quinta-feira, 9 de agosto de 2007

CRÔNICAS DO ORIENTADOR ESPIRITUAL DO CPPE - CARIDADE

COMO É IMPORTANTE SABER QUEM SÃO OS NOSSOS LÍDERES
09/08/2007
Extraido do livro "O Homem dos Dois Mundos"
Sérgio Pereira / Babalorisá Kajaide d’Yemoja Ogunté
Orientador Espiritual do C.P.P.E. CARIDADE
AGOSTO/2007 – ANO SÁNGÒ/JÚPITER

––––––– ●«◊◊◊◊»● –––––––

Prefaseando o Gen. Mourão Filho, um dos principais líderes da Contra-Revolução Brasileira de 1964, que escreveu: "Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso". MOURÃO FILHO, Olympio: "Memórias". Porto Alegre, L&PM, 1978. Pag. 16

Apego-me nesse gancho de raciocínio e transcrevo para outros setores de nossa existência.

Entre eles o da expressão religiosa, que via de regra o homem tende a associar a uma religião e nela encontra os seus líderes que se colocam como intermediários entre o humano e o divino.

Eles juram estar “on-line” com o Criador e por tanto falam em nome DELE. Outros dizem que a sua religião é a única e verdadeira, e que as outras mais próximas e semelhantes são “feridas” do seguimento deles, as demais são pagãs, hereges e infiéis.


O globo terrestre está cheio desse tipo de pessoas, organizações, facções ou outra qualquer denominação que queiram dar para aglomerados de humanos que tende a compartilhar de um seguimento.


É muito verdadeiro o que o referido general escreveu.


Mesmo com um verniz de diplomas a cobrir a sua imagem de cidadão ou cidadã, e através dos atos e não das palavras que se vem a conhecer a verdadeira personalidade de uma pessoa. Normalmente, nos achamos sempre melhor do que realmente somos.

Os aduladores, vigaristas e aproveitadores de plantão insuflam o ego dessa pessoa que por um aborto da natureza passa a deter o poder nas mãos e diz-lhe só o que os seus ouvidos querem ouvir. E com isso eles passam a tirar vantagem dessa prática. Porque tudo na vida tem um custo. Nunca é de graça aquele tampinha nas costas, o beijinho no rosto, o aperto de mão vigoroso e bem espalhafatoso, o tal “aparece lá pra tomar um cafezinho comigo”. Há homens que ficam com tanta empáfia e soberba que chegam a ficar com o típico “peito de pombo”, em outros sobe-lhe a cabeça os títulos e cargos que se acham acima do bem e do mal, pra na dizer da Lei que rege qualquer cidadão.

Portanto, é muito importante prestarmos muito bem atenção naqueles que escolhemos para nossos líderes, não tanto em sua retórica, mas mais nos seus atos, atitudes e desvelo para com o seu próximo.

Sérgio Pereira / Babalorisá Kajaide d’Yemoja Ogunté
Orientador Espiritual do C.P.P.E. CARIDADE
AGOSTO/2007 – ANO SÁNGÒ/JÚPITER

––––––– ●«◊◊◊◊»● –––––––

Nenhum comentário: