terça-feira, 17 de junho de 2014

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JOÃO, O BATISTA.



UM POUCO DA HISTÓRIA DE JOÃO, O BATISTA.

Sérgio Pereira, 17/06/2014.

Dia 24 de junho o mundo cristão comemora o dia de São João Batista.

Para a Teologia Cristã não é interessante que o Jesus Divino, nascido de uma virgem, e que subiu aos céus com corpo e tudo, venha a ter irmãos. Graças a isto, São Jerônimo foi um dos primeiros responsáveis a substituir os "irmãos", por "primos".

sabe-se, pelo estudo da sociedade à época, que apesar da mão de obra de trabalhadores livres ser facilmente encontrada nas praças dos pequenos burgos e vilarejos, as mulheres reproduziam muitos filhos e filhas e estes terminavam por ajudar nas atividades do pastoreio, da pesca, do plantio, da colheita e da construção civil.
Uma das teorias criadas pela Igreja foi a de colocar os irmãos de Jesus, como meio-irmãos por parte de pai, tecendo a bela estória de que José era viúvo e trouxera para o casamento com Maria, os seus filhos.

Segundo a narrativa bíblica, em Lucas 1,v36, Maria tinha uma "parenta" de nome Isabel, e depois, mais uma vez, a Igreja resolveu dizer que ela era prima de Maria.

Bem, essa Isabel era casada com Zacarias e ambos já eram avançados em idade e nunca tiveram filhos. Acontece que Zacarias recebeu a visita de Gabriel, sim, o próprio Arcanjo que lhe diz que será pai.

A criança recebeu o nome de Iohanân, ou como a conhecem os ocidentais cristãos, João, o Batista. O sentido mais exato seria chamá-lo de João, "o imersor", ou "o que mergulha", pois segundo os evangelhos ele mergulhava os judeus nas águas do rio Jordão. O batismo é um arranjo posterior para fidelizar aqueles que deverão ir para o céu. O ritual dos mergulhos era um simbolismo de purificação, muito comum entre os judeus.

Segundo as escrituras, João seria o antecessor do Messias. Em verdade, ele poderia ser considerado o próprio Messias. O discurso político, religioso, crítico e diferenciado fez com que o povo logo fosse envolvido por seu carisma. Trazia, também, os dons proféticos necessários à aceitação social, ao lado de uma mensagem essencialmente escatológica e messiânica.

  A maneira de se vestir semelhante a de Eliyahou (Elias), a alimentação à base de gafanhotos, inseto rico em vitaminas e até hoje preferido por muitos árabes, sua postura asceta e os rituais de banho fazem com que o confundamos com um essênio, mas o seu destaque é no verbo quente e livre.

O encontro dele com Jesus, provavelmente não se deu pela primeira vez no rio Jordão. Ao que tudo indica, quando analisado e comparado o discurso de João com o de Jesus, bem como o estilo de vida simples, muitos estudiosos defendem a tese de que Jesus já deveria fazer parte do grupo do "imersor". Além do que, João era muito famoso!

Mas seguindo a História através de pesquisadores sérios, podemos observar que o São João que conhecemos nada tem haver com o filho de Isabel e Zacarias.

Como sempre, a religião e seus mitos escondem mais verdades do que possa conceber a própria História. Porém, há uma verdade além do mito e que se encontra no homem fascinante que foi João, "o imersor". O seu grande desejo de transformar a realidade humana para melhor. Ao mergulhar a pessoa nas águas ele bradava: “arrependei-vos!”.  A sua crença no homem e em sua possibilidade de reavaliar a  trajetória, abandonando os atalhos, a fim de regressar a sua essência. E foi em nome deste ideal que ele pagou com a própria vida! João foi preso na fortaleza de Maqueronte por ordem de Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, que se sentia ameaçado com suas palavras (mas isso é outra história que você deve pesquisar)  e, sem qualquer julgamento, João foi decaptado.
 
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lodê
"Sou Luz!"

 


Nenhum comentário: