quinta-feira, 24 de abril de 2014

DIA 23 DE ABRIL É DIA DE HOMENAGEAR ÒGÚN.




 
ÒGÚN, UM ORISÁ DA MODERNIDADE.
Sérgio Pereira, 23/04/2014.
 ÒGÚN é um Orisá importantíssimo em África e no Brasil. A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. ÒGÚN é o último imolé.Foi ÒGÚN quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele surge justamente na Era do Metal. Como simbolismo dessa Era ÒGÚN tem um molho de sete(7) instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.Em todos os cantos da África negra e no Brasil Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura.
Nas festividades ao Orisá ÒGÚN, se faz sempre presente Orisás como: ESÚ, OSÓÒSI, OYÁ, OSAGIÃ, YEMOJA, OSALUFÃ.
Em verdade tudo isso é muito mais profundo do que se possa pensar. Tem tudo haver com a evolução da natureza e da humanidade sobre o planeta Terra. O Orisá é uma das forças da Natureza que está presente no tempo e no espaço para cumprir as Leis universais e mostrar ao humano como ele pode evoluir positivamente usando essas mesmas leis. Eles (ORISÁS) não ficam no abstrato, muito pelo contrário, eles estimulam o humano a concretizar os seus sonhos, seus ideais, suas aspirações de maneiras ordenada, respeitosa e inteligente.
ÓGÚN é a luta contra o obsoleto, contra o estagnado, contra o que está rançoso e ultrapassado, colocando tudo isso em cinzas após a luta, a guerra, a destruição, oportunizando abrir caminhos para ressurgir a Fênix trazendo o novo, o moderno, o avançado, o evoluído.
A constituição de ÒGÚN é FOGO, AR e TERRA. Pense nisso.
 

DIA: Terça-Feira
CORES: Verde ou Azul-escuro, Vermelho
 
SÍMBOLOS: são as 7
 
Ferramentas: Bigorna, Faca, Pá,
 
Enxada, Alavanca, Machado, Picareta e
 
todas as ferramentas de ferro ou aço. 
 
 
ELEMENTOS: Terra (florestas e estradas),

 Fogo e Ar.
DOMÍNIOS: Guerra, Progresso,
 
Mudança, Conquista e Metalurgia
SAUDAÇÃO: Ògún ieé!!!
 
 
Sérgio Pereira/Kajaide
 
Orientador Espiritual
 
Ano de Sàngó/Obá/Lode
 
"Sou Luz!"

 

 

Nenhum comentário: