domingo, 30 de agosto de 2015

A ROTA DOS ESCRAVOS - A ALMA DA RESISTÊNCIA (LEGENDADO).







A invenção da “raça”
Na segunda metade do século XIX, cientistas inventaram o conceito de raça e desenvolveram teorias de hierarquia racial e da inferioridade congênita de negros que se tornou a base do racismo europeu. Dizia-se que africanos não tinham história, cultura nem civilização. A estigmatização da população africana se tornou um fenômeno global e, ainda hoje, seus ecos são ouvidos em muitos lugares.
O racismo não tem base científica, mas, sim, política. Teorias racistas serviram como justificativa para massacrar povos.
Crime contra a humanidade 
Na Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância, da Onu, em 2001, delegados de todo o mundo declararam o comércio escravo e a escravidão um crime contra a humanidade:
Reconhecemos que a escravidão e o comércio de escravos, incluindo o comércio de escravos transatlântico, foram tragédias terríveis na história da humanidade. Não só pela repugnante barbaridade mas também por sua magnitude, natureza organizacional e, especialmente, pela negação da essência das vítimas.
Documentário completo 
“A rota do escravo: uma visão global” foi um trabalho preliminar. Em 2012, foi concluído o documentário completo com o nome “A rota do escravo: a alma da resistência”, dirigido por Tabué Nguma e Nil Viasnoff, com financiamento do governo da Bulgária e produzido pela Unesco.

Nenhum comentário: