terça-feira, 31 de março de 2015

O IPADÈ DE ESÚ



O IPADE DO ESÚ.

SÉRGIO PEREIRA

O IPADÉ (TAMBÉM CHAMADO POPULARMENTE, EMBORA ERRADAMENTE, DE PADÊ DE EXÚ) É UM RITUAL EXECUTADO ANTES DE QUALQUER CERIMÓNIA INTERNA OU PÚBLICA DO CANDOMBLÉ, ESÚ É SEMPRE O PRIMEIRO A SER HOMENAGEADO E SERVIDO.
ESÚ É CRESCIMENTO, É A ESPIRAL DA VIDA, É O ETERNO MOVIMENTO, É A ESFERA SEMPRE EM AÇÃO E CRESCIMENTO. É SOBRETUDO O IR E VIR, TRANSFERIR DE UM LUGAR PARA OUTRO, DE LEVAR E TRAZER, DE COMUNICAR. ESÙ É AQUELE QUE VAI PRA LÁ E VEM PRA CÁ. TANTO TA NO ALTO COMO ESTÁ NO BAIXO, TANTO ESTÁ NO MORRO COMO ESTÁ NO VALE. COMO ORÌSÁ ONÀ ELE COMANDA TODOS OS CAMINHOS, TODO OS ENTRA E SAI E TODAS ENCRUZILHADAS. O IPADE É JUSTAMENTE O CHAMAMENTO DO ESÙ, A PRIMEIRA REVERÊNCIA PARA SE INICIAR QUALQUER MOVIMENTO RITUALISTICO DENTRO DA RELIGIÃO DOS ORÌSÁS. PORTANTO, NÃO SE TRATA DE DESPACHAR ESÙ COMO MUITOS DESAVISADOS APREGOAM, UMA VEZ QUE O ESTAMOS CHAMANDO. OUTRA CONDIÇÃO DADA A ESÙ QUE ALÉM DE MENSAGEIRO ELE É O TRANSPORTADOR DE ASÈ E NÃO SE FAZ NADA PARA OUTRO ORÌSÁ SEM PRIMEIRO FAZER PARA ESÙ. O IPADE TAMBÉM TEM UM SENTIDO FUNDAMENTAL O QUAL É DE PEDIR A PROTEÇÃO E ÂMPARO PARA O QUE SE ESTÁ PRETENDENDO FAZER NAQUELE MOMENTO DE INTERLIGAÇÃO COM A ANCESTRALIDADE E ORÌSÁS.

ESÚ É UM ORÌSÁ COMO QUALQUER OUTRO DO PANTEÃO DO AFRICANISMO, E ELE NÃO TEM HAVER ABSOLUTAMENTE NADA COM O “DIABO” EUROPEU E/OU CRISTÃO COMO MUITOS PENSAM OU FORÇAM A CRISTALIZAR ESSA IDÉIA ABOMINÁVEL. ESÙ NÃO ESTÁ LIGADO AO MAL. O MAL ESTÁ NA MENTE DE QUEM PENSA MAL.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE

ORIENTADOR ESPIRITUAL

ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ

Nenhum comentário: