O IPADE DO ESÚ.
SÉRGIO PEREIRA
O IPADÉ (TAMBÉM CHAMADO POPULARMENTE,
EMBORA ERRADAMENTE, DE PADÊ DE EXÚ) É UM RITUAL EXECUTADO ANTES DE QUALQUER
CERIMÓNIA INTERNA OU PÚBLICA DO CANDOMBLÉ, ESÚ É SEMPRE O PRIMEIRO A SER
HOMENAGEADO E SERVIDO.
ESÚ É CRESCIMENTO, É A ESPIRAL DA VIDA, É O ETERNO MOVIMENTO, É A
ESFERA SEMPRE EM AÇÃO E CRESCIMENTO. É SOBRETUDO O IR E VIR, TRANSFERIR DE UM
LUGAR PARA OUTRO, DE LEVAR E TRAZER, DE COMUNICAR. ESÙ É AQUELE QUE VAI PRA LÁ
E VEM PRA CÁ. TANTO TA NO ALTO COMO ESTÁ NO BAIXO, TANTO ESTÁ NO MORRO COMO
ESTÁ NO VALE. COMO ORÌSÁ ONÀ ELE COMANDA TODOS OS CAMINHOS, TODO OS ENTRA E SAI
E TODAS ENCRUZILHADAS. O IPADE É JUSTAMENTE O CHAMAMENTO DO ESÙ, A PRIMEIRA
REVERÊNCIA PARA SE INICIAR QUALQUER MOVIMENTO RITUALISTICO DENTRO DA RELIGIÃO
DOS ORÌSÁS. PORTANTO, NÃO SE TRATA DE DESPACHAR ESÙ COMO MUITOS DESAVISADOS
APREGOAM, UMA VEZ QUE O ESTAMOS CHAMANDO. OUTRA CONDIÇÃO DADA A ESÙ QUE ALÉM DE
MENSAGEIRO ELE É O TRANSPORTADOR DE ASÈ E NÃO SE FAZ NADA PARA OUTRO ORÌSÁ SEM
PRIMEIRO FAZER PARA ESÙ. O IPADE TAMBÉM TEM UM SENTIDO FUNDAMENTAL O QUAL É DE
PEDIR A PROTEÇÃO E ÂMPARO PARA O QUE SE ESTÁ PRETENDENDO FAZER NAQUELE MOMENTO
DE INTERLIGAÇÃO COM A ANCESTRALIDADE E ORÌSÁS.
ESÚ É UM ORÌSÁ COMO QUALQUER OUTRO DO PANTEÃO DO AFRICANISMO, E ELE NÃO
TEM HAVER ABSOLUTAMENTE NADA COM O “DIABO” EUROPEU E/OU CRISTÃO COMO MUITOS
PENSAM OU FORÇAM A CRISTALIZAR ESSA IDÉIA ABOMINÁVEL. ESÙ NÃO ESTÁ LIGADO AO
MAL. O MAL ESTÁ NA MENTE DE QUEM PENSA MAL.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
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