quarta-feira, 24 de abril de 2013

EXALTAÇÃO A ÒGÚN.

SALVE JORGE!
SALVE ÒGÚN!

DIA 23 DE ABRIL É DIA DE HOMENAGEAR JORGE DA CAPADÓCIA E NÃO MENOS AO GRANDE ORISÁ ÒGÚN. DOIS SERES DISTINTOS QUE SE FUNDEM NO AMÁLGAMA DA FÉ DE SEUS DEVOTOS.
JORGE! UM MARTIR CRISTÃO QUE MANTEVE SUA FIDELIDADE AO BEM MAIOR.
ÒGÚN! UM ORISÁ ORIGINÁRIO DAS FORÇAS DO AR, DO FOGO E DA TERRA. ENERGIA DA NATUREZA.


EXALTAÇÃO A ÒGÚN

Texto adaptado por Sérgio Pereira, 15/04/2013.

Texto proferido na Sessão Festiva em Homenagem a São Jorge, em 26/04/2013.

As Setes Espadas saíram da terra.
É Ògún! Gritou Exú, O Mensageiro.
As Sete Espada romperam a mata.
E Ògún! gritou Oxossí, O Caçador.
As Sete Espadas cortaram o vento.
É Ógún! Gritou Iansã, O Raio da Alegria.
As Sete Espadas saltaram do vulcão.
É Ógún! Gritou Sángò, Senhor da Justiça.
As Sete Espadas  cravaram na cachoeira.
É Ògún! Gritou Osún, Senhora do Ouro.
As Sete Espadas emergiram do mar.
É Ógún! GritouYemanjá, filha de Olokum. A Grande Mãe.
As Sete Espadas rasgaram o céu.
É Ógún! Gritou Osalá., o Grande Pai.
As Sete Espadas, eu tenho. Gritei.
Sou Filho de Ògún.


Eu andei por caminhos, campos e estradas longas e perigosas, 
e um manto verde me protegeu. 
Eu andei por atalhos, ruas e vielas desertas,
e um manto azul me escondeu.
Eu andei no meio de homens cruéis, bichos, feras e de toda espécie de ser maldoso,
e um manto vermelho me defendeu.
Eu andei por ares, asfaltos, mares, rios e cachoeiras tenebrosos,
e um manto prateado, de mim o medo afastou.
Eu andei cansado, exausto, combalido da luta,
e um manto branco me acolheu e fortificou.
Perguntei:"Quem és tú que cuida de mim e cura as minhas feridas?"
SOU ÒGÚN. TEU ORISÁ.
SENHOR DAS SETE ESPADAS SAGRADAS!
SENHOR DAS SETE FERRAMENTAS!
SENHOR DOS SETE CAMINHOS!
SENHOR DOS SETE CAVALOS BRANCOS!
SENHOR DOS SETE ANÉIS!
SENHOR DAS SETE LANÇAS!
SENHOR DOS SETE VEZES SETE VEZES TUDO!

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE OBALUAIYÊ/NÀNÁ/LONÃ
"PAZ E BEM!"

Nenhum comentário: