sexta-feira, 16 de maio de 2014

MUSICOTERAPIA

 

 

Musicoterapia

Sérgio Pereira, 16/05/2014.

Mensagem proferida na Sessão Mediúnica de 16/05/2014.

Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização, paz interior e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)

O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregos pré-socráticos.

A sistematização dos métodos utilizados só começou, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. O primeiro curso universitário de musicoterapia foi criado em 1944 na Michigan State University.
Nos tempos atuais as música de Mozart são recomendadas para serem tocadas nos quartos dos recém nascidos, como uma terapia musical para a tranquilidade da criança.

É impossível, por exemplo, precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais em tempos pretéritos. Na pré-história a arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga idéia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos.

 
 
Já na Antiguidade, as primeiras civilizações musicais se estabeleceram principalmente nas regiões férteis ao longo das margens de rios e lagos. Os primeiros textos destes grupos apresentam a música como atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política destas civilizações, tendo papel freqüente em rituais religiosos, festas e guerras.

Nós, precisamente aqui, usamos a música como uma ferramenta importante em nossas sessões para acessarmos uma melhor condição evolutiva de nossa espiritualidade. Nossas rezas ou pontos, via de regra, são poesias transformadas em mantras musicados  proporcionando a nossa mente a ter uma melhor elevação e vibração, bem como ao ambiente em que estamos.

 
Podemos dizer, que acreditamos no antigo ditado que diz: “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA”.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Sàngó/Obá/Lode
"SOU LUZ!"


Nenhum comentário: