sexta-feira, 28 de junho de 2013

DETALHES DE ETNIAS AFRICANAS ESCRAVIZADAS NO BRASIL.

DETALHES DE ETNIAS AFRICANAS  ESCRAVIZADAS NO BRASIL.

Sérgio Pereira, 28/06/2013.




















As marcas que se observa nos rostos de algumas pessoas, designavam as etnias às quais os negros pertenciam em África; marcas estas que são usadas ainda hoje através de pintura com uma tinta especial, feitas nos rostos dos iniciantes ( ìyàwó=iaô) nos barracões/terreiros/ilês de Candomblé quando de suas feituras ritualisticas ou apresentações ao público numa grande festa; vale salientar que hoje estas marcas são verticais quando trata-se de òrìsà=orixá masculino (a letra S tem um acento inferior que lhe dá o som de X) e horizontais quando o òrìsà é feminino. Logo após a apresentação, esta pintura é retirada com um banho especialmente preparado à base de ervas santas.





Muitos falam, comentam e até praticam a religiosidade africana, entretanto, tratam o assunto com certa superficialidade, uma vez que não se aprofundam no estudo da cultura e tradição desse povo que foi arrancado de suas raízes familiares, arrancados de sua pátria e de seu continente. Grande parte envolvida com a religião dos Orisás não sabem ou não se dão conta , seja por falta de cultura ou coisa semelhante, de que a África é um dos continentes da Terra e é povoado vários países com civilizações distintas entre si. E que foram trazidas para o Novo Continente, especialmente, para o Brasil, diversas etnias como os Nagôs, Ijexás, Bantos, Angolanos, Cambinda, Males, etc... Povos oriundos da Guiné, de Minas, Moçambique, Congo, etc...Aqui na nova pátria, forçados pela contingência da escravidão, uniram-se e adaptaram todas as suas vivências recebidas dos antepassados, fazendo um presente menos doloroso, uma vez que o futuro deles naqueles tempos era incerto. Outra coisa interessante de salientar é que contrariando o pensamento de muita gente, que acredita que os negros escravizados não tinham cultura alguma. Muitas famílias aristocratas das várias etnias que foram capturadas, apresionadas e deportadas para o Brasil e outros lugares das Américas, como escravos. Eram reis, rainhas, príncipes, etc...pessoas que em sua pátria pertenciam a nobreza.
Entre tantos outros males que o humano causou ao seu próximo, a escravidão do negro no Brasil tem o seu destaque na História. Por isso todo o nosso respeito e gratidão aos obreiros que militam nas Falanges de Pretos e Pretas Velhos.

Sérgio Pereira/ Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Obaluaiyê/Nàná/Lonã
"Paz e Bem!"

2 comentários:

Madud's disse...

Obrigada! A matéria e muito interessante e serviu como uma ótima base sobre o tema!

Madud's disse...

Obrigada! A matéria e muito interessante e serviu como uma ótima base sobre o tema!