sexta-feira, 10 de julho de 2009

PAI, MÃE - NÃO SE METAM NA MINHA VIDA!

PAI, MÃE “NÃO SE METAM NA MINHA VIDA!"

Texto criado por um sacerdote.
Adaptado por Sérgio Pereira.
Texto lido na Sessão mediúnica de 10/07/2009.



Hoje que estou aprofundando meus estudos teológicos na Família, seus valores, seus princípios, suas riquezas, seus conflitos, recordo-me de uma ocasião em que escutei um jovem gritar para seu pai:
NÃO TE METAS NA MINHAVIDA!

Essa frase tocou-me profundamente. Tanto que, freqüentemente, a recordo e comento nas minhas conferências com pais e filhos.
Se, em vez de sacerdote, tivesse optado por ser pai de família, o que diria ante essa exclamação impertinente de meu(minha) filho(a)?

Esta poderia ser a minha resposta:
FILHO, UM MOMENTO, NÃO SOU EU QUE ME METO NA TUA VIDA, FOSTE TU QUE TE METESTE NA MINHA!

Faz muitos anos, na graça Deus, e pelo afeto que tua mãe e eu sentimos um pelo outro e a vontade dela em querer engravidar, chegaste às nossas vidas e ocupaste todo nosso tempo. Antes de nasceres, ja começastes a dar trabalho, tua mãe sentia-se mal, não conseguia comer, tudo o que comia, vomitava. Por ordem médica tinha que ficar de repouso. Nesse período, tive que me dividir entre as tarefas do meu trabalho e as da casa para ajudá-la. Nos últimos meses, antes que chegasses, tua mãe não dormia e não me deixava dormir.com um bom médico que atendesse tua mãe e a ajudasse a ter uma gravidez saudável, em medicamentos, na maternidade, em compras para o teu enxoval, etc. Tua mãe não podia ver nada de bebê, que não o quisesse para ti, compramos tudo o que podíamos, contanto que tu estivesses bem e tivesses o melhor possível.
E vens me dizer: NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!
Chegou o dia em que nasceste:
Tivemos que comprar algo para dar de recordação aos que te vieram conhecer.. Desde a primeira noite tua mãe não dormiu mais sossegada. A cada três horas, como se fosses um alarme de relógio, despertavas para te darmos de comer. Outras, porque te sentias mal ou sentias colicas ou dor de ouvido e coisas dessa natureza que ocorre com bebes, e choravas e choravas, sem que nós soubéssemos o que fazer, pois não sabíamos o que te tinhas, até chorávamos contigo.
E vens me dizer: “NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!
Começaste a andar e não sei quando foi que tive que andar mais atrás de "ti", se quando começaste a andar ou quando pensaste que já sabias andar. Já não podia sentar-me tranquilo lendo jornal, vendo um filme ou o jogo do meu time favorito, porque quando acordavas, te perdias da minha vista e tinha que sair atrás de ti para evitar que te machucasses.
E vens me dizer: “NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!
Ainda me lembro do primeiro dia de aula, na porta do colégio, não querias soltar a minha mão e a da tua mãe, para entrares. Choravas e pedias que não fossemos embora. Tivemos que entrar contigo na escola, e pedir à professora que nos deixasse estar ao teu lado, algum tempo, na sala, para que te fosses acostumando. Depois de algumas semanas, já não pedias que ficasse um de nós, e até esquecias de se despedir quando saías do carro correndo para te encontrares com os teus amiguinhos.
E vens me dizer :NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!
Foste crescendo, já não querias que te levássemos às festas em casa de teus amiguinhos, pedias-nos que parássemos numa rua antes de te deixarmos e que te fôssemos buscar numa rua depois. Porque já eras "cool“, top, não querias chegar cedo em casa. Incomodava-te que te impuséssemos regras. Não podíamos fazer comentários sobre os teus amigos, sem que te voltasses contra nós, como se os conhecesses a eles toda a tua vida e nós fôssemos uns perfeitos "desconhecidos" para ti.
E vens me dizer:”NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!
Cada vez sei menos de ti por ti mesmo , sei mais pelo que ouço dos demais. Já quase não queres falar comigo, dizes que apenas sei reclamar, e tudo o que faço está mal, ou é razão para que te rias de mim, pergunto: como, com esses defeitos, pude dar-te o que até agora tens tido? Tua mãe passa noites em claro e, consequentemente, não me deixa dormir dizendo-me que ainda não chegaste e que já é madrugada, que o teu celular está desligado, que já são 3h e não chegas. Até que, por fim, podemos dormir quando acabas de chegar. Muitas vezes tão tonta que chegas a vomitar ou te jogar de roupa e tudo sobre a cama.
E vens me dizer: “NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!
Já quase não falamos, não me contas as tuas coisas, aborrece-te falar com velhos que não entendem o mundo de hoje. Agora só me procuras, com a maior “cara de pau”, sem vergonha nenhuma, quando tens que pagar algo ou necessitas de dinheiro para comprar isso ou aquilo ou para te divertir com os teus amigos. Ou pior ainda, procuro-te eu, quando tenho que chamar-te a atenção.
E vens me dizer: “NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!
Mas estou seguro que diante destas palavras:
"NÃO TE METAS NA MINHA VIDA"

Podemos responder juntos:
FILHO(A), NÃO ME METO NA TUA VIDA POIS FOSTE TU QUE TE METESTE NA MINHA. TE ASSEGURO QUE DESDE O PRIMEIRO DIA ATÉ O DIA DE HOJE, SEMPRE QUE ME METI NA TUA VIDA FOI, PARA AJUDAR-TE, PARA FORMAR-TE, PARA AMAR-TE E PARA FAZER DE TI UM HOMEM OU UMA MULHER DE BEM!
SÓ OS PAIS QUE SABEM METER-SE NA VIDA DE SEUS FILHOS CONSEGUEM FAZER DELES, HOMENS E MULHERES QUE TRIUNFAM NA VIDA E SÃO CAPAZES DE AMAR!
LEMBRA-TE SEMPRE QUE FOI TU QUEM PRIMEIRO TE METESTE NA NOSSA VIDA.
FILHOS, VALORIZEM SEUS PAIS. ELES NÃO SÃO PERFEITOS, MAS AMAM VOCÊS E TUDO O QUE DESEJAM É QUE VOCÊS SEJAM CAPAZES DE ENFRENTAR A VIDA E TRIUNFAR COMO HOMENS DE BEM !
A vida dá muitas voltas, e, em menos tempo do que vocês imaginam, alguém lhes dirá:
“NÃO TE METAS NA MINHA VIDA!”
A maternidade e paternidade não é um capricho ou um acidente, é a vontade da Vida para com Ela mesma, e será sempre abençoada se houver amor entre pais e filhos, entre filhos e pais.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Osala/Sol

"Eu Penso! Eu Faço!"





Nenhum comentário: