força ORISÁ que tem a possibilidade de extinguir qualquer doença e a transubstancia em algo benéfico. Mas o inverso pode ser verdadeiro. Dependendo de seu estado vibracional e ocupação em seus onyaws(médiuns masculinos) e yiaws(médiuns femininos) ele mostra bem caracteristicamente de quem está presente através de sua dança peculiar e enérgica com toque de delicadeza.


O mês de Agosto se para muitos e tido como ruim, para os adeptos do Candomblé e seus omorisás de OBALUÀYÉ ele é muito esperado pois é o tempo do OLUBAJÈ, ou seja, a festa anual para esse ORISÁ.

"ATOTÔ OBALÀYÉ"
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Obaluàyé/Nàná/Lonã
"Paz e Bem!"







Nenhum comentário: