domingo, 12 de abril de 2009

MENSAGEM A ÓGÙN E SÃO JORGE


ÓGÙN e SÃO JORGE.

Estimados omorisás, orientados espirituais e "Filhos d'ÓGÙN", este mes é dedicado a esse Orisá, em especial o dia 23 de abril quando se homenagea SÃO JORGE, o Santo Guerreiro, o homem nascido em Capadócia, na Turquia, o qual foi um soldado do exército romano, na época do Imperador Diocleciano.


"Quanto mais alto voamos menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar"
OGUNHÊ! MEU PAI!
Que a espada de Ogun afaste de nós os perigos e as preocupações.A preocupação olha em volta, a Tristeza olha para trás, a Fé olha para cima.

Em muitas lendas aparece como irmão de Oxósse e Exú. Um símbolo de Ogun sempre visível é o màrìwò (mariô) - folhas do dendezeiro (igi öpë) desfiadas, que são colocadas sobre as portas das casas de candomblé como símbolo de sua proteção.Depois de Exú é o Ogun que está mais próximo dos homens. Seu símbolo principal é uma espada de ferro chamada idà, seu dia é a terça-feira. Ogun é formado pelas forças do AR, FOGO e TERRA.Senhor da guerra, dono do trabalho porque possui todas as ferramentas como seus símbolos. Orixá do fogo e do ferro em que são forjados os instrumentos como espada, a faca, a enxada, a ferradura, a lança, o martelo, a bigorna, a pá, etc. Ogun é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também as portas de entrada das casas e templos. Ogun é protetor dos militares, soldados, ferreiros, trabalhadores e agricultores.

Ogun destrói o obsoleto, o rançoso, o estagnado e faz acontecer o novo. É a vida surgindo da própria Vida.

Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osalá/Sol
'EU PENSO! EU FAÇO"

Nenhum comentário: