quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CULTO A SÁNGÒ




CULTO A SÁNGÓ.


SOU XANGÔ.


Autor: Paulo Olúsinadé Botas
Texto proferido no culto pelo Babalorisa Kajaide.

Sou Xangô. Trago a justiça nos meus julgamentos. Sempre tomo decisões, porque sei que ser justa é ser capaz de tomar partido e não ficar no meio termo.......
Sou Senhor das grandes conquistas e das grandes estratégias.
Sou Xangô. O meu poder habita, real e simbolicamente, nos meteoritos e nas pedras de raio. Trago esssa pedra flamejante na cabeça sem nenhuma proteção. Nas minhas festas, orgulho-me e me divirto quando meus seguidores equilibram, corajosamente, uma vesilha de barro com óleo incandescente (acará de fogo) sobre suas cebeças..
Sou Xangô. o Senhor da Justiça. Mas nunca podemos compreender a justiçã sem o amor. Justiça sem amor é tirania. E como amor é liberdade, fazer justiça é criar momentos e espaços de liberdade...........
Levo comigo o meu machado de dois gumes (oché). Representa a proteção dada a todo aquele que faz justiça em qualquer momento e tempo.........
Sou Xangô. Gosto dos momentos de fest com meus seguidores e seguidoras, quando todos - imersos na beleza dos seus corpos, enfeites, roupas, colares, braceletes - dançam para celebrar a vida, comem um amalá bem quente........
Sou Xangô. Meus amigos e amigas, quando me encontram, saúdam-me:"Kawó kabiyèsilé!"
(venham ver o Rei descer sobre a Terra!"
Sou Xangô. Eu lhes desvelarei o que é o amor entre as pessoas, como a faísca que salta do encontro das pedras e que torna possível a descoberta do fogo........Sou embelezado pela paisão que tenho pela luz/fogo .......
Sou Xangô, o que reina porque sabe que para sermos reis de nós mesmos devemos aprender a amar e a produzir esse amor .......
Quero que meus "filhos e filhas" saibam que a vida é um fogo e que para conhecê-lo, na sua essência, deve-se queimar em comunhão com a justiça e a verdade.
Sou Xangô. Uma eterna presença moral ressoando nas nuvens. Quando ultrajado pelos atos humanos injustos, atinjo, pra destrir........
"Que o meu coração vos proteja, para que não digam coisas que possam ofender as pesoas. Que a morte prematura não vos encontre nem a doença vos atinja. Que vossas vidas não ofendam as crianças, para que nunca precise usar o machado da justiça contra a vossa casa."





Foi realizado em 29/09/2010, nas dependencias do CPPE - CARIDADE, um culto a Sángò.

















O Culto ao Orisa Sángò foi dirigido pelo Babalorisá Kajaide d'Yemoja Oguntè (direita), acompanhado pelo Babakekere Nei d'Osalufan (esquerda).








Foi o palestrante do Culto a Sángò, o Babalorisa Kajaide que disertou sobre três temas:
* Olòrun/Olodumare - DEUS ÚNICO no Candomblé Nago. O Candomblé é MONOTEÍSTA.
* Orisa
* No Candomblé não existe a figura do diabo da cultura religiosa das Igrejas Católicas,
Protestantes e Evangelicas.
Comunidade do CPPE - Caridade.
Comunidade do Centro de Pesquisas e Práticas Espiritualistas - Caridade, participando do Culto em homenagem ao Orisá Sángò.

Nenhum comentário: