sexta-feira, 24 de agosto de 2007

NORMAS E DIRETRIZES DE BASE DO CPPE CARIDADE

NORMAS E DIRETRIZES DE BASE
DO CENTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS ESPIRITUALÍSTAS - CARIDADE -


1. O QUEM VEM A SER O C.P.P.E. - CARIDADE -?
É uma instituição essencialmente religiosa, filosófica, filantrópica, fraterna, educativa e progressista.

2. POR QUE É RELIGIOSA?
Porque em suas atitudes e ritos espiritualistas permite que o homem trabalhe a sua forma de re-ligar-se a Essência Divina.

3. POR QUE É FILOSÓFICA?
Porque em seus atos e cerimônias Ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as Leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.


4. POR QUE É FILANTRÓPICA?
Porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe. Pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano que dela fazem parte, sem distinção de nacionalidade, sexo, raça, status social ou religião.

5. POR QUE É EDUCATIVA?
Porque não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos nas busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da Razão humana com base na Ciência.

6. POR QUE É PROGRESSISTA?
Porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio CRIADOR, REGULADOR e INFINITO, não se aferra a prevenções ou superstições.

7. QUAIS SÃO OS SEUS PRINCÍPIOS?
A Liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos sejam eles instituições, raças ou nações. A Igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir raça, religião ou nacionalidade. A Fraternidade de todos os homens já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

8. QUAL É O SEU LEMA?
Ciência, Justiça, Religiosidade, Trabalho.
  • Ciência - para esclarecer os espíritos e eleva-los.
  • Justiça - para equilibrar e enaltecer as relações humanas.
  • Religiosidade - para re-ligar o homem a sua essência espiritual.
  • Trabalho - por meio do qual o homem e a mulher se dignifica e se torna independente economicamente.
Numa palavra, o C.P.P.E. - Caridade - trabalha para o melhoramento intelectual, moral, ético, espiritual e social da humanidade.

9. QUAL É O SEU OBJETIVO?
É a investigação da verdade, o exame da moral, a reforma interior e a prática das virtudes.

10. O QUE ENTENDE O C.P.P.E. - CARIDADE, POR MORAL?
Moral é para nós uma ciência com base no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma sentimos o triunfo da Verdade e da Justiça.

11. O QUE ENTENDE POR VIRTUDE?
Entende que todos os seres humanos já nascem com as Virtudes. Que ele tem que aflora-las no seu EU. Ela é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido. É o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família, sem interesse pessoal. Em resumo: a Virtude não retrocede nem ante o sacrifício e nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever.

12. O QUE ENTENDE POR DEVER?
Entende por Dever, o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade. Porém, não basta respeitar a propriedade apenas, mas também, devemos proteger e servir nossos semelhantes. Resumimos da seguinte maneira: “Respeito a DEUS, amor ao próximo e dedicação à família”. Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal.

13. O C.P.P.E. - CARIDADE - É RELIGIOSO?
Sim, é Religioso porque reconhece a existência de um ÚNICO princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá diversos nomes conforme as ideologias de cada crente, entre os mais comuns encontram: Jeová, Ievé, Elohim, Adonai, Alá, Deus, Olorum, Zambi, Olodumare, Grande Arquiteto do Universo, etc..., porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda a ideologia e atividade de nosso proceder.

14. O C.P.P.E. - CARIDADE - É RELIGIÃO?
Não. É uma entidade jurídica que alberga várias formas de religiosidades espiritualistas, as quais permitem a ligação do homem com a FORÇA CRIADORA. Têm por objetivo unir os homens entre si e com a NATUREZA.

União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E, nesse seu esforço de união, admite em seu seio pessoas de todas as raças, nacionalidades, status social e sexos, sem nenhuma distinção.


15. O C.P.P.E. - CARIDADE - POSSUI DISCIPLINA?
Sim. É a primeira das duas colunas que sustenta as bases e diretrizes da organização desta instituição. Exige dos seus membros e freqüentadores a mais ampla Disciplina e respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e idéias políticas são igualmente respeitáveis e rechaça toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer delas, em particular.

16. O QUE O C.P.P.E. - CARIDADE - COMBATE?
A ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício e a discórdia.

17. O C.P.P.E. - CARIDADE - É UMA SOCIEDADE SECRETA?
Não, pela simples razão de que sua existência é conhecida. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição são de como interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos e como devem seguir seus dogmas e ritualísticas.

18. QUAIS AS CONDIÇÕES INDIVIDUAIS INDISPENSÁVEIS PARA PODER PERTENCER AO C.P.P.E. - CARIDADE -?
Crer na existência de um princípio CRIADOR. Ser pessoa livre e de bons costumes. Ser consciente de seus deveres para com a Terra, seus semelhantes e consigo mesmo. Ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita promover as suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da instituição.

19. O QUE SE EXIGE DE UMA PESSOA PERTENCENTE AO C.P.P.E. - CARIDADE - ?
Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos e regulamentos; acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor a Terra, respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às Leis do país em que viva etc... Em particular: à guarda dos segredos dos rituais da instituição; conduta correta e digna dentro e fora da sociedade, à dedicação por parte do seu tempo para cumprir as “obrigações ritualísticas” e para assistir às reuniões marcadas pela orientação da instituição; a prática da moral, da ética, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude.

Ademais, se proíbe terminantemente, dentro da instituição, as discussões políticas ou de caráter individual, porquanto prefere uma ampla base de entendimento entre os homens a fim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.


20. O QUE É O C.P.P.E. - CARIDADE - ?
É um lugar onde se reúnem pessoas afins, simpatizantes e leigos para externar e praticar a sua religiosidade espiritualista por meio de cerimônias ritualísticas que lhes são próprias, tudo dentro de um ambiente fraternal e propício para concentrar a atenção e esforços do homem para melhorar o seu caráter, sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhe meditar tranquilamente sobre sua missão na vida, recordando-lhe constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará acercar-se da Verdade.

––––––– ●«◊◊◊◊»● –––––––

Nenhum comentário: