sábado, 20 de outubro de 2007

MOMENTOS ESPIRITUAIS COM O ORIENTADOR ESPIRITUAL DO CPPE CARIDADE

A MÚSICA NAS CASAS ESPIRITUALISTAS

Sérgio Pereira, 19/10/2007, Extraído do Livro " O Homem dos Dois Mundos"..

Há muito se ouve falar dos cânticos religiosos que são entoados nas casas espiritualistas, mais especificamente nos cultos de Umbanda e Candomblé, nos parecendo que nas casas de cunho Espírita isso não acontece ou os dirigentes das mesmas pensam não ser de bom alvitre tal atitude.
A música religiosa cantada ou somente musicada é encontrada em quase todas as correntes religiosas como o Budismo, Hinduísmo, Islamismo, Cristianismo e tantas outras que são consideradas expressões religiosas antigas.
Pois bem, no caso da Umbanda e Candomblé os seus hinos ou cânticos são na verdade preces musicadas e igualmente, a despeito de aceitar ou não, as Casas Espíritas podem e devem estimular essa prática de hinos e cânticos entre seus adeptos. Dizemos isso baseado no que dizem os Espíritos:
Conta André Luiz, em seu livro “Missionários da Luz” (24ª. Edição, FEB, pág. 18, Francisco Cândido Xavier) que, numa sessão de materialização, durante os preparativos, tendo em vista que o ambiente proporcionado pelas pessoas encarnadas não era satisfatório, o instrutor Calemério tomou a seguinte providência:
“ – Alencar, é necessário extinguir o conflito de vibrações. Nossos amigos ignoram ainda como auxiliar-nos, harmonicamente, através das emissões mentais. É mais razoável se abstenham da concentração por agora. Diga-lhes que cantem ou façam música de outra natureza. Procure distrair-lhes a atenção deseducada.”
Como vimos, conforme a própria orientação dos Espíritos, essa prática de hinos e cânticos religiosos melhora sobremaneira o ambiente e mantém os assistentes atentos, eliminando conversas, cochichos e pensamentos inconvenientes. A música orquestrada ou cantada tem o condão de manter as pessoas aliviadas e alegres, levando-as a irradiarem positivamente e a se prepararem para a recepção do intercâmbio com seus Espíritos de trabalho e para receberem o passe. O cantar de todos em uma Corrente Mediúnica traduz que todos estão unidos com o mesmo pensamento e que dificilmente se perturbarão, além de mostrarem disciplina.
Outro que nos aconselha a entoarmos hinos, mantras e cânticos religiosos e o avatar Satya Say Baba, um indú, que ainda hoje vive em seu país natal, a Índia. Ele assevera que o ar fica impregnado de vibrações benéficas e que elas são revertidas em nosso favor.
Sendo assim, ao adotarmos essa técnica se observa um saturamento de bons fluídos no ambiente.

Nenhum comentário: